Conheçam o Piauí!

[Carlos Rubem]

Tive o enorme prazer de recepcionar uma leva de estudantes e professores do Curso de Arquitetura, inclusive o Reitor em exercício, Professor Viriato Campelo, da Universidade Federal do Piauí, ontem (30.07.2022), em Oeiras.

Os ilustres turistas haviam participado, nesta semana, de um Curso de Extensão sobre Patrimônio, ministrado pelo Professor Jean Rosas, coestaduano radicado em Roma, há 42 anos. Registre-se, também, as presenças dos lentes Betânia Guerra e Paulo Vasconcelos.

Resolveram fazer a viagem de campo na Capital da Fé. Chegaram para o almoço, o qual foi servido na Casa Bistrô. Gostaram das iguarias servidas.

Por volta das 15h30min, após hospedagem no Hotel Coqueiro Verde, foram conhecer a Igreja da Conceição, Mercado Público (fechado há anis) e a Casa do Coronel Orlando Carvalho.

Em seguida, deslocaram-se à Casa-de -Fazenda Canela, onde será instalado futuro memorial sertanejo.

Estiveram nas Igrejas do Rosário e da Vitória. O Centro Cultural Sobrado Major Selemério constou do roteiro, ou melhor, da semi maratona. Ante a exiguidade temporal, houve a supressão de visita a outros monumentos históricos.

Ainda foi possível dar uma esticadinha ao Mirante do Morro da Cruz onde ocorreu a culminância de uma atividade missionária ao final do lindo crepúsculo local.

De lá, fomos diretos ao Cine Teatro Oeiras onde houve debate acadêmico. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Professor Stefano Ferreira, acolheu a caravana com sua notória proficiência.

Nesta oportunidade, renovei velho sonho oeirense. Ante a presença do Magnífico Reitor, reiterei um assunto recorrente da nossa comunidade: o tão ansiado Campus da UFPI, aqui.

Na manhã de hoje, fomos a Campinas do Piauí para ver as majestosas linhas arquitetônicas do prédio em que abrigou a Fábrica de Laticínios dos Campos, inaugurada em 1897, que clama por urgente restauração. Não me afasto deste elevado propósito. O Secretário do Meio Ambiente, João, recepcionou a comitiva condignamente.

Antes, passamos por Santo Inácio do Piauí, para conhecer, especialmente, a imagem primitiva de Santo Inácio de Loiola trazida pelos padres jesuítas, nos albores da colonização do Piauí. Tal peça sacra passou, recentemente, por uma discutível intervenção sob os auspícios da Secretaria Estadual de Cultura.

O Piauí precisa conhecer o Piauí!