Clube de Leitura Barras do Marataoã comemora 2 anos de atividades
Em: 07/10/2021, às 00H41
Da redação
Uma ideia no pensamento. Aliás, muitas ideias. Vontade de ler e espalhar literatura. Foi com essa motivação que, em 2019, o jovem estudante de Arquitetura e Letras Marcos Carvalho reuniu-se com um grupo de outros jovens encantados com a capacidade de comover e transformar que somente a literatura desperta e fundou o Coletivo de Leitura Barras do Marataoã.
O clube de leitura festeja seu segundo ano dia 19 de outubro, dia do Piauí. Para comemorar a data, acontece, em Barras do Marataoã-PI, precisamente na Avenida Beira Rio, às 18h30, o II Sarau Literário Coletivizando Cultura. Seguindo as recomendações para evitar disseminação do Corona Vírus, a participação no evento está condicionada ao uso de máscara.
“Tal atividade tem o intuito de incentivar e reconhecer diversas manifestações artísticas da nossa cidade, por meio de musicais, dramatizações, danças, declamações poéticas e expressões de ideias”, diz Marcos Carvalho, idealizador do projeto, que hoje já ganhou a simpatia da sociedade civil e sentido social.
Nesta ocasião, o grupo homenageará o poeta Torquato Neto. Teresinense, Torquato representou um momento de transformação na cultura brasileira, integrando com destaque o Tropicalismo, ao lado de nomes como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Letrista, consolidou-se também como atuante crítico de arte no Jornal do Brasil, assinando a célebre coluna Geleia Geral.
Vários escritores regionais, nascidos ou não em Barras do Marataoã, tiveram livros lidos e discutidos pelo coletivo. Entre os quais, romancista Eneas Barros, contista e memorialista Antenor Rêgo Filho, contista Constâncio Rêgo e romancista, ensaísta e diretor de Entretextos Dílson Lages, da Academia Piauiense de Letras.
Onde fica: Barras do Marataoã é cidade ao Norte de Teresina, capital do Piauí, que se tornou célebre entre a 2ª. metade do século XIX e 1ª. metade do século XX. Contribuíram para isso a participação destacada na Guerra do Paraguai; a criação de movimentos abolicionistas; a atuação da família Pires Ferreira nos altos escalões da recente República então; a destacada atuação de filhos da cidade em postos de destaque no cenário cultural e político regional e nacional no passado, inclusive legando ao Brasil 8 governadores, 6 deles ao Piauí; o destaque na economia do extrativismo vegetal etc.
Para mais informações sobre o Coletivo de Leitura Barras do Marataoã:
WhatsApp (86)99594-5518
E-mail: [email protected]
Participam ativamente do clube de leitura, além do idealizador Marcos Carvalho, o poeta Jhonnes Sousa, a historiadora Adelina Barbosa, historiador Edmilson Cunha, Profa. Milena Meneses, profa. Claine Sampaio, escritora Michele Meneses, profa. Anna Sousa, bibliotecária Jorgélia Sousa e o comunicador Izael Silva.