Acadêmico Fonseca Neto lê termo do posse do novo acadêmico Climério de Sousa Ferreira
Acadêmico Fonseca Neto lê termo do posse do novo acadêmico Climério de Sousa Ferreira

O Salão do Livro do Piaui (SALIPI) 2022 viveu no penúltimo dia da programação, 11.06, um de seus mais belos eventos. Tomou posse na Academia Piauiense de Letras, que é presidida pelo jornalista e escritor Zózimo Tavares, em solenidade no interior do próprio festival, o compositor e poeta Climério de Sousa Ferreira.

Festejado nome da música popular brasileira, o poeta formou com os irmãos Clôdo e Clésio um dos trios mais elogiados da música brasileira surgida na década de 1960, herdeira de influência pôs Vinicius de Moraes. Climério Ferreira é autor de 16 livros de poemas e lançou com os irmãos 6 Lps, além de ter dezenas de canções suas na interpretação de nomes como Ednardo, Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho, Fernando Takai, Tim Maia, Belchior, entre outros.

A recepção coube ao acadêmico Dílson Lages Monteiro. Na oração de acolhimento, ele ressaltou a relação entre música e poesia, apresentando algumas das representações da condição existencial e de lugares (físicos e psíquicos), presentes na poesia do novel acadêmico. A solenidade contou com Show à parte de Lucas & Lucas e dos músicos Naeno e Júlio Medeiros.

Em breve, o discurso estará disponível na edição 2022 da Revista da APL.

Assista a tudo na íntegra.