Convite para o lançamento de “Os pés descalços de Ava Gardner”

DA REDAÇÃO DE ENTRETEXTOS

O escritor. magistrado e professor universitário João Luiz Rocha Nascimento lança dia 22.05, às 19 horas, seu mais recente livro de contos: “Os pés descalços de Ava Gardner” (Scortecci Editora). O lançamento acontece pelo plataforma Zoom, sob mediação do Portal Entretextos. A obra será apresentada pelo poeta e ficcionista Natan Sousa, com leituras de encantamento de Diego Mendes Sousa e Dílson Lages Monteiro.

Para participar, basta acessar o link a seguir na hora programada.

Join Zoom Meeting

https://us02web.zoom.us/j/82617297197?pwd=Q21LOGVtamlmbnQ3UFkrRmVxaytHUT09

Meeting ID: 826 1729 7197

Passcode: 694032

O livro já circula entre os leitores. Muitos já se manifestaram encantados com os contos de “Os pés descalços de Ava Gardner”. Disse sobre a obra a defensora pública Karla Andrade: “A Vila da Mocha só me dá orgulho e alegrias. Dali saíram muitos poetas piauienses, e este grande contista, do qual me tornei amiga e leitora. João Luiz Rocha Nascimento escreveu Um Clarão Dentro da Noite, livro que conheci no Salipi de um ano pré-pandêmico, e que li, reli, me fez rir e chorar. Estava ansiosa por um novo livro do J L, até que recebi ontem Os Pés Descalços de Ava Gardner. Queria encontrar as mesmas referências que me emocionaram, a mesma acidez que me confundiu, e até me constrangeu em alguns momentos. E estava tudo ali novamente, e melhor, nos contos de Ava! A crueldade nas falas, nos ditos e não ditos, estaria mesmo nos personagens? Ou a crueldade está nos padrões sociais, no artifício desta vida cheia de rótulos tão mesquinhos? As críticas que vi nos contos são tão reais que desconsertam. Mas encontrei também, assim como no Clarão, pontos que remetem à inocência da infância, além da riqueza das referências literárias e das artes em geral, uma marca dos escritos do J L. Sou uma leitora muito feliz desta pré estreia!”.

Escreveu o literato Perce Polegatto: “Avançando na leitura dessa coletânea com título intrigante e sugestivo, contos bem elaborados, concisos, linguagem própria da maturidade literária, seguindo entre descrições enxutas e por isso mais impactantes, sem rodeios, e pontualmente cruel. J. L. Rocha Nascimento consolidou seu estilo próprio, que já vinha sendo muito bem desenvolvido em seu livro anterior “Um clarão dentro da noite”. Leitura gratificante”.  

Disse sobre “Os pés descalços de Ava Garder, o desembargador  e professor universitário Arnaldo Boson:"Poeta J.L., com linguagem sofisticada e ironia cortante, seus últimos contos promovem uma autêntica devassa na alma humana”.

A OBRA SEGUNDO FW FERNANDES

Em “Os pés descalços de Ava Gardner”, segundo livro de contos do escritor J.L Rocha do Nascimento, o autor organiza seus contos em diferentes narrativas, mas sem perder de vista os elementos que compõem seu estilo: a mitologia, o cinema clássico, Borges e o humor sarcástico.

Os melhores contos, opinião desse leitor, são os primeiros: narrativas curtas, compactas (para usar uma palavra da moda). Contos de sintaxe apurada, enxuta – trabalho que requer o gênero “fantástico”, cultivado pelos escritores Gabriel Garcia Marques, J.L Borges, o brasileiro Murilo Rubião, entre tantos consagrados.

“Diário de bordo” é o terceiro conto. Cães nervosos assustam o leitor, ou melhor, o personagem. A paisagem é quando uma ponte se fecha (para o mundo?). Sem aviso, caminhões cruzam a ponte e “invadem” as ruas. Como que prevendo falta de liberdade, o personagem tenta sair do seu quarto. Impossível, borboletas negras impedem-no de sair. Talvez seja o desespero do leitor que conhece regimes ditatoriais.

Nas narrativas que seguem, o autor sai da "invencionice literária" para descrições de olhares de vida, do comportamento de famílias interioranas, de convenções e tradições convergentes na figura do patriarca - esse personagem central, que a personagem, matriarca, já cansada daquele homem, espera, calada, pacientemente o fim daquele ser desprezível pelas atitudes arcaicas.

Há um conto, “Deus salve Antônio Leiteiro”, que são fragmentos de um passado recente da Teresina, final dos anos setenta, inicio dos anos oitenta, na rua Paissandu.

Ainda adolescente, eu, leitor deste livro, caminhava pela Paissandu e via aquele letreiro no muro de uma grande casa de esquina. “Deus salve Antonio Leiteiro”. Quem era Antonio Leiteiro? Sei lá. E acho que os frequentadores não davam muita atenção, estavam, óbvio, mais interessados nas mulheres nas janelas.

E o autor reinventa esse personagem Antonio Leiteiro, criado naquele ambiente de cabarés, de prostitutas, paixões, gigolôs, doenças venéreas. Parte dos anos setenta descrita com maestria nesse conto.

É um livro para ler, reler e comentar. Grande escritor, J.L.

 

LEIA ENTREVISTA DE JL ROCHA NASCIMENTO À REVISTA REVESTRÉS.

 

Onde adquirir Os pés descalços de Ava Gardner?

 

Disponível:

1. Nas principais livrarias de Teresina: Anchieta, Entrelivros, Universitária e também na Tocata.

2. Diretamente com o autor (com dedicatória; contato em pvt).

3. Nos seguintes sites:

a) Amazon: https://www.amazon.com.br/Os.../dp/6555292563/ref=sr_1_1...

b) Livraria Asabeça: https://www.asabeca.com.br/detalhes.php...

c) Portal do Escritor: https://www.portalescritor.com.br/lermais_materias.php...

d) Estante Virtual: https://www.estantevirtual.com.br/.../j-l-rocha-do...

e) Livraria Scortecci: https://www.livrariascortecci.com.br/os-pes.../prod-8649348/

f) Livraria Martins Fontes: https://www.martinsfontespaulista.com.br/os-pes.../p

g) Magalu: https://www.magazineluiza.com.br/.../p/gkb656aeeb/li/coec/