COMENTÁRIO MEU A UM COMENTÁRIO DE GRAÇA VILHENA
Por Cunha e Silva Filho Em: 29/05/2021, às 17H24
COMENTÁRIO MEU A UM COMENTÁRIO DA ESCRITORA NOMEADA ACIMA A PROPÓSTO DE SUA POSTAGEM DE UM TEXTO POÉTICO DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.
Graça Vilhena Vilhena, PROFESSORA. ESCRITORA E POETA PIAUIENSE
GRAÇA VILHENA, NA SUA PÁGINA DO FACEBOOK:
Este "fiel da balança" , segundo o poema, refere-se ao resultado universal de todas as qualidades que possam humanizar os homens. Estamos hoje, como estava Drummond, na época em que escreveu estes versos: os homens se odiando, se desumanizando, diante do panorama da fatídica segunda guerra mundial. O amor o seu individualismo, egoísmo, prepotência, enfim, tudo que o faz cego diante de sua própria alma.
COMENTÁRIO DE INEGÁVEIS RECURSOS RETÓRICOS EMPREGANDO ESTE TERMO NA ACEPÇÃO QUE LHE DÁ CERTA CORRENTE DO PENSAMENTO CRÍTICO CONTEMPORÂNEO.
NA VERDADE, E CORROBORANDO O PENSAMENTO POÉTICO DO GRANDE DRUMMOND, O QUE PRECISAMOS URGENTEMENTE, AGORA, NO BRASIL, É DE HUMANISMO, MÁXIME VINDO DO LÍDER FAKE MAIOR DA NAÇÃO QUE, FALANDO E AGINDO SEMPRE NA CONTRAMÃO DO PENSAMENTO HUMANÍSTICO, DÁ O MAU EXEMPLO E CONFUNDE A OPINIÃO PÚBLICA .
EM SUMA, A SOCIEDADE, EM GERAL, SOBRETUDO DAS CAMADAS POUCO INFORMADAS E SEM INSTRUÇÃO, NÃO SABE DE NADA, NÃOTEM O HÁBITO SAUDÁVEL E INSTRUTIVO DE LER OS MELHORES JORNAIS E REVISTAS, NEM TAMPOUCO TEM CONDIÇÕES DE COMPRÁ-LOS. ALÉM DISSO, POR NÃO TER BOA INSTRUÇÃO, NÃO ENTENDERIA O NÍVEL DOS TEXTOS DOS GRANDES JORNAIS.
ORA, QUANDO O PRESIDENTE TEIMA NA CASMURRICE DE ENSINAR O QUE SEJA ERRADO PARA A SOCIEDADE, ELE ESTÁ SE POSICIONANDO CONTRÁRIO À CONTINUIDADE DO QUE DE BOM O PAÍS CONSEGUIU EM VÁRIOS SETORES DE GOVERNOS ANTERIORES POR MAIS MALOGRADOS QUE ESSES GOVERNOS TENHAM SIDO EM OUTROS SETORES DA VIDA PÚBLICA.
ENTRETANTO, O BOLSONARISMO FAKENEWSIANO, OBEDECENDO A IDELOGIAS DA EXTREMA-DIREITA, FASCISTAS, OLAVISTAS, AS IDEIAS MAL SUCEDIDAS DO GOVERNO DE DONALD TRUMP, TENTOU COPIAR À RISCA O TRUMPISMO, MAS COM UMA EMENDA PIOR DO QUE O SONETO. O QUE O BOLSONARISMO TEM FEITO, ATRAVÉS DE SEU PROTAGONISTA PRINCIPAL, NA PESSOA DO SEU PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, É SEMPRE COMPORTAR-SE COM ESPÍRITO DE CONTRADIÇÃO MAMBEMBE E RASTEIRA.
AGINDO ASSIM, ELE ESTÁ PRESTANDO UM DESSERVIÇO AO PAÍS. SEU VIÉS FASCISTOIDE SERÁ A SUA RUÍNA NUMA TENTATIVA PARA UM SEGUNDO MANDATO. JÁ PERDEU POR ANTECIPAÇÃO.
O SEU FUTUR POLÍTICO É O OSTRACISMO, O AUTOEXÍLIIO E A SOLIDÃO POLÍTICA DE HAVER SIDO O PIOR PRESIDENTE QUE A HISTÓRIA BRASILEIRA VAI REGISTRAR NOS FUTUROS MANUAIS DE HISTÓRIA DO BRASIL E, O QUE É PIOR PARA ELE, EM FUTURO BEM PRÓXIMO.
UM PRESIDENTE QUE TEIMA O TEMPO TODO EM SER CONTRA TUDO O QUE POSSA SER CONSTRUTIVO PARA O APERFEIÇOAMENTO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA NÃO PODERÁ NUNCA SER BAFEJADO POR VITÓRIAS FUTURAS, POIS SE TEM MOSTRADO, AO LONGO DE SEU PÍFIO E MEDÍOCRE MANDATO, QUE É CONTRA A CIÊNCIA, A INTELIGÊNCIA, O HUMANISMO, A FILOSOFIA, A HISTÓRIA, AS LETRAS, AS ARTES E DEMAIS DOMÍNIOS CULTURAIS.
SEUS PRINCÍPIOS SÃO MEDUALARMENTE ANTIHUMANÍSTICOS. PREGA CONTRA TUDO QUE SEJA SALUTAR AO ESPÍRITO E AO CORPO. DESCONHECE OBSERVÂNCIAS DOS MANDAMENTOS DE DEUS, POSTO QUE ALEGUE, DA BOCA PARA FORA, SER CRISTÃO.
PRATICA A ESMO BLASFÊMIAS E INVOCA O NOME DE DEUS SEMPRE QUE PODE EM PRONUNCIAMENTOS PÚBLICOS. PELAS SUAS AÇÕES E ATITUDES DESCONCERTANTES E ESTAPAFÚRDIAS, SEM O SINETE DE UMA POSTURA ADEQUADA A UM ESTADISTA, SE VÊ QUE TUDO ISSO NÃO PASSA DE HIPOCRISIA DESLAVADA E CONVENCIONALISMO OCO E MAL ASSIMILADO.
AMAR UNS AOS OUTROS, SERMOS SOLIDÁRIOS, SERMOS CÚMPLICES DE IDEIAS REVIGORANTES QUE SERVISSEM AO BEM-ESTAR GERAL DO POVO SEGURAMENTE NÃO É A SUA CARTLHA DE MANDATÁRIO.
AO CONTRÁRIO DO QUE VEM PREGANDO NA CONTRAMÃO DO HUMANISMO, O SR JAIR BOLSONARO SE MOSTRA FRIO, CALCULISTA E SOBERBO. OU SEJA, O SEU CONHECIDO NEGACIONISMO IDEOLÓGICO DE ESTOFO FASCISTA É UMA FERRENHA OPOSIÇÃO A TUDO QUE O EXCELSO POETA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NOS TRANSMITE COM A LIÇÃO DE LIRISMO E HUMANISMO AUTÊNTICO. ME DESCULPE PELO MEU DESABAFO. MEU ABRAÇO, POETA GRAÇA VILHENA.