[Flávio Bittencourt]

Conto inédito de Geraldo Lima

Velhinhas, com cabeça de algodão, marchando rumo à igreja bem de manhãzinha.

 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
Morre atriz Dirce Migliaccio, que foi a Emília no 'Sítio do Pica-Pau Amarelo'
A atriz Dirce Migliaccio estava internada com pneumonia

"A atriz Dirce Migliaccio, de 76 anos, morreu na manhã desta terça-feira (22.09), no Rio. As informações são da da Secretaria Municipal de Saúde. Ela estava com pneumonia e uma infecção urinária.

Desde a última sexta-feira (18.09), a atriz estava internada no Hospital Álvaro Ramos, na Taquara, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. (...)"

 

(http://www.94fm.com.br/editorias_noticia.asp?nomeEditoria=TV%20e%20Cinema&idNoticia=4080&nomeNoticia=Morre+atriz+Dirce+Migliaccio%2C+que+foi+a+Em%EDlia+no+'S%EDtio+do+Pica-Pau+Amarelo'+)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
As irmãs cajazeiras

 

 

 

 

 

As Irmãs Cajazeiras de hoje

[PERSONAGENS DO RECENTE

FILME O BEM-AMADO]

(SÓ A FOTO DE CENA, SEM A

LEGENDA ACIMA APRESENTADA:

http://www.blogdozapeando.com.br/2009/01/gravacoes-do-bem-amado-em-alagoas/)

 

 

 

 

Zeca Diabo e as Irmãs Cajazeiras
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
como também a foto a seguir reproduzida, de cena,
da telenovela O BEM-AMADO, TV Globo, Rio de Janeiro)
 
 
 
 
 
 
 
 
Zelão das Asas 
 
 
 
 
 
 
 

  

 

 

 

 

 

Terça-feira, 22 de setembro de 2009 10:28
Adaptado de G1

 

 

"(...) Emília

Dirce foi uma das primeiras a interpretar a personagem Emília do seriado "Sítio do Pica-Pau Amarelo". Em 2004, durante a gravação de um especial da TV Globo, ela teve um encontro com a atriz Isabelle Drumond, que na época interpretava a irreverente boneca de pano.

Dirce Migliaccio também ficou conhecida no papel de uma das irmãs cajazeiras da novela “O Bem Amado”, na TV Globo.

Crédito/Divulgação TV Globo/Renato Rocha Miranda
Morre atriz Dirce Migliaccio, que foi a Emília no 'Sítio do Pica-Pau Amarelo'
As Emílias em dois tempos: Dirce Migliaccio e Isabelle Drumond"
(http://www.94fm.com.br/editorias_noticia.asp?nomeEditoria=TV%20e%20Cinema&idNoticia=4080&nomeNoticia=Morre+atriz+Dirce+Migliaccio%2C+que+foi+a+Em%EDlia+no+'S%EDtio+do+Pica-Pau+Amarelo'+)
 
 
 
 

 

 

                                   Ocasião em que se homenageia a memória da grande atriz brasileira

                                   Dirce Migliaccio (1933 - 2009)

 
 
 
 
 
 
 
26.11.2010 - Geraldo Lima honrou-nos mandando, via e-mail, um relato inédito - Não é todos os dias que isso acontece.  Muito obrigado, Professor Geraldo!   F.  A.  L. Bittencourt ([email protected])
 
 
 
 
 
 
 
BEATAS  
 
 
                                                      Geraldo Lima 
 
                    
            Velhinhas, com cabeça de algodão, marchando rumo à igreja bem de manhãzinha. Vão alegres, tomadas pela fé — talvez tudo o que ainda lhes resta. Não por vaidade, mas por respeito, apresentam-se bem produzidas diante de Deus. Não se trata do batom, da sombra, do ruge exagerado para disfarçar certa palidez ou flacidez da pele. Nada disso, tudo muito discreto: apenas uma roupa limpa e bem passada, um enfeitezinho aqui, um manto ali, e é tudo. Abolida também aqui aquela imagem sombria da beata, mais para bruxa que para uma serva do Senhor. Discreta elegância, isso sim. Vistas desse modo, bem poderiam despertar ainda a maravilhosa sensação do amor, da paixão, se não estou exagerando.
            Esta que segue diante de mim vale a pena ser descrita: meias grossas de lã indo até os joelhos, ou melhor, sumindo por baixo da barra da saia de popelina. Parece bem aquecida no casaquinho de crochê, e se vai meio curvada não é pelo frio: apoia-se na bengalinha, sua terceira perna e esteio quando estaca para tomar fôlego. Fosse, no entanto, uma pintura, ficaria por conta do buquê, firme na mão esquerda, a função de atrair os olhos para a perfeita harmonia entre rosas, margaridas e cravos.                
 
          Geraldo Lima é autor dos livros A noite dos vagalumes (contos, Prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária), Baque (contos, LGE Editora/FAC), Nuvem muda a todo instante (infantil, LGE Editora) e UM (romance, LGE Editora/FAC). Mantém o blog: baque-blogdogeraldolima.blogspot.com e é colunista do blog O BULE www.o-bule.blogspot.com