[Flávio Bittencourt]

Conceitos da Comunicação de Massa (13)

Conceitos de marketing: prospects, target, marketing mix, trading up e trading down.

 

 

 

 

 

 

NELSON RODRIGUES,

TRABALHANDO:

(http://wwwceciliarangel.blogspot.com/2011/08/nelson-fala-do-flamengo.html)

 

 

 

 

"AS ATIVIDADES DE MARKETING SÃO AQUELAS RELACIONADAS COM OS ESFORÇOS DA ORGANIZAÇÃO NO SENTIDO DE ESTIMULAR A DEMANDA E SIMULTANEAMENTE ATENDER A TAL DEMANDA" (Cundiff, 1997, apud AFFONSO NETO & PORTO, 2006 [pág. 11])

 

"MARKETING É UM ESTADO DE ESPÍRITO, UMA MENTALIDADE, UMA MANEIRA DE PENSAR QUE, NECESSARIAMENTE, LEVA A UMA FILOSOFIA, UMA POLÍTICA, A UM PROGRAMA DE AÇÃO" (Penteado Filho, 1983, apud AFFONSO NETO & PORTO, 2006 [pág. 11])

 

"PODE-SE PRESUMIR QUE SEMPRE HAVERÁ ALGUMA NECESSIDADE DE VENDER. MAS A META DO MARKETING É TORNAR A VENDA SUPÉRFLUA, É CONHECER E ENTENDER TÃO BEM O CONSUMIDOR QEU O PRODUTO OU O SERVIÇO SE ADAPTE A ELE E SE VENDA SOZINHO"

Drucker, 1992    apud  ... Pág. 11

 

"FUNÇÃO EMPRESARIAL QUE CRIA CONTINUAMENTE VALOR PARA O CLIENTE E GERA VANTAGEM COMPETITIVA DURADOURA PARA A EMPRESA, POR MEIO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS DE MARKETING: PRODUTO, PREÇO, COMUNICAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO"

Dias, 2003   apud...       Pág. 11

 

 

CUNDIFF:

CUNDIFF, Edward William. Marketing básico: fundamentos. São Paulo: Atlas.

 

PENTEADO FILHO, 1983:

DRUCKER, 1992:

DIAS, 2003:

 

 

=== em edição ===     DRUCKER, 1992,       DIAS, 2003

 

 

 

"

 

 

PAULO FRANCIS,

NUMA PAUSA DE SEU TRABALHO

PARA POSAR PARA A OBJETIVA

DE MÁQUINA FOTOGRÁFICA

(quando nem esta última,

nem a máquina datilográfica

eram eletrônicas):

(http://copapaulofrancis.blogspot.com/2011/02/paulo-francis-no-maior-carnaval-do.html)

 

 

 

 

 

 == EM EDIÇÃO (o texto a seguir digitado está sendo submetido a revisão de digitação e a revisão estilística) ===

"Aplicado a um veículo de comunicação tecnocultural (Muniz Sodre, 1996), de massa, como uma revista cultural na web, editorialmente considerando, uma ação de trading up poderia ser exemplificada com a solicitação ao articulista-colaborador que produza textos mais complexos, especializados; já uma ação de trading down poderia ser materializada no pedido aos senhores e às senhoras jornalistas que produzam artigos de menor complexidade e maior apelo popular. A genialidade de um Nelson Rodrigues, por exemplo, nesse campo, estaria em conseguir, se não for abusivo fazer uma declaração dessa natureza, fundir o "trading up" com o "trading down", escrevendo - como ele fazia com a máxima competência - tanto para filósofos (metafísicos do Ocidente), quanto para torcedores de esportes avidamente consumidos por pessoas de todas as faixas mercadológicas. UM TEXTO DE NELSON RODRIGUES SOBRE FUTEBOL QUE FOSSE LIDO NO RÁDIO PODERIA, COMO SE NÃO BASTASSE A ABRANGÊNCIA JÁ SER NOTÁVEL NO JORNALISMO IMPRESSO, ser ouvido por pessoas infelizmente ainda não alfabetizadas (e, em seu tempo, o analfabetismo no Brasil ainda era maior, proporcionalmente, do que hoje). Na Internet, para pessoas com deficiência visual, por exemplo, cada texto pode vir acompanhado de gravação de sua leitura e, se não for pedir demais, ATÉ POR DESCRIÇÕES (verbais) DAS IMAGENS ILUSTRATIVAS QUE CONSTAM EM PÁGINAS DITAS ELETRÔNICAS, como faria um amigo da pessoa que estivesse descrevendo, a quem é portador da deficiência visual, as imagens que acompanham cada matéria."

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

27.1.2012 - Prospects ou consumidores em potencial, target ou público-alvo, marketing mix ou composto de marketing, trading up e trading down - Ótimo livro de introdução à gestão de marketing foi escrita por Anníbal Affonso Neto e Rafael Barreiros Porto, professores doutores, e publicado pelo Centro de Educação à Distância da Universidade de Brasília / INEPAD (Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração).  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

  

De acordo com AFFONSO NETO e PORTO (2006), "(...) [NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING de Produto e Preço] Não existe uma regra universal a seguir na formação de preços. Todavia existem algumas políticas de preços que se tornaram bastante utilizadas. Vejamos quais são:

 

 1. Preço Psicológico
 
 
- é o preço com redução de alguns dígitos para dar a impressão de mais baratos. Dá-se preferência aos preços com final ímpar (Ex.: de 1000 por 997). 
 
 
   
 
 2. Preço Premium
 
 
- valorização visando atingir a classe alta do mercado.
 
 
 
3. Preço Limite 
 
- é o valor máximo de aceitação. É o valor que o consumidor acha justo para ter a posse de um determinado bem.
 
 
 
 
4. Trading-Up
 
 
- é uma tentativa de valorizar um produto ou serviço com objetivo de
atingir um segmento de clientes mais sofisticados.
 
 
 
 
5. Trading-Down
 
- é a tentativa de popularização de um produto ou serviço, procurando atingir um segmento de indivíduos de menor renda.
 
 
(...)"  (pp. 55 - 56)
 
 
GESTÃO DE MARKETING
 
Brasília, 2006
 
Autores: Anníbal Affonso Neto e Rafael Barreiros Porto. Brasília: Centro de Educação à Distância da Universidade de Brasília / INEPAD (Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração.