Cíntia da Silva e grandes desenhos animados

Cíntia Cristina da Silva - que, entretanto, não discorreu sobre o dinossauro Gertie, de McCay - escreveu resumos informativos sobre grandes animações da história do cinema mundial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

WINSOR McCAY: OS QUADRINHOS E OS DESENHOS

ANIMADOS COMO ARTE MAIOR

(A foto de McCAY, sem a legenda acima digitada, está,

na Web, em:

http://blog.mlive.com/chronicle/2007/11/group_considers_ways_to_honor.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.animamundi.com.br/fest_sessao.asp?cod=58)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

Anélio e Mario Lattini: os brasileiros

(Só a foto, sem a legenda acima, está em:

http://www.samshiraishi.com/category/hq/)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

WALT DISNEY E UB IWERKS: gênios das estórias em quadrinhos e

dos desenhos animados

(A LENGENDA É DESTA COLUNA, MAS A FOTO ESTÁ EM:

http://home.comcast.net/~flickhead/Disney.html)

 

 

 

 

 

 

    

 

 

UB IWERKS, JÁ GRISALHO, FALA AO TELEFONE

OU, PELO MENOS, FAZ POSE DE QUEM ASSIM

SE COMUNICA

(Só a foto está, na Web, em:

http://legends.disney.go.com/legends/detail?key=Ub+Iwerks)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O SORRIDENTE CAMUNDONGO MICKEY E UM FELICÍSSIMO

WALT DISNEY, NA DISNEYLÂNDIA: um personagem pequeno-

roedor-universal ao lado de um Esopo do séc. XX

(Só a foto: http://sempreviva.wordpress.com/2009/03/)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

WALTER LANTZ, CRIADOR DO PICA-PAU: demonstrando a serenidade

dos grandes artistas, Lantz também pintava esplêndidas paisagens, sem

que nelas fossem representados animais falantes

(A foto, sem a legenda, está em: http://www.businessreport.com/photos/2009/mar/23/2979/)

 

                                    À memória de Winsor McCay, Mario Lattini, Anélio Lattini Filho,

                                    Walter Elias Disney, Ub Iwerks e Walter Lantz

 

Voltaremos na Coluna "Recontando..." -  várias vezes, aliás - ao assunto PRIMEIRO DESENHO ANIMADO DE LONGA-METRAGEM FEITO NO BRASIL. Eis o que escreve Cíntia Silva sobre o assunto Sinfonia Amazônica entre os desenhos animados mais mais importantes de todos os tempos:

"(...)  PRIMEIRO DESENHO BRASILEIRO

SINFONIA AMAZÔNICA (1953)

O primeiro desenho brasileiro é um longa-metragem, dirigido por Anélio Lattini Filho. Para concluir o filme, o diretor demorou seis anos, trabalhando sozinho na elaboração de 500 mil desenhos e em todas as etapas da produção. Considerado pelos críticos uma obra-prima da animação nacional, o filme conta lendas folclóricas da região Norte do país".

A seguir está a competente resposta de C. C. Silva à pergunta "Qual o desenho animado mais importante de história?".

 

"Qual o desenho animado mais importante da história?

por Por Cíntia Cristina da Silva

 

É uma escolha difícil, porque existem várias animações inesquecíveis, independentemente do critério adotado. Se optarmos pelo critério cronológico, por exemplo, o mais importante é o primeiro desenho, o ancestral Humorous Phases of Funny Faces ("Fases Cômicas das Faces Engraçadas"), filmado pelo inglês James Stuart Blackton, em 1906. A confecção das primeiras figuras animadas abriu caminho para vários desenhistas talentosos nas décadas seguintes. Nos anos 30 e 40, o gênero revelou grandes personagens, como a sexy Betty Boop, de 1932, e o marinheiro Popeye, de 1933, ambos criados pelos irmãos Fleischer. Ou ainda o maluco coelho Pernalonga, concebido em 1938 pelos americanos Tex Avery e Chuck Jones. Mais tarde, os animadores William Hanna e Joseph Barbera produziram algumas das séries mais conhecidas da TV, como Os Flintstones (1960), a primeira a ocupar o horário nobre nos Estados Unidos. Mas nenhuma retrospectiva dos desenhos estaria completa sem mencionar o genial trabalho de quase meio século do americano Walt Disney, responsável por algumas das inovações mais importantes de todos os tempos na animação. Das mãos de sua equipe saíram o primeiro desenho sonorizado, Steamboat Willie ("Willie do Barco a Vapor", de 1928), o primeiro desenho colorido, Flowers and Trees ("Flores e Árvores", de 1932), e o primeiro longa-metragem animado, Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937. Sucessos de público, as numerosas criações de Disney também foram recompensadas pela crítica: ao todo, o americano colecionou 32 Oscar em vida. Depois de sua morte, seus estúdios continuaram produzindo obras revolucionárias, como Toy Story (1995), o primeiro desenho totalmente feito em computador, e O Rei Leão (1994), a animação recordista de bilheteria. O reinado de Simba, entretanto, já está ameaçado pelos simpáticos peixinhos de Procurando Nemo, o desenho de maior sucesso em 2003. Em agosto, a aventura aquática tornou-se a animação mais vista da história nos Estados Unidos, mais ainda ocupa o sétimo lugar na bilheteria mundial.

Mergulhe nessa

Na Internet:

www.toonopedia.com

www.cartoonresearch.com

Obras-primas inesquecíveis

Selecionamos 10 produções que mudaram a história da animação

 

PRIMEIRO DESENHO ANIMADO

HUMOROUS PHASES OF FUNNY FACES (1906)

Para produzir os três minutos da pioneira animação, o inglês James Stuart Blackton fez 3 mil desenhos e os fotografou quadro a quadro. Munida de giz, a mão do artista aparece no desenho rabiscando caretas, homens de perfil e vários objetos. Com o sucesso, a produtora encomendou a Blackton uma série de desenhos para o cinema

PRIMEIRO DESENHO COM SOM

STEAMBOAT WILLIE (1928)

No desenho que celebrizou o camundongo Mickey, o próprio Disney regeu a orquestra responsável pela trilha sonora e fez a voz do ratinho, criado no mesmo ano em duas animações mudas que passaram quase despercebidas. A estréia sonorizada impulsionou o personagem ao estrelato: em apenas um ano, Mickey ganhou mais 15 desenhos

PRIMEIRO DESENHO TRANSMITIDO PELA TELEVISÃO

O GATO FÉLIX (1930)

Lançado pelo americano Otto Messmer e pelo australiano Pat Sullivan, o risonho gato preto apareceu pela primeira vez na animação Feline Follies ("Folias Felinas"), de 1919. Félix foi o maior astro dos desenhos da era muda, mas não conseguiu sobreviver ao cinema sonoro. Apesar do fracasso nas telonas, a animação teve o privilégio de ser a primeira a ser transmitida pela televisão, em 1930

PRIMEIRO DESENHO COLORIDO

FLOWERS AND TREES (1932)

Em 1932, Disney foi à Technicolor, empresa que tinha criado um sistema para usar cores em filmes, e pediu-lhes exclusividade por dois anos. O primeiro resultado da parceria foi Flowers and Trees ("Flores e Árvores"), o pioneiro desenho colorido, que deu a Disney um Oscar no primeiro ano em que foi criado um troféu específico para celebrar a animação

PRIMEIRO LONGA DE ANIMAÇÃO

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (1937)

Além do título de primeiro longa-metragem, a animação é também considerada uma das mais belas da história. Para finalizá-la, 800 artistas produziram mais de 1 milhão de desenhos, dos quais cerca de 250 mil foram usados. A inovação foi um sucesso de público (em números de hoje, a bilheteria ultrapassaria 6 bilhões de dólares), e rendeu a Disney um Oscar especial, acompanhado por outras sete mini-estatuetas

PRIMEIRO DESENHO BRASILEIRO

SINFONIA AMAZÔNICA (1953)

O primeiro desenho brasileiro é um longa-metragem, dirigido por Anélio Lattini Filho. Para concluir o filme, o diretor demorou seis anos, trabalhando sozinho na elaboração de 500 mil desenhos e em todas as etapas da produção. Considerado pelos críticos uma obra-prima da animação nacional, o filme conta lendas folclóricas da região Norte do país

PRIMEIRO DESENHO EXUBIDO EM HORÁRIO NOBRE

OS FLINTSTONES (1960-1966)

A família pré-histórica de Bedrock foi criada em 1960 pelo estúdio Hanna Barbera, tornando-se a primeira série animada exibida em horário nobre na TV americana. A popularidade garantiu seis anos de duração às confusões de Fred, Wilma, Barney e Betty, além de inspirar a criação de Os Jetsons (1962), uma espécie de Flintstones do futuro

A SÉRIE ANIMADA MAIS DURADOURA

OS SIMPSONS (desde 1989)

Criada pelo desenhista Matt Groening, essa família maluca estreou em vinhetas nos Estados Unidos em 1987. Dois anos depois, Homer e companhia ganharam um série que já entrou em sua 15a temporada, com mais de 300 episódios produzidos. Transmitido em 70 países, o programa já levou para casa 18 prêmios Emmy, o mais prestigioso da TV americana

MAIOR BILHETERIA

O REI LEÃO (1994)

Somando as bilheterias do mundo todo, o filme faturou mais de 783 milhões de dólares, cifra que lhe dá o troféu de animação mais vista e de 11a bilheteria da história. Inspirada na peça Hamlet, do dramaturgo inglês William Shakespeare, a saga do leão Simba detém outro recorde, o de vídeo mais vendido de todos os tempos, com 55 milhões de cópias

PRIMEIRO DESENHO EM COMPUTADOR

TOY STORY (1995)

Dirigido por John Lasseter, o primeiro desenho animado feito totalmente em computador foi produzido em uma parceria entre os estúdios Disney e Pixar, a um custo de 30 milhões de dólares. O sucesso das aventuras do astronauta de brinquedo Buzz Lightyear credenciou os produtores a lançar uma seqüência bem-sucedida, Toy Story 2, de 1999". (http://mundoestranho.abril.com.br/cinematv/pergunta_286724.shtml)

 

===

 

Artigo publicado no Muskegon Chronicle (16.11.2007) sobre o imortal McCay: 

"Group considers ways to honor famous artist

By The Muskegon Chronicle

November 16, 2007, 9:44PM

He still is not a household name, but famed cartoonist/animator Winsor McCay no longer is the forgotten son of Spring Lake Village.

 
Animator Winsor McCay, whose work influenced the greats of the 1930s and 1940s, including Walt Disney and Walter Lantz.
 
 
Winsor McCay interacted with an on-screen dinosaur, Gertie, projected behind him on the stage. McCay and Gertie inspired an entire generation of animators. Not until the collaborative projects of Disney Studios in the 1930s was McCay's artistry rivaled in such films as Snow White.

Members of a committee organized by Spring Lake District Library to discuss possible ways to pay tribute to McCay and his work said Friday that considerable interest in the pioneering cartoonist and illustrator has been generated because of recent newspaper articles on him.

"We've made great strides rather quickly," Village Manager Ryan Cotton said. "You go back a year, and probably only two people in this room had heard of him. That's changing."

While McCay is well known worldwide, he had been largely forgotten in Spring Lake.

McCay, 1867-1934, spent his childhood in Spring Lake and is considered the founder of personality animation in the United States.

While attending Spring Lake's Union School, McCay impressed locals by drawing a detailed sketch on the blackboard of the sinking of the S.S. Alpena. The drawing was so good, it was photographed and copies were sold.

McCay eventually migrated to New York City to pen highly acclaimed cartoons for such newspapers as the New York Herald and The American. Later, he designed cartoons with characters that had true personalities, like "Gertie the Dinosaur," which recently was ranked by 1,000 professional animators as the sixth greatest cartoon. Other animated shorts by McCay included "How a Mosquito Operates" and "The Sinking of the Lusitania."

Famed animators Walt Disney and Walter Lantz credited McCay with influencing their careers. McCay's legacy is so highly regarded that the ASIFA (Association Internationale du Film D'Animation) -- Hollywood: The International Animated Film Society named its top Annie Award for lifetime achievement after Winsor McCay.

Through the efforts of area illustrators Kevin Collier and Aaron Zenz, the Spring Lake District Library is spearheading a movement to honor McCay.
 

On Friday, a committee organized through the library considered several ways to honor McCay, including:

• Approaching the state about a possible historic marker for McCay in the village.

• Using a small park to the west of the library that was the site of McCay's Union School for a McCay tribute -- possibly a statue of Gertie the Dinosaur that could be used as a playground structure.

• Establishing a scholarship in McCay's name that could be administered through a local foundation.

• Gathering historical McCay documents for a permanent collection at the Spring Lake District Library.

• Tying McCay's achievement to those of silent film actor Buster Keaton, who spent time in Muskegon's Bluffton area.

Collier, an artist for The Grand Haven Tribune, urged the committee to seriously consider the Union School site, because of its ties to McCay and because portions of the school foundation still can be seen.

"When I touched that foundation the other day, it came alive for me," he said. "It's about the last thing in town that remains of that time. If we could excavate around that foundation, you truthfully could say, 'That's where it began.'"

Spring Lake Township Supervisor John Nash urged the committee not to get too locked in on a particular site at an early stage. He said the Union School site is owned by the township and has been eyed for a parking lot or a possible expansion area for township hall. Nash also said he would like to see any tribute to McCay be "people driven rather than committee driven."

Committee Chairman Mark Miller acknowledged the committee probably has at least two years of work ahead of it". (http://blog.mlive.com/chronicle/2007/11/group_considers_ways_to_honor.html