Atividade do Coletivo de Leitura Barras do Marataoã nos 180 anos de aniversário da cidade.
Atividade do Coletivo de Leitura Barras do Marataoã nos 180 anos de aniversário da cidade.

Da redação

Uma ideia no pensamento. Aliás, muitas ideias. Vontade de ler e espalhar literatura. Foi com essa motivação que, em 2019, o jovem estudante de Arquitetura e Letras Marcos Carvalho reuniu-se com um grupo de outros jovens encantados com a capacidade de comover e transformar que somente a literatura desperta e fundou o Coletivo de Leitura Barras do Marataoã.

O clube de leitura festeja seu segundo ano dia 19 de outubro, dia do Piauí. Para comemorar a data, acontece, em Barras do Marataoã-PI, precisamente na Avenida Beira Rio, às 18h30, o II Sarau Literário Coletivizando Cultura. Seguindo as recomendações para evitar disseminação do Corona Vírus, a participação no evento está condicionada ao uso de máscara.

“Tal atividade tem o intuito de incentivar e reconhecer diversas manifestações artísticas da nossa cidade, por meio de musicais, dramatizações, danças, declamações poéticas e expressões de ideias”, diz Marcos Carvalho, idealizador do projeto, que hoje já ganhou a simpatia da sociedade civil e sentido social.

Nesta ocasião, o grupo homenageará o poeta Torquato Neto. Teresinense, Torquato representou um momento de transformação na cultura brasileira, integrando com destaque o Tropicalismo, ao lado de nomes como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Letrista, consolidou-se também como atuante crítico de arte no Jornal do Brasil, assinando a célebre coluna Geleia Geral.

Vários escritores regionais, nascidos ou não em Barras do Marataoã, tiveram livros lidos e discutidos pelo coletivo. Entre os quais, romancista Eneas Barros, contista e memorialista Antenor Rêgo Filho, contista Constâncio Rêgo e romancista, ensaísta e diretor de Entretextos Dílson Lages, da Academia Piauiense de Letras.

Onde fica: Barras do Marataoã é cidade ao Norte de Teresina, capital do Piauí, que se tornou célebre entre a 2ª. metade do século XIX e 1ª. metade do século XX. Contribuíram para isso a participação destacada na Guerra do Paraguai; a criação de movimentos abolicionistas; a atuação da família Pires Ferreira nos altos escalões da recente República então; a destacada atuação de filhos da cidade em postos de destaque no cenário cultural e político regional e nacional no passado, inclusive legando ao Brasil 8 governadores, 6 deles ao Piauí; o destaque na economia do extrativismo vegetal etc.

Para mais informações sobre o Coletivo de Leitura Barras do Marataoã:

WhatsApp (86)99594-5518

E-mail: [email protected]

Participam ativamente do clube de leitura, além do idealizador Marcos Carvalho, o poeta Jhonnes Sousa, a historiadora  Adelina Barbosa,  historiador Edmilson Cunha, Profa. Milena Meneses, profa. Claine Sampaio, escritora Michele Meneses, profa. Anna Sousa, bibliotecária Jorgélia Sousa e o comunicador Izael Silva. 

SAIBA MAIS SOBRE O COLETIVO DE LEITURA BARRAS DO MARATAOÃ

SAIBA MAIS SOBRE BARRAS DO MARATAOÃ