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Por Juliana de Brum
Número 35
Resumo
A hipótese do agenda setting é um tipo de efeito social da mídia que compreende a seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas que o público falará e discutirá. O presente artigo pretende apresentar uma revisão teórica e uma análise crítica da hipótese do agenda setting, partindo deste conceito e percorrendo caminhos que levam a um breve histórico dos estudos e o funcionamento do processo de agendamento. Com isso, espera-se obter uma compreensão deste conceito assim como de suas características e limitações.
Palavras-chave: agenda setting, mídia, efeitos dos meios de comunicação
Abstract
The agenda setting hypothesis is a kind of social effect of the media that embodies the selection, disposition, and incidence of news about the issues people will discuss and talk about. The present article presents a literature review and a critical analysis of the agenda setting hypothesis, starting with this concept and walking ways that take to a brief historical description of the studies and functioning of the agenda setting process. We hope to comprehend this concept as well as its characteristics and limitations.
Key words: agenda setting, media, effects of communication means
Introdução
O estudo dos efeitos dos meios de comunicação tem importância para a sociedade, uma vez que se compreende como estes meios trabalham na formação da opinião pública. É inegável a influência dos meios de comunicação no cotidiano das pessoas, visto que temos uma infinidade de informações que são disseminadas por estes canais. A pauta das conversas interpessoais é sugerida pelos jornais, televisão, rádio e internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados/falados. A realidade social passa a ser representada por um cenário montado a partir dos meios de comunicação de massa.
A corrente de investigação que estuda sobre o quê e como os assuntos devem ser pensados é a hipótese do agenda setting. Com origem americana, o primeiro estudo foi desenvolvido pelos pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw em 1972, embora sua essência tenha sido indicada no ano de 1922 por Walter Lippmann em sua obra clássica Public Opinion.
A curiosidade pelos efeitos dos meios de comunicação na opinião pública produziu uma vasta literatura sobre o agenda setting. Os estudos são aplicados, em sua maioria, em períodos de campanhas eleitorais. Entende-se que uma eleição fornece subsídios suficientes para uma análise de influência dos meios de comunicação sobre a opinião pública, pois são produzidas muitas informações que serão assimiladas pelo público.
Inserido neste contexto, este artigo pretende apresentar uma revisão teórica e uma análise crítica da hipótese do agenda setting, englobando seu conceito, principais estudos e o funcionamento do processo de agendamento. Com isso, espera-se obter uma compreensão deste conceito assim como de suas características e limitações.
A Hipótese Do Agenda Setting
Dentro do contexto dos estudos sobre os efeitos dos meios de comunicação na sociedade, surge nos anos 70 a investigação da hipótese do agenda setting. Esta linha de pesquisa propõe uma nova etapa de investigação sobre os efeitos da comunicação de massa. Desta maneira, tem-se um conceito do poder que o jornalismo [leia-se também que a mídia] exerce sobre a opinião pública. Este conceito remete à hipótese do agenda setting, que em definição simples é "... um tipo de efeito social da mídia. É a hipótese segundo a qual a mídia, pela seleção, disposição e incidência de suas notícias, vem determinar os temas sobre os quais o público falará e discutirá" (Barros Filho, 2001, p. 169). A essência do conceito não está muito longe da realidade, pois se tem, constantemente uma enxurrada de informações que são selecionadas e dispostas de maneira que algumas notícias recebem uma ênfase maior, como é o caso das notícias que aparecem na capa dos jornais, revistas, telejornais.
Os pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw, pioneiros na apresentação da hipótese do agendamento, ao tratar deste tema, confirmam que a mídia tem a capacidade de influenciar a projeção dos acontecimentos na opinião pública, estabelecendo um pseudo-ambiente fabricado e montado pelos meios de comunicação.
Em um estudo realizado em 1979, Shaw relata que a hipótese do agenda setting, em conseqüência da ação dos meios de informação, realça ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu próprio conteúdo. Além disso, o público tende a atribuir àquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflete de perto a ênfase atribuída pelos mass media aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas (Shaw, E. apud Wolf, 2001, p.144).
Observa-se uma convergência na conceitualização dos autores sobre a hipótese do agenda setting. A mídia é apresentada como agente modificador da realidade social, apontando para o público receptor sobre o quê se deve estar informado. Na perspectiva dos autores, esta construção configura-se como um poder que os meios de comunicação exercem sobre a opinião pública, a sociedade.
Os pioneiros na apresentação da hipótese do agenda setting foram Maxwell McCombs e Donald Shaw em seu artigo intitulado The Agenda Setting Function of Mass Media (1972). Este estudo tinha o propósito de investigar a capacidade de agendamento dos media na campanha presidencial de 1968 nos Estados Unidos, além de confrontar o que os eleitores de Chapel Hill (local escolhido para a realização da pesquisa) afirmaram serem as questões chaves da campanha com o conteúdo expresso pelos medias (McCOMBS e SHAW, 1972 In: TRAQUINA, 2000, p. 49). Os autores pretendiam averiguar também se as idéias que os votantes julgavam como temas mais relevantes eram moldadas pela cobertura jornalística dos meios de comunicação (Weaver, 1996, p. 2).
Para a realização da pesquisa, foi feita uma pergunta de triagem com a finalidade de identificar os eleitores que não tinham seu candidato definido. A opção por estes eleitores justifica-se como sendo provavelmente os mais abertos ou suscetíveis à informação eleitoral. (McCOMBS e SHAW, 1972 In: TRAQUINA, 2000, p. 49).
Na seqüência da entrevista pediu-se para os entrevistados ordenarem as questões que eles achavam mais importantes. A questão era colocada da seguinte maneira: "O que é que o tem preocupado mais durante estes dias? Isto é, sem ter em conta aquilo que os políticos dizem, quais são as duas ou três questões sobre cuja resolução acha que o Governo deveria se empenhar?" (McCOMBS e SHAW, 1972 In: TRAQUINA, 2000, p. 50).
Paralelamente à realização das entrevistas, foi feita uma análise de conteúdo nos meios de comunicação local, regional e nacional. O material analisado foi codificado entre mais importante e menos importante. Os itens menos importantes eram notícias de natureza política, mais reduzidas em termos de espaço, tempo ou divulgação. Na codificação de conteúdos mais importantes, McCombs e Shaw (1972, pp. 50-51) classificaram como segue abaixo:
- Televisão: qualquer notícia de 45 segundos ou mais e/ou uma das três notícias de abertura.
- Jornais: qualquer notícia que surgisse como manchete na primeira página ou em qualquer página sob um cabeçalho a três colunas em que pelo menos um terço da notícia (num mínimo de cinco parágrafos) fosse dedicado à cobertura de caráter político.
- Revistas informativas: qualquer notícia com mais de uma coluna ou qualquer item que surgisse no cabeçalho no início da seção noticiosa da revista.
- Cobertura da Página Editorial de jornais e revistas: qualquer item na posição do editorial principal (o canto superior esquerdo da página editorial), mais todos os itens em que um terço (pelo menos cinco parágrafos) de um comentário editorial ou de um colunista era dedicado à cobertura de campanha política.
Neste estudo, McCombs e Shaw (1972) concluíram que
o mundo político é reproduzido de modo imperfeito pelos diversos órgãos de informação. Contudo, as provas deste estudo, de que os eleitores tendem a partilhar a definição composta dos media acerca do que é importante, sugerem fortemente a sua função de agendamento (McCombs e Shaw, 1972, In: Traquina, 2000, p.57).
Weaver (1996, p. 2) descreve que McCombs e Shaw (1972) encontraram uma forte correlação entre a hierarquia dos temas estabelecidos pelos meios de comunicação e a hierarquia temática expressada pelos votantes. Esta conclusão sugere que os media têm uma boa influência sobre os eleitores ou uma sensibilidade acerca das preocupações dos eleitores. Se avaliado desta forma, os meios teriam uma influência direta sobre as opiniões das pessoas, retornando à teoria hipodérmica. Mas a essência do agenda setting procura identificar se os temas que são expostos na grande mídia tornam-se importantes para os receptores, assim como se são pauta das conversas diárias.
Apesar da hipótese do agenda setting ter sido avançada por McCombs e Shaw (1972), muitos pesquisadores já estudavam a atenção que o público dirigia para os temas propostos pela imprensa. Em 1922, Walter Lippmann, em Public Opinion, já destacava o papel da imprensa no enquadramento da atenção dos leitores em direção a temas por ela impostos como "de maior interesse coletivo".
No capítulo inicial do livro de Lippmann, ele faz menção ao modo como as pessoas chegam a conhecer o mundo exterior e sua própria existência, como formam as imagens em suas mentes. Os meios de difusão (meios de comunicação) modelam essas imagens ao selecionar e organizar símbolos de um mundo real (Barros Filho, 2001, p. 174).
Também antecipando a idéia central da hipótese do agenda setting, Park (1925), em sua obra The City, destacava que os meios de comunicação definiam uma certa ordem de preferências temáticas. Já em 1958, em artigo escrito por Long, a hipótese do agendamento temático foi claramente enunciada: "o jornal é o primeiro motor da fixação da agenda territorial. Ele tem grande participação na definição do que a maioria das pessoas conversarão, o que as pessoas pensarão que são os fatos e como se deve lidar com os problemas" (Long apud Barros Filho, 2001, p. 175).
De acordo com McCombs e Shaw (1972), o conceito mais sucinto, anterior ao primeiro estudo empírico do agenda setting, é formulado por Cohen em 1963: "embora a imprensa, na maior parte das vezes, possa não ser bem sucedida ao indicar às pessoas como pensar, é espantosamente eficaz ao dizer aos seus leitores sobre o que pensar" (McCombs e Shaw, 1972 In: Traquina, 2000, p.49).
Dentro da perspectiva histórica de estudos pré-McCombs e Shaw sobre o agenda setting, Lang e Lang (1966) também denunciavam a hierarquização temática dos meios de comunicação:
Os mass media centram a atenção em certas questões. Constroem imagens públicas de figuras políticas. Apresentam constantemente objetos que sugerem em que deveríamos pensar, o que deveríamos saber e o que deveríamos sentir....Os materiais que os meios de comunicação selecionam podem nos dar uma semelhança de um 'conhecimento' do mundo político (Lang e Lang, 1966 In: Moragas, 1985, pp.89-90).
Todos estes estudos já identificavam a coincidência dos temas da mídia e dos temas das conversas interpessoais, mas não conceitualizavam como agenda setting. Muito antes de se ter o conceito de agenda setting, a imprensa já exercia seu papel de "estruturadora" de percepções e cognições a respeito dos acontecimentos da realidade social. Nos dias atuais a mídia também desempenha este papel, como por exemplo, em coberturas de eleições ou um fato inusitado, fazendo enquadramentos (frames) do assunto, ou seja, acentuando um ou outro ângulo.
Na seção seguinte é abordado o principal estudo após a pesquisa seminal de McCombs e Shaw, assim como indicações de estudos mais recentes sobre o agenda setting.
Estudos Pós-McCombs e Shaw
McCombs e Shaw desenvolveram outra pesquisa durante as eleições presidenciais de 1972, que ficou conhecida como Charlotte Study. Houve duas diferenças do estudo anterior: a amostra foi mais abrangente e representativa (pessoas que já tinham o voto decidido, assim como os indecisos) e os respondentes foram entrevistados em momentos sucessivos da campanha (Barros Filho, 2001, p. 178).
O objetivo desse estudo era constatar as alterações da agenda do público em momentos diferentes e com isso comprovar que a cobertura midiática antecede os temas em relação aos temas das relações interpessoais. Dessa maneira, a mesma amostragem foi ouvida três vezes: antes das convenções dos partidos, no momento mais intenso da campanha e durante as eleições (Barros Filho, 2001, p. 178). Outro ponto verificado no estudo de Charlotte é que a conversa interpessoal também influencia na escolha do candidato. A agenda interpessoal reforça a dos media, pois as pessoas acabam conversando sobre o que é exposto pelos meios de comunicação. Neste estudo foi constatado que algumas pessoas se expõem mais do que outras aos media (Rodrigues, 1997, p. 3).
A explicação de McCombs e Shaw tem três componentes: interesse pelo conteúdo da mensagem, incerteza sobre o objeto da mensagem e esforço para compreendê-la. Os dois últimos componentes foram utilizados pelo agenda setting para explicar o que os autores chamam de "necessidade de orientação" (Rodrigues, 1997, p. 3).
Desde o estudo de Chapel Hill, McCombs e Shaw abriram novas linhas de investigação que vieram motivar a produção de mais de 350 artigos e livros na pesquisa sobre o agendamento. Trabalhos similares sobre a determinação do repertório temático dos meios de comunicação, utilizando metodologias diferentes, períodos de análises, instrumentos de medida e técnicas de análise de dados foram realizados. Estes estudos são encontrados em Roessler, 1999; Golan e Wanta, 2001; Rössler e Schenk, 1999; Kiousis et al. 1999; McCombs et al., 1997; McCombs et al., 2000; Althaus e Tewksbury, 2002 entre outros.
Para se estudar as relações entre público e imprensa ou somente os movimentos da imprensa, o estudo do agenda setting compreende um processo que pode ser chamado de processo de agendamento. Este processo é descrito através de uma tipologia de estudos, agendas e conceitos de determinação do agenda setting que serão descritos a seguir.
Tipos de Estudos e Tipos de Agenda
Após o estudo de Charlotte (1977), McCombs estabeleceu uma tipologia de estudos sobre o agenda setting que recebeu o nome de "Tipologia de Acapulco", pois foi apresentada no congresso da International Communication Association em Acapulco (Barros Filho, 2001, p. 179). Essa tipologia tem dois referenciais: o número de temas analisados e o número de pessoas perguntadas. Conforme Barros Filho (2001, p. 179), esses dois referenciais, combinados dois a dois, fazem quatro tipos de estudos que são: a) o primeiro, que envolve vários temas com uma população de mais de um indivíduo (Chapel Hill e Charlotte); b) o segundo, que envolve vários temas, mas estudados em função da agenda de um só indivíduo; c) o terceiro, em que se elege um tema específico e se analisa seu posicionamento da agenda de um grupo e d) o quarto tipo, em que um só tema é classificado na agenda de um só indivíduo.
Em relação aos tipos de agendas, também se tem uma classificação: a) agenda individual ou intrapessoal - corresponde às preocupações sobre as questões públicas que cada indivíduo interioriza; b) agenda interpessoal - são os temas mencionados nas relações interpessoais, percebidos por cada sujeito e discutidos nas suas relações; c) agenda da mídia - é o elenco temático selecionado pelos meios de comunicação; d) agenda pública - é o conjunto de temas que a sociedade como um todo estabelece como relevante e lhes dá atenção e e) agenda institucional - são as prioridades temáticas de uma instituição (Barros Filho, 2001, p. 179).
Os estudos referentes ao agenda setting, em sua maioria, são respeitantes à relação entre a agenda da mídia e a agenda pública. É uma preocupação constante dos pesquisadores analisar os efeitos da mídia na opinião pública.
A seguir, cada uma destas agendas - agenda da mídia e agenda pública - será explicitada para uma maior compreensão do processo de agendamento.
A Agenda da Mídia e a Agenda Pública
O processo de agendamento pode ser descrito como um processo interativo. A influência da agenda pública sobre a agenda da mídia é um processo gradual através do qual, a longo prazo, se criam critérios de noticiabilidade, enquanto a influência da agenda da mídia sobre a agenda pública é direta e imediata, principalmente quando envolve questões que o público não tem uma experiência direta. Desta maneira, propõe-se que a problemática do efeito do agendamento seja diferente de acordo com a natureza da questão (Ebring et al. apud Traquina, 2000, p. 33).
Ferreira (2000, p. 13) explica que a imposição do agendamento forma-se através de dois vieses: (1) a "tematização proposta pelos mass media", conhecida como ordem do dia, que serão os assuntos propostos pela mídia e que se tornarão objeto das conversas das pessoas, da agenda pública; (2) a hierarquização temática, que são os temas em relevo na agenda da mídia e que estarão também em relevo na agenda pública, assim como os temas sem grande relevância estabelecida pelos mass media terão a mesma correspondência junto ao público.
Outra questão-chave no processo de agendamento diz respeito às pessoas. A agenda da mídia tem maior efeito nas pessoas que participam de conversas sobre questões levantadas pelos meios de comunicação social do que nas pessoas que não participam deste tipo de conversas (McLeod et al. apud Traquina, 2000, p. 33). Além do acesso aos meios de comunicação e às conversas interpessoais, as pessoas possuem uma necessidade de orientação, que segundo McCombs e Weaver (1977) é definida por: "uma junção de duas variáveis: alto interesse e um alto nível de incerteza. Assim, o efeito de agendamento ocorre com pessoas que têm uma grande necessidade de obter informação sobre um assunto; devido a esta 'necessidade de orientação', estas pessoas expõem-se mais aos media noticiosos, provocando maiores efeitos de agendamento" (McCombs e Weaver apud Traquina, 2000, p. 33-34).
Em outro estudo de Weaver et al. (1975, p. 67), os autores sublinham que o impacto da função do agendamento não é igual para todas as pessoas e depende da necessidade de orientação. Para as pessoas com grande necessidade de orientação, os meios de comunicação social fazem mais do que reforçar opiniões existentes, eles podem orientar a atenção para questões e tópicos específicos.
Outro aspecto na pesquisa sobre o agendamento é que o efeito da agenda da mídia varia segundo a natureza do assunto, distinguindo entre questões envolventes, ou seja, que as pessoas podem mobilizar a sua experiência direta e questões não envolventes, que estão mais distantes das pessoas, que elas não tem experiência direta. Esta classificação foi estabelecida por Zucker (1978) em um estudo que comprovou a influência dos medias nas questões não envolventes (Zucker apud Traquina, 2000, pp. 34-35).
Conceitos de Determinação da Hipótese do Agenda Setting
Em estudos realizados por autores brasileiros (Golembiewski, 2001; Jahn, 2001; Hohlfeldt, 1997), alguns conceitos básicos são apontados e utilizados para determinar o efeito do agenda setting. Baseado em estudos anteriores, Hohlfeldt (1997, pp. 49-50) aponta os seguintes conceitos:
- Acumulação: capacidade que a mídia tem de dar relevância a um determinado tema, destacando-o do imenso conjunto de acontecimentos diários;
- Consonância: apesar de suas diferenças e especificidades, os mídias possuem traços em comum e semelhanças na maneira pela qual atuam na transformação do relato de um acontecimento que se torna notícia;
- Onipresença: um acontecimento que, transformado em notícia, ultrapassa os espaços tradicionalmente ocupados a ele. O acontecimento de polícia pode ser abordado em outras editorias dos meios de comunicação;
- Relevância: quando um determinado acontecimento é noticiado por todos os diferentes mídias, independente do enfoque que lhe seja atribuído;
- Frame Temporal: o período de levantamento de dados das duas ou mais agendas (isto é, a agenda da mídia e a agenda pública, por exemplo);
- Time-lag: é o intervalo decorrente entre o período de levantamento da agenda da mídia e a agenda do público, ou seja, como se pressupõe a existência e um efeito da mídia sobre o público;
- Centralidade: capacidade que os mídias têm de colocar como algo importante determinado assunto;
- Tematização: está implicitamente ligado à centralidade, pois é a capacidade de dar o destaque necessário (sua formulação, a maneira pela qual o assunto é exposto), de modo a chamar a atenção. Um dos desdobramentos deste item é a suíte de uma matéria, ou seja, múltiplos enfoques que a informação vai recebendo para manter presa a atenção do receptor;
- Saliência: valorização individual dada pelo receptor a um determinado assunto noticiado;
- Focalização: é a maneira pela qual a mídia aborda determinado assunto, utilizando uma determinada linguagem, recursos de editoração.
Eyal et al. (1981) estabelecem mais um conceito dentro dos parâmetros temporais do efeito do agenda setting: duração do efeito ótimo. Este conceito aborda o período em que se estabelece a máxima associação entre o ápice dos temas, por parte dos meios de comunicação, e o seu realce nos conhecimentos do público (Eyal et al. apud Wolf, 2000, p.170).
Limitações Metodológicas da Hipótese do Agenda Setting
A base metodológica dos estudos sobre o agenda setting se fundamenta em dois procedimentos: a análise de conteúdo dos meios de comunicação e a pesquisa de opinião. Entre estes dois aspectos muitas variáveis são definidas, o que provavelmente causa discussão com relação aos determinantes dos efeitos do agenda setting.
Segundo Barros Filho (2001, p. 180), a primeira variável das pesquisas de agenda setting diz respeito ao período de eficácia, ou como foi definido anteriormente, duração do efeito ótimo. Não há uma harmonia na definição de prazos para a constatação dos efeitos. Muitos autores se limitam à análise de prazos curtos, embora o agenda setting esteja no rol dos efeitos a longo prazo.
Outro ponto que causa desentendimentos sobre a hipótese, é a falta de rigor na utilização dos termos. Conforme aponta Barros Filho (2001, pp.180-181),
observamos que essa falta de rigor costuma começar pela própria noção de agendamento. O que é a determinação da agenda (agenda setting)? Trata-se de dar a conhecer ao receptor (que, não fosse pelos meios, não se inteiraria do fato)? Ou se trata de uma hierarquização temática (quando os meios determinam qual a importância a dar a este ou àquele fato)? Ou ainda de impor uma abordagem específica ao fato, enfocando o tema desta ou daquela maneira?
A última crítica que Barros Filho (2001, p. 181) faz à hipótese do agenda setting é a pouca diversidade de temas estudados pelas pesquisas comprobatórias. Os pesquisadores têm grande fascínio por estudos que envolvam as campanhas eleitorais, negligenciando outros temas, como por exemplo, esporte, economia, variedades.
Uma outra discussão que se faz necessária e oportuna é quanto à definição de hipótese ou teoria. Para Hohlfeldt (1997, p.43),
teoria é um paradigma fechado, um modo 'acabado', e neste sentido infenso a complementações ou conjugações, pela qual 'traduzimos' uma determinada realidade segundo um certo 'modelo'. Uma hipótese, ao contrário, é um sistema aberto, sempre inacabado, infenso ao conceito de 'erro' característico de uma teoria.
Para o autor, a hipótese é sempre uma experiência, um caminho a ser comprovado e que se não 'der certo' em uma situação específica, não invalida a perspectiva teórica. Conforme Trumbo (1995), o agenda setting não pode ser considerado uma teoria, pois ainda está na trajetória da investigação e da descoberta (Trumbo apud Rodrigues, 1997, p. 2). Por este motivo, convencionou utilizar-se neste artigo o termo hipótese ao termo teoria.
A escolha do campo político como preferido para as investigações revela o potencial que este tema possui. Uma vez que a cobertura de uma campanha eleitoral compreende seis meses ou mais, os pesquisadores possuem material suficiente para aplicar os esquemas metodológicos na busca pela comprovação da hipótese do agendamento. Durante o período eleitoral, muitos elementos podem emergir de uma cobertura jornalística e refletir na opinião dos receptores. É neste momento que os candidatos e partidos estão mais vulneráveis ao julgamento da imprensa e da sociedade.
Outra justificativa do fascínio pelo tema, principalmente as eleições, é devido à natureza do assunto. As eleições possuem um caráter democrático, mobilizando a população de um país, estado ou município. Mais do que um acontecimento ideológico pode-se dizer que as eleições funcionam como um acontecimento afetivo, ou seja, as pessoas podem se identificar com um candidato pela sua maneira de ser ou por suas idéias.
Discussão
O objetivo deste artigo foi apresentar uma revisão teórica e uma análise crítica dos elementos que compõem a noção de agenda setting. Isto foi possível por caminhos percorridos através do conceito, apresentação dos principais estudos da área e o processo de agendamento, assim como suas limitações. Com isso, espera-se estimular pesquisas nesta linha de investigação, para que se possa desvendar as relações estabelecidas entre público e imprensa.
Sintetizando as idéias expostas, verifica-se que o conceito de agendamento é muito mais abrangente e complexo do que o proposto inicialmente. O artigo seminal de McCombs e Shaw (1972) proporcionou diversas linhas de investigação em torno da hipótese. Nesta perspectiva, segundo o filósofo da ciência James Conant (1951), "a marca distintiva de uma teoria de sucesso é a sua capacidade para gerar continuamente novas questões e identificar novos percursos de pesquisa acadêmica" (McCombs e Shaw, 1993 In: Traquina, 2000, p.126).
Neste sentido, observa-se que a hipótese do agenda setting torna-se relevante nos estudos de comunicação. Embora não seja a única linha de investigação que estuda as relações da mídia com a sociedade, é relevante e pertinente o aprofundamento de suas características. No rol das investigações sobre a relação mídia-sociedade têm-se atualmente os Estudos de Recepção, que possuem como marca distintiva a pesquisa etnográfica. Este tipo de pesquisa fundamenta-se em metodologias que utilizam entrevistas em profundidade e observação participante, que objetivam o entendimento da produção de sentido realizada pelos receptores no momento de assistência a um produto midiático.Nos estudos de recepção, parte-se do princípio que o receptor é ativo e que interage com a mensagem transmitida pelos meios de comunicação. Com este princípio bem definido, a partir dos anos 80, grupos de investigadores da América Latina resolveram fazer uma abordagem que superasse o modelo tradicional da comunicação. Ou seja, superar de vez o pensamento de efeitos diretos e imediatos sobre o receptor (Gomes e Cogo, 1998, p. 17).
Desta forma, o estudo da hipótese do agenda setting é apenas uma maneira de se observar as relações mídia-sociedade. Conforme a sociedade e os meios de comunicação modificam-se, surgem novas perspectivas para o entendimento desta relação. Assim, os estudos de recepção podem complementar os estudos do agenda setting, assim como o inverso.
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Mtra. Juliana de Brum Fernandes
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Brasil.
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