Consuelo Leandro e outras atrizes maravilhosas do Brasil

As vedetes do teatro rebolado faziam um sucesso tremendo e eram excelentes atrizes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

VODCA versus COCA-COLA & PONCHE ESPANHOL:

UM BOM "ATOR DE TEATRO" NA ONU, NOS "BONS TEMPOS"

(os da muito perigosa GUERRA FRIA); DETALHE DA FOTO:

A ALTA AUTORIDADE SENTADA AO LADO DO CAMARADA

NIKITA ESTÁ SORRINDO:  compreende-se, como adiante

será visto;  MAS PERCEBA ATENTAMENTE, POR FAVOR:

OS ALTOS REPRESENTANTES DE NOBRES PAÍSES

QUE ESTÃO SENTADOS ATRÁS DO TIMONEIRO 

KHRUSHCHOV TAMBÉM DEMONSTRAM ALEGRIA SINCERA,

enquanto os que estão na frente (um deles, o da Espanha,

está preocupado com a hora de acabar a - para ele -

enfadonha cimeira) encontram-se tristonhos e um tanto

amuados

(http://img211.imageshack.us/img211/2713/khrushchev20shoe20picturexj1.jpg)

 

 

(http://www.pba.org/programming/programs/citycafe/3495/)

 

 

"1915 Coca-Cola ads 


The first Coca-Cola ad appeared in the Atlanta Journal on 29 August 1886, just three weeks after it was introduced at Jacob's Pharmacy in Atlanta. It was touted as a cure for indigestion, morphine addiction, and various other ailments. (...)".

(http://internetbuffet.blogspot.com/)

 

 

(http://media.cnbc.com/i/CNBC/Sections/CNBC_TV/CNBC_US/Shows/_Documentaries_Specials/Coca_Cola/Slideshow/Coke_Slide_Slide5.jpg)

 

 

 

 (http://www.smvblog.com/smv_lit_society/?cat=45)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 - LACAN COM DALI

"Jacques Lacan and Salvador Dali in New York, 1975.
Lacan's interest in Surrealism dated from his earliest
beginnings as a psychiatrist
",

http://www.jya.com/lacan.htm;

2 - SARTRE E SIMONE

http://whi.s3.leg.thumbs.lg1x8.simplecdn.net/20090610151348.jpg;

3 - EINSTEIN: "E = mc²"

http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=41773.0 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

CONSUELO LEANDRO, ATRIZ MAGISTRAL

DO TEATRO BRASILEIRO DE REVISTA

(http://fernandomachado.blog.br/wp-content/uploads/2009/07/consuelo-leandro.jpg)

 

  

 

 

 

 

 

  

 

  

 

CONSUELO LEANDRO E ZÉ TRINDADE (Milton da Silva Bittencourt,

1915 - 1990) EM FILME MUSICAL CARNAVALESCO (Mulheres à

vistadirigido por J. B. TANKO, tendo CARLOS IMPERIAL

("- Dez, nota dez!") trabalhado como  assistente de direção de

Tanko, Brasil, 1959,

http://www.febf.uerj.br/eventos/mostra_filmes_2007.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

A GRANDE ATRIZ BRASILEIRA NORMA BENGELL, TAMBÉM CONHECIDA COM

LA BENGELL, que começou, dirigida por Carlos Machado, no teatro de revista, tendo

chegado a se tornar atriz do cinema europeu [foi dirigida por Alberto Lattuada 

e outros realizadores de renome], nessa fotografia de cena CONTRACENA COM

O IMORTAL OSCARITO: COMO FLORINDA BULCÃO, que foi atriz por exemplo,

de obras cinematográficas de Luchino Visconti, TORNOU-SE BENGELL MUSA DO

CINEMA EUROPEU DA MAIS ALTA QUALIDADE ARTÍSTICA: era de se esperar, uma

vez que seus dotes de atriz dramática conseguiam superar sua beleza corporal e

facial, se é que isso é possível

[A LEGENDA É DESTA COLUNA "Recontando"...]

"(Filme) O HOMEM DO SPUTNIK
1959

Direção: Carlos Manga. Com  Oscarito, Cyl Farney, Zezé Macedo, Jô Soares, Norma Bengell, Neide Aparecida
Vida do casal de caipiras, Anastácio e Deocliciana, vira "de pernas para o ar" depois que um satélite artificial, muito parecido com o Sputnik, cai no galinheiro de sua casa" (idem)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A FAMOSA NAVE ESPACIAL NÃO-TRIPULADA SPUTNIK, cujo lançamento deu

a partida da corrida espacial, no contexto da guerra fria, em 1957

(http://chandrakantha.com/articles/indian_music/filmi_sangeet/film_song_1957.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GAGARIN NO ESPAÇO: A NAVE VOSTOK 1 (1961),

ASSOMBRANDO O MUNDO E, ESPECIALMENTE, OS EUA

"Ilustração: http://www1.umn.edu/scitech/assign/space/vostok_intro2.html,

onde se lê:

The Vostok Program  

The Soviet Union launched a series of six "manned" spacecraft beginning in the Spring of 1961. These flights demonstrated both the technological sophistication of the Soviet space program and accelerated developments in the United States. 

Vostok 1 - April 12, 1961 (First human in space)  
Vostok 2 - August 6, 1961  
Vostok 3 - August 11, 1962
(Launched on same day as Vostok 4)  
Vostok 4 - August 11, 1962 
(Flew within 3 miles of Vostok 5)  
Vostok 5 - June 14, 1963  
Vostok 6 - June 16, 1963 (First woman in space)"

 

 

Yuri Gagarin
Gagarin space suite.jpg

O HOMEM DA VOSTOK I:

ser humano no espaço sideral como fabulosíssima jogada

de marketing político-internacional, que, é claro, 

será objeto de discussão nesta Coluna, se

tudo correr bem, doravante; EM 1963 subiria, TAMBÉM,

A PRIMEIRA MULHER COSMONAUTA: Valentina Vladimirovna

Tereshkova

(Foto do inenarrável Gagarin, sem a legenda acima redigida:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Iuri_Gagarin)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

SE O GRANDE MESTRE DO ROCK PRIMORDIAL ESTADUNIDENSE

JERRY LEE LEWIS CARACTERIZA-SE - até hoje, felizmente! - PELO LEMA "sapato e 

bunda no piano' - E ISSO INTERESSA PARTICULARMENTE A ESTA COLUNA! -,

O RESPEITADO CAMARADA NIKITA KHRUSHCHOV, ENTÃO PODEROSO

PRIMEIRO HOMEM DA URSS (nem todo premiê é poderoso: pode estar

ali um marionete a serviço dos outros), DIVERTIU O MUNDO, AO MESMO TEMPO

PROVOCANDO PASMO E ADMIRAÇÃO, AO PROTESTAR VEEMENTEMENTE

NA ASSEMBLÉIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS, EM NOVA IORQUE (EUA):

sapato na mesa (MAS SAPATO FORA DO PÉ, o sapato no piano de Jerry Lee

é calçado calçado), VALE DIZER QUE NEM SÓ DE IRA, ÓDIO, MURROS E XINGAMENTOS

SÃO CONSTRUÍDOS OS MAIS FABULOSOS PROTESTOS HISTÓRICO-UNIVERSAIS, 

esses mesmos que serão recontados e até exibidos (foto, cinema digital, vídeo, 

infografia etc.) daqui a mil anos, SE A ESPÉCIE HUMANA NÃO SE AUTOEXTERMINAR,

evidentemente...

(A legenda não estava na fonte de onde a foto foi haurida,

http://www.picturapixel.com/archive/?p=15769,

onde consta o seguinte:

"En 1960, en la ONU, el presidente soviético Nikita Krushev se quita el zapato para dar un golpe sobre la mesa y pedir la palabra. Era para protestar por las colaboraciones militares entre Estados Unidos y España")

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JERRY LEE LEWIS, The Killer: DIGNIDADE NO PIANO; às vezes, SAPATO E BUNDA

NO TECLADO, TAMBÉM (No Canecão [célebre casa de shows situada no Rio de Janeiro,

Brasil], há mais de 15 anos, quebrou um copo fechando com força a tampa do teclado,

para o delírio de uma platéia completamente siderada, ainda que dela cosmonauta

algum fizesse parte;

SÓ A FOTO, SEM A LEGENDA ACIMA CONFERIDA:

http://www.archives.scene4.com/jul-2007/html/nedbobkoff0707.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O inigualável Jerry Lee em bons tempos que

não voltam mais...

(Só a foto: http://singapore60smusic.blogspot.com/2009_03_01_archive.html)

 

 

   

 

 

 

 

   

 

  

 

(http://www.maiscinema.org/filme_ficha.php?id=7186,

CARTAZ DE FILME NO QUAL CONSUELO LEANDRO

TRABALHOU, INTERPRETANDO O PAPEL DE Nena;

TÍTULO COMPLETO DO FILME: Os bons tempos

voltaram: vamos gozar outra vez

 

 

CONSUELO LEANDRO (1932 - 1999), nascida em Lorena, Estado de São Paulo

(Foto: http://www.telehistoria.com.br/canais/ficha.asp?idConfiguracao=2159)

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://cafofodomosrac.blogspot.com/2009/11/consuelo-leandro.html)

 

 

 

                 Aos profissionais - os vivos e os que já se foram - envolvidos nas dignas atividades do teatro de revista, no Brasil,

                  ao radialista veterano Mário Lopomo, grande contador de estórias da história do futebol brasileiro, vale dizer, ESCRITOR A QUEM ESTA COLUNA, SE AINDA NÃO DEVE, MUITO DEVERÁ,

                  a Carlos Manga, Oscarito, Cyl Farney, Zezé Macedo, Jô Soares, Norma Bengell e Neide Aparecida (os mortos ainda estão vivos e os vivos não morrerão),

                  ao cosmonauta russo Ю́рий Алексе́евич Гага́рин (Yuri Alieksieievitch Gagarin: sim, ele não embarcou no Sputnik, mas na nave Vostok I, MAS NA MEMÓRIA DO POVÃO ELE "FOI" DE SPUTNIK, MESMO!), in memoriam,

                  ESPECIALMENTE PARA A DIGNÍSSIMA MAJOR CORONEL REFORMADA DA FORÇA AÉREA RUSSA Валентина Владимировна Терешкова (Valentina Vladimirovna Tereshkova, a primeira mulher no espaço, que depois de amanhã [6.3.2010] fará 73 anos de idade) e

                  à memória do premiê soviético Nikita Khrushchov, que em boa hora denunciou os crimes do camarada Stálin e inventou teatral-performaticamente uma "estória verdadeira" para ser recontada um bilhão de vezes: bateu com o sapato na mesa, em plena reunião lotada da Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1960, mostrando, assim, dotes político-humorísticos na mais elevada esfera política do planeta, dotes esses que o colocam quase na altura dos supracitados Oscarito, Zé Trindade e Jô Soares, gênios universais do humor cutural-massivo

 

 

4.3.2010 - As belas atrizes do teatro brasileiro de revista não eram apenas aviões: elas eram verdadeiras naves espaciais tripuladas por pessoas muito especiais - Algumas das atrizes do teatro de revista, do tempo de Getúlio Vargas na presidência do Brasil, não eram apenas lindas: elas também tinham talento - menor ou maior - como artistas de teatro, rádio (programas de humor e radionovelas), cinema e, depois, televisão. Para mostrar que estou sendo sincero, basta lembrar - aos que a conheceram - uma vibrante admiração, por exemplo, por Consuelo Leandro (é só um exemplo, já televisivo...), atriz que dominava técnicas da então atualizada interpretação de papéis humorísticos em veículos de comunicação de massa, tecnicamente equipada profissional que brilhava em programas de televisão, quando pessoas da minha geração - os que tem 50 ou cinquenta e poucos anos, portanto - eram crianças e adolescentes e a grande atriz já era não mais uma vedete do teatro rebolado (teatro de revista). Não se trata, logo se vê, de admiração em razão de atributos relativos à estética física, ou seja, de ser dotada de grande sex appeal: ELAS TRABALHAVAM MUITO BEM e continuaram lindas, ainda que menos jovens... como acima se constata.  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

P. S. - Mário Lopomo - http://terceirotempo.ig.com.br/quefimlevou_interna.php?id=2672&sessao=f - é o benfeitor que nos ofereceu o presente abaixo reproduzido. 

              

 

WEBSITE DE MÁRIO LOPOMO

 

"26/10/2008

 

Teatro de Revista

A caixa econômica federal realizou em 2007, em sua sede cultural, Praça da Sé, uma exposição de fotos das vedetes do teatro de revista, resgatando a historia deste importante período do teatro brasileiro. Esse evento foi realizado para homenagear as grandes artistas deste gênero teatral como Araci Cortes, Dercy Gonçalves, Oscarito, Grande Otelo, Bibi Ferreira, Mara Rúbia, Virginia Lane, Renata Fronzi, Carvalhinho, Iris Bruzi, Zélia Hoffman, Carmem Verônica, e outras que virão no decorrer desta pagina do Blog.
 




 

 
 

 
Walter Pinto foi juntamente com Carlos Machado e Freire Junior os grandes promotores dos grandes espetaculos do teatro de revista, tambem chamado de teatro rebolado.





 
O Teatro de Revista, durou um século o reinado nos palcos do centro do Rio e São Paulo, um gênero do qual todo mundo ouviu falar: O Teatro de revista.
Em meados do século XIX (1850) até o inicio de 1960 (século XX), o bom humor, a sátira política, a boa musica e mulheres bonitas encheram os olhos de varias gerações de brasileiros. Como o auge ocorreu antes da era do vídeo existem poucos registros guardados, e raros depoimentos gravados nos museus.
O texto do teatro de revista concentrava-se na recapitulação dos principais acontecimentos do país no ano poucos registros guardados, e raros depoimentos gravados nos museus.
 

Dercy Gonçalves, nome artístico Dolores Gonçalves Costa, nasceu em Santa Maria Madalena, 23 de junho de 1907 e morreu no Rio de Janeiro, 19 de julho de 2008.
Em 1991, a Unidos do Viradouro, escola de samba de Niterói, homenageou Dercy Gonçalves no carnaval carioca, o que lhe rendeu um sétimo lugar e a permanência na elite do samba. Veja a letra do samba-enredo, “Bravo, Bravíssimo - Dercy, o Retrato de um Povo”, de autoria de Gelson, Rubinho, Odir Sereno e Aldir. O enredo foi desenvolvido pelos carnavalescos Max Lopes e Mauro Quintaes.
Especializando-se na comédia e no improviso, participou do auge do Teatro de revista brasileiro, nos anos 1930 e 1940, estrelando algumas delas, como "Rei Momo na Guerra", em 1943, de autoria de Freire Júnior e Assis Valente, na companhia do empresário Walter Pinto.
Na
década de 1960 iniciou sua carreira solo. Suas apresentações, em diversos teatros brasileiros, conquisatvam um público cheio de moralismos. Nesses espetáculos, gradativamente introduziu um monólogo, no qual relatava fatos autobiográficos. Paralelamente a estas apresentações, atuou em diversos filmes do gênero chanchada e comédias nacionais.
 
O sucesso do teatro de revista esteve uma grande parte sob a vigilância do DIP, que era um órgão de censura do governo ditatorial de Getulio Vargas. Que tinha como censor Lourival Fontes naquele período. A carteirinha do DIP era chamado por Dercy Gonçaves de Carteirinha de prostituta



Escrito por mariolopomo às 22h26
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Nelia Paula, Rosemeire Sulque e Manon Godoy.

 
Nelia Paula era uma das favoritas de Walter Pinto, o emprezario promotor de muitos dos espetaculos principalmente no estado do Rio de janeiro quando ainda distrito federal.




 

 


 
 
O texto do teatro de revista concentrava-se na recapitulação dos principais acontecimentos do país no ano precedente da estréia da peça, retratados de forma cômica, política e critica. Alem disso, o teatro de revista brasileiro revelou artistas por todo o país. Araci Cortes, Dercy Gonçalves, Oscarito, Grande Otelo, Bibi Ferreira, Mara Rúbia, Virginia Lane, Renata Fronzi, Carvalhinho, íris Bruzi, Zélia Hoffman, Carmem Verônica, são exemplos de artistas que iniciaram suas carreiras na época do teatro de revista.
 

Anilza Leoni











O teatro de revista também chamado de “Teatro Rebolado” revista foi também responsável pelo lançamento de ídolos da musica popular brasileira, como Ary Barroso, Lamartine Babo e Pixinguinha, que mais tarde passaram a fazer sucesso nas rádios e no disco.
Ary Barroso, por exemplo, destacou-se a partir da criação de inúmeros sambas para as revistas: O Tabuleiro da Baiana (revista “concurso de beleza”) Bahia (revista “Da-se um jeitinho”), No Rancho fundo (“revista do balacobaco”) Faceira (revista “Brasil do Amor”) Risque (revista “Há sinceridade nisso”), Aquarela do Brasil (revista ”Não vou no golpe”) e a baixada do Sapateiro (revista É chique no Pixoxó”).


 

 
Sônia Mamede



 





 
 
 
O gênero revista teve um bom desempenho em São Paulo, onde predominava o “teatro caipira” e, sem a mesma repercussão que tinha no Rio de Janeiro, há noticias de montagens em Manaus, Porto Alegre e Belo Horizonte.
O caráter bufo e satírico do teatro de revista remonta à Grécia clássica, onde o humor era parte integrante dos espetáculos dionisiácos, da poesia e da filosofia

 

 
A sensual bailarina
"Eros Volusia"
Em seu espetaculo no teatro João Caetano na revista Brasil Pandeiro em 1941




 

 
 
 
 
 
 
O auge do gênero se deu nas décadas de 1940 e 1950, quando o visual arrojado e mulheres semi nua ganhou espaço nos palcos e a critica social foi sendo deixada de lado nos espetáculos.
Foi a época de nomes que tiveram projeção nacional, como as vedetes Elvira Pagã, Mara Rubia, Luz Del Fuego e Virginia Lane, vedete escolhida para ser homenageada no trabalho de exposição da caixa econômica federal, patrocinadora da exposição dessas fotos no Centro Cultural da Caixa Econômica federal, da praça da Sé.


Margot Louro, esposa do cômico Oscarito, a eterna "ingenua" do teatro brasileiro.







 
 
 





 

 
Dora Vivacqua, a "Luz del Fuego" vedete nudista, especialista em numeros exóticos com serpentes.



 
 




 

 



 
 
 
A partir do século XV e, sobretudo com o iluminismo, as transformações institucionais e intelectuais controladas pela Igreja Católica instauraram uma “nova ordem” nos diversos âmbitos da sociedade. O teatro bufo e as manifestações culturais das classes populares passaram a ser desconsideradas e censuradas. Sem perder seu espaço junto ao publico, a encenação burlesca pastoris, jogos e rituais religiosos. A sátira e a critica bem humorada sempre representaram um espaço marginal, no qual as classes populares questionam o domínio político e cultural das elites dominantes.
Com a adaptação das peças, o teatro musicado tornou-se mais acessível ao grande publico. Composto de diversas influencias nascia assim o Teatro de Revista Brasileiro, gênero de espetáculo característico do Rio de Janeiro.
Curadora- dessa exposição foi: Anna Vacchiano

 

Berta Loran, foto de 1948. Tambem oi para a TV. foi humorista e fez parte ativa em novelas.








 




 


 

 
 
 




Floripes Rodrigues












 




VIRGINIA LANE, a vedete bastante badalada. Foi amante de Getulio Vargas, e chegou a dizer em entrevista que tinha medo de ser morta, por ser um arquivo vivo. Chegou a ameaçar falar tudo o que sabia de dentro do palácio do catete. Mas ficou somente na vontade.







 
 
 
 
 









 




 


 

 

 

 




 


 




 






 
 


Iris Bruzzi















 



 
RENATA FRONZI, depois do teatro foi para a televisão,
participou do programa Familia Trapo, da TV Record nos anos 1960.




 





 
 
 
 

 
 
 




 

 
CONSUELO LEANDRO, tambem foi para a TV onde brilhou tanto como atriz, humorista e jurada de programa de calouros.



 






 
 

 
                                                                      
       IRMA ALVARES



Escrito por mariolopomo às 22h24". (http://mariolopomo.zip.net/arch2008-10-26_2008-11-01.html)

 

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CONSUELO LEANDRO, EM FOTO COLORIDA:

ASSIM OS ASTROS E ESTRELAS APARECIAM NAS

CAPAS DE REVISTAS SOBRE O SHOW BUSINESS

E EM DISPUTADAS FIGURINHAS PARA QUE SE

"COMPLETASSEM AS COLEÇÕES" DE IMPRESSIONANTES

ÁLBUNS INFANTO-JUVENIS que ainda serão - espera-se -

seriamente discutidos aqui nesta "Recontando..."

(http://www.cinemabrasileiro.net/artistas/galeria.asp?pagina=2)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
CONSUELO LEANDRO
   
   
 
 
 
 
     
     
 

Ela nasceu Maria Consuelo da Costa Ortiz Nogueira e adotou o nome Leandro do avô. Aos 6 anos de idade, foi convidada para participar de uma procissão do Senhor dos Passos de São Benedito e descobriu seu fascínio pela vida artística. Vestiu-se de anjo e exigiu que a mãe bordasse uma enorme cruz de strass em sua roupa, pois queria brilhar. Depois das procissões, aproveitava cada brecha para exercer alguma atividade no meio artístico.

No colégio de freiras, representava, dançava e tocava piano. Mais tarde, mudou-se para o Rio de Janeiro e entrou para a escola de danças clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O primeiro papel como atriz veio por meio de um convite para participar do festival de Tchecov que iria ocorrer no Paschoal Carlos Magno, Teatro do Estudante.

Com o sucesso da apresentação, Consuelo Leandro se viu com duas opções para iniciar uma carreira profissional: o teatro de revista ou a comédia. Ela optou pela primeira e, em 1953, estreou, com a Companhia Zico Ribeiro, a peça “Carrossel de Mulheres”, no extinto Teatro Fróes, em Copacabana.

Depois da estréia no teatro, Consuelo partiu para o rádio e sua voz ficou famosa no Brasil todo por meio da Rádio Nacional, onde ela fazia radioteatro e o humorístico “Balança Mas Não Cai”, mais tarde adaptado para televisão.

Seu primeiro filme é `Três Recrutas’, de Eurípedes Ramos. Dá-se início a uma carreira com cerca de 20 filmes, dirigida por nomes como Luiz de Barros, Watson Macedo, Victor Lima, J.B. Tanko e Roberto Farias, todos eles com produções nos anos 50 – sendo protagonista em algumas, como em `Tira a Mão Daí’, de Ruy Costa.

Nos anos 70, Consuelo Leandro atua nas pornochanchadas, as maliciosas e atacadas pela crítica comédias eróticas. Entre os destaques dessa fase está sua divertida dobradinha com Maria Luiza Castelli em "Bem Dotado – O Homem de Itu’, de José Miziara. Na década de 80, atua em ‘Escorpião Escarlate’, delicioso filme do mestre do `Terrir’ Ivan Cardoso.

Entre outros trabalhos, participou de telenovelas na TV Globo, como "Cambalacho", de Sílvio de Abreu, onde viveu a inesquecível Lili Bolero.

Também fez os programas humorísticos "Praça da Alegria", "A Praça é Nossa" (fazia a esnobe mulher do Oscar) e "A Escolinha do Golias", no SBT. Nessa emissora, participou também da novela "Brasileiras e Brasileiros" e, ao lado de Silvio Santos, do programa "Hot, Hot, Hot".

Em 1987, Consuelo foi submetida a uma cirurgia de emergência para a implantação de três pontes de safena no coração. Ela já sofria de insuficiência coronária.

Em março de 1999, a atriz completou 46 anos de carreira. Era contratada do SBT e fazia parte do elenco fixo do humorístico “A Praça É Nossa”, desde 1987. Ela foi casada com o também comediante Agildo Ribeiro. Não tinha filhos.

Fontes: Site Mulheres do Cinema Brasileiro, Wikipédia, Agência Estado,



Fontes: Site Mulheres do Cinema Brasileiro, Wikipédia, Agência Estado, Acervo MofoTv, Acervo Rodolfo Bonventti, Site Ovadia Saadia, Livro "Fora do Sério - Um Panorama do Teatro de Revista no Brasil" (Funarte)".

(http://betohora.terra.com.br/humoristas/galeria_id=c.htm)

 

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HOMENAGEM DA COLUNA "RECONTANDO..." À MAJOR GENERAL TERESHKOWA, 

EM SEU ANIVERSÁRIO (MARÇO / 2010)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Поздравляю и всяческих успехов в будущем!

 

 

(http://argentinecollector.blogspot.com/2009/06/cover-from-cuba-and-souvernir-sheet.html)

 

 

(http://www.newscientist.com/article/mg13918864.300-whatever-became-of-valentina-tereshkova.html?full=true,

FOTO QUE DEU ORIGEM AO DESENHO DO SELO ACIMA REPRODUZIDO)

 

 

(http://www.shutterstock.com/pic-35093233/stock-photo-romania-circa-a-stamp-printed-in-romania-shows-valentina-tereshkova-the-world-s-first.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

"Valentina Tereshkowa, photo taken in 2003"

(http://cccp-sovietpower.blogspot.com/)

 

PARABÉNS À MAJ. GEN. V. V. TERESHKOWA, DA FORÇA

AÉREA SOVIÉTICA - HOJE, F. A. RUSSA - NO TRANSCURSO

DE SEU SEPTUAGÉSIMO TERCEIRO ANIVERSÁRIO DE

SEU NASCIMENTO.

SALVE 6 DE MARÇO DE 2010!

Coluna Recontando Estórias do Domínio Público

(Brasil - Бразилия - Brazil)

Brasília D. F., em 4.3.2010

 

"Though I do still use my fame to promote science in general and space in particular, I never wanted to be a celebrity."

["Embora eu ainda utilize minha fama para promover a ciência em geral e a espacial em particular, eu nunca quis ser uma celebridade"].

VALENTINA TERESHKOWA

(http://www.newscientist.com/article/mg13918864.300-whatever-became-of-valentina-tereshkova.html?full=true)