Cem diferentes paixões por Manaus
Por Flávio Bittencourt Em: 15/12/2010, às 13H02
[Flávio Bittencourt]
Cem diferentes paixões por Manaus
Uma nova coletânea de relatos traz estórias contadas por empresários, políticos, profissionais liberais, músicos e outras pessoas que fazem parte da história da cidade, gente muito fina do país e do exterior.
"Em outubro último houve o transcurso do centenário do Bombardeio de Manaus (1910) [AGRESSÃO MILITAR-FEDERAL, COM CANHÕES DE NAVIO DA MARINHA ATIRANDO CONTRA A CIDADE (como de resto houve, também, em Salvador, Bahia, LÁ COM AINDA MAIS MORTES DE POPULARES INOCENTES, a propósito)], tendo sido o responsável pelo atentado ao povo manauara o tiranete Pinheiro Machado, que 'mandava e desmandava' no Brasil. No próximo sábado, se Deus assim permitir, estará neste espaço webjornalístico a matéria 'Outubro de 1910: o covarde e homicida bombardeio de Manaus, Amazonas"
(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")
(http://palavradofingidor.blogspot.com/2009_01_01_archive.html)
"1975, lançamento de Faturação do ócio, de Jorge Tufic. [O PADRE E PROF.] L. Ruas discursa ao pé do mulateiro [NA PRAÇA DA POLÍCIA, EM MANAUS], árvore-símbolo do Clube da Madrugada. Atrás dele, de paletó, Luiz Cabral e Tufic. Ao seu lado, de perfil, Aluísio Sampaio"
http://palavradofingidor.blogspot.com/2009_01_01_archive.html
Larissa Ramos [AMAZONENSE DE MANAUS] é coroada
Miss Terra nas Filipinas [EM 2009]
Foto: EFE
"Bela Praia Morena - Ponta Negra - Foto: Alexandre Pereira"
(http://www.banstur.com.br/galeria/manaus_am.htm)
"(...) Manaus, terra poderosa e amável que nos serviu de berço e
a cujo futuro promissor faço os meus mais ardentes votos".
(AGNELLO BITTENCOURT, FECHO DO LIVRO Fundação de Manaus:
pródromos e sequências, 2 edições, ilustrações: Moacir Andrade;
segunda edição: Editora Valer)
15.12.2010 - Cem relatos sobre Manaus formam um conjunto textual considerável - De acordo com a jornalista Síntia Maciel, de A Crítica, "(...) A publicação traz relatos de empresários, políticos, profissionais liberais, músicos, entre outras pessoas que fazem parte da história da cidade, sejam elas de outras regiões do País, bem como do exterior. As histórias foram relatadas pelos jornalistas Gerson Severo Dantas, Leandro Prazeres, Ana Célia Ossame, Cesar Augustus Coelho e Lucy Rodrigues. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo Antonio Lima. A coordenação editorial ficou por conta do jornalista Diamantino Júnior. (...)". (Há exatos cem anos o governador do Amazonas era o Coronel Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt, bisavô do responsável por esta Coluna "Recontando..." e o prefeito de Manaus era o Professor Agnello Bittencourt, seu avô paterno.) F. A. L. Bittencourt
A CRÍTICA online (HOJE):
"Livro mostra 100 diferentes paixões por Manaus
Publicação apresenta relatos de pessoas que fazem parte da história da cidade, sejam elas de outras regiões do País ou mesmo do exterior
Manaus, 15 de Dezembro de 2010Síntia Maciel
O livro, de acordo com o conselheiro editorial da Editora Cultural da Amazônia, Rodrigo Araújo, surgiu a partir da receptividade do público leitor, em relação ao Caderno Especial, de A Crítica, publicado no último dia 24 de outubro, em comemoração aos 341 anos de Manaus.
“Como muitas das histórias eram bastante interessantes, resolvemos edita-las em um livro, e acabamos fechando em um número exato de 100 pessoas”, salienta Rodrigo.
A publicação traz relatos de empresários, políticos, profissionais liberais, músicos, entre outras pessoas que fazem parte da história da cidade, sejam elas de outras regiões do País, bem como do exterior.
As histórias foram relatadas pelos jornalistas Gerson Severo Dantas, Leandro Prazeres, Ana Célia Ossame, Cesar Augustus Coelho e Lucy Rodrigues. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo Antonio Lima. A coordenação editorial ficou por conta do jornalista Diamantino Júnior.
“O livro retrata Manaus em vários períodos, a partir da visão de pessoas distintas, o que o transforma num rico material histórico sobre a nossa cidade”, destaca Araújo.
Ainda de acordo ele, como outras boas histórias surgiram após a publicação desta primeira edição, é possível que um segundo livro sobre o tema seja lançado em 2011, pela Editora Cultural da Amazônia.
Com uma tiragem inicial de mil exemplares, o livro de 216 páginas será comercializado ao preço de R$ 39, na noite de lançamento. O evento terá entrada gratuita".
(http://acritica.uol.com.br/manaus/Livro-mostra-diferentes-paixoes-Manaus_0_389961147.html)
ASSINE A CRÍTICA,
jornal que não pode faltar
na casa do amazonense ou
de quem é simpatizante por aquela
verdadeira CAUSA PATRIÓTICA E
ECOLÓGICA (ecopatriótica, portanto)!