Cunha e Silva Filho


                          No início dos anos sessenta do século passado, tive os primeiros contatos - diria -, indiretos, com essa figura de intelectual de primeira grandeza, que é Celso Barros Coelho. Havia um jornal, dos mais conhecidos de Teresina, para o qual, através de papai, mandava meus artigos juvenis sobre literatura brasileira e até tentativas de ensaiar textos ficcionais. Nesse jornal, havia um página dedicada a literatura – que luxo para aquela época! – e nela pontificavam alguns intelectuais já respeitados pela sua atuação nos meios culturais piauienses. O professor Celso Barros era um deles. Lia seus artigos, e confesso que, por ser eu muito imaturo ainda, alguns deles não conseguia entender bem, em razão do seu elevado nível de exposição. Mas, escrever ao lado de figuras já representativas do mundo das letras e da cultura piauienses, já me deixava envaidecido nos meus dezessete anos.
                        Outras informações a respeito dele  vieram de meu pai. Lembro-me até de um fato: numa manhã, em Teresina, quando eu já não mais morava nessa cidade e ali estava a passeio em visita a meus pais, o professor Celso Barros, dirigindo seu carro pela Avenida Frei Serafim, e vendo que papai e eu estávamos caminhando pela calçada em direção ao centro da cidade, nos deu uma carona até uma das ruas em que deveríamos ficar. Meu pai e ele conversaram um pouco sem que eu tomasse parte mais ativa no diálogo.Falaram, entre outras coisas, sobre línguas estrangeiras e me recordo de que o professor Celso Barros lhe dissera que gostava de italiano. Naturalmente papai lhe fizera alguma referência ao meu gosto por línguas estrangeiras.Daí, talvez o comentário do professor Celso Barros.
                     Com o tempo, fui conhecendo mais o papel influente que esse maranhense de Passos Bons desempenhava na vida cultural piauiense. O tempo foi passando e minha admiração por esse piauiense de coração foi aumentando. Li alguns textos dele sobre Da Costa e Silva, que, inclusive, fazem parte da bibliografia dacostina no meu livro Da Costa e Silva: uma leitura da saudade (1996) Me refiro a seus ensaios sob o título Três poetas de sua terra, Brasília, Câmara dos Deputados, Centro de Documentação e Informação, 1984). Li outros textos seus nas  áreas de direito, filosofia, mas, confesso, li sobretudo seus trabalhos no domínio ensaístico-literário. Aos poucos, fui compondo o meu juízo intelectual desse estudioso maranhense/piauiense, e, dada a abrangência de sua larga produção, distribuída entre vários domínios da cultura, não tenho dúvida em reafirmar ser ele um dos nomes mais significativos da cultura piauiense contemporânea.
                  Não por simples julgamento apressado, mas porque Celso Barros Coelho tem a seu favor um invejável currículo, dividido em áreas como, entre outras, literatura, direito, história, filosofia, ou seja, campos de atuação intelectual que só as individualidades de sólida formação humanística podem nelas se sentir à vontade para estabelecer diálogos fecundos com a cultura universal.
                 Faço esses breves comentários, ainda tão distantes das potencialidades desse escritor, a fim de aproveitar neste artigo para saudá-lo como autor de mais uma obra que me vem revelar uma  outra faceta da  sua múltipla atividade de notável publicista: o memorialista.  Aludo ao seu mais recente livro, Pastos Bons: tempo de memória. ( Imperatriz, MA.:Ética, 2009., 163 p.), com   elucidativa introdução e apresentação de João Renôr Ferreira de Carvalho e bem escritas "orelhas" de Adalberto Franklin.  

                  Pastos Bons: tempo e memória, antes de tudo, é uma obra deliciosa, que encanta e ensina - trabalho de amor e de afeto. Livro saído do coração, em estilo que prima por um traço estilístico forte no autor, a originalidade de saber escrever, de encontrar aquele equilíbrio entre clareza e pensamento, entre concisão, correção e fluência, qualidades - diria -, só conseguidas por uns poucos eleitos, isto é, aqueles escritores  em que o tempo e o estudo são decisivos na plasmação daquela forma de escrita fluente e ao mesmo tempo elegante. Assim vejo a escrita de Celso Barros, escrita que não oculta ao leitor atento o trabalho de estilo e forma literárias, fruto das lições de grandes autores do passado combinadas e atualizadas com as dos autores do presente, resultando num estilo moderno e criativo Celso Barros escreve num nível estético com plena autonomia da construção sintática. E essa excelência,reafirmo,  só o tempo e os estudos podem conseguir. Forma de linguagem e pensamento nele se unificam para o ato da criação literária, seja na complexidade dos assuntos tratados, seja no exemplo da obra que ora lança, nos temas da sua memória afetiva, brotada do sentimento da saudade da infância e da rememoração, em idade ideal, de fatos e acontecimentos que lhe ficaram indelevelmente associados à sua experiência em idade mais avançada.
               O binômio que está no subtítulo de recente livro explicita, por si mesmo, as duas vertentes em que se divide e ao mesmo tempo se une: a memória centrada na meninice de sua querida terra natal, revisitada depois de tanto tempo, Passos Bons, e o tempo, que lhe serve de veículo para recuperar proustianamente aquela idade da história de cada homem. 
             Na realidade, tudo circula tematicamente para justificar a rememoração, para a revivescência do que lhe ficou atrás, dentro daquele princípio comum de “recordar é viver”.   E Celso  Barros  o faz com a delicadeza do espírito no que este tem de mais terno e de mais saudoso.
             Por isso, nas crônicas em que se volta para o passado, para o coração de sua infância, ali tem a forma mais lídima de explicar, de narrar, de contar, de observar temporalmente. E relembra, então, seus familiares, seus lugares queridos de Pastos Bons Recorda, na crônica”Heloísa – minha professora” a figura imarcescível de sua amada professora Heloísa, que lhe imprimirá marcas eternas no seu mundo interior, a ponto de colocar a figura de Heloísa num plano sentimental de natureza platônica, espiritualizada, chegando a compará-la à Virgem da Roca, de Da Vinci. Nas seis crônicas tematizando a infância, além da já citada, “A igreja de São Bento”, “Monólogo de um cego”,“Pequeno Memorial”, “Olho d’água de São Bento”, “A igreja de São Bento, o autor mergulha fundo nos tempos mais felizes de sua existência, nos quais cada detalhe, cada lugar, ou pessoa, ou monumento, ou templo, ou a natureza no passado passam a ter lugar privilegiado no seu universo de adultos e sobretudo na sua idade da sabedoria. Nada é esquecido, tudo se faz presente.

           É a transfiguração das coisas dos homens e da paisagem para um plano da transcendência, que é o da saudade. Não posso me furtar a dizer que, embora todas as crônicas em conjunto sejam significativas no livro, as de que mais gostei foram essas seis. Todas essas crônicas falam do passado na medida certa do contar, do expor e do narrar. Não dizem o excesso nem dizem o de menos. Por isso são todas lapidarmente concisas e não cansam o leitor com divagações desnecessárias.
          O livro se compõe de 6 capítulos, todos estes precedidos de uma análise apreciativa de cada tema ventilado a cargo do professor João Renôr Ferreira de Carvalho, que introduz o leitor no contexto histórico-social-afetivo-cultural de cada crônica de Celso Barros. Convém lembrar ao leitor que todas as crônicas foram originariamente publicadas no jornal Pastos Bons, periódico criado pelo próprio Celso Barros Coelho em 2003, sendo que, dois anos depois, esse mesmo intelectual resolveu fundar também uma Academia, com o sugestivo nome de Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons. A se ver pela denominação dessa Academia, sua meta ultrapassa os limites em geral das academias meramente com fins literários. Essa, não, visa à defesa dos temas ecológicos e históricos. Portanto, tem finalidades mais ambiciosas, porque passa a ser uma espécie de fórum privilegiado para levantar bandeiras em defesa de momentosos problemas nacionais, não apenas regionais.
         As demais crônicas do volume enfocam temas diversos ligados principalmente ao estado do Maranhão e particularmente a Pastos Bons, à história, à literatura, à política, à ecologia. O volume, a par disso,  insere     um discurso  do autor  proferido, em Pastos  Bons, em  2005, por ocasião da  instalação da  Academia  de Letras, História e Ecologia da Região  Integrada de Pastos Bons. 

         Entretanto, há uma espinha dorsal permeando todos esses trabalhos: Celso Barros, em quase todos eles, se revela um intransigente defensor dos valores humanos – ele próprio um humanista por formação intelectual e por princípios e convicções morais, dos quais não se afasta um milímetro a fm de preservar a sociedade e o mundo dos males provocados pela tempos modernos, como a destruição das nossas tradições culturais, do nosso patrimônio histórico,  da nossa natureza, dos  nossos rios, enfim de todos essas mazelas que o nosso país ainda não se dispôs em debelar para o bem do homem e da sociedade. Numa crônica das melhores do volume, chamada “O compromisso da Academia”, o ilustre professor de direito civil dá exemplo de seu incondicional papel de defensor do que representa o substrato do passado simbolizado  pelas academias, não vendo nelas nenhuma forma de retrocesso, mas antes uma forma até democrática de levar adiante objetivos ligados à defesa da cultura e da preservação e valorização de um presente não dissociado do passado.
        Há um trecho dessa crônica que considero admirável pela força que seu verbo imprime ao seu pensamento voltado para a exaltação dos atributos inerentes a uma instituição acadêmica, e particularmente para a sua Academia de Letras, História e Ecologia de sua a querida Pastos Bons : “O compromisso das letras nos leva a um mundo de ficção. Nesse território penetremos sem a angústia da servidão humana, pois para ele levamos a esperança da libertação ...”(p.135).
       Pastos bons: tempo e memória ainda inclui um brilhante discurso de Dom Franco Masserdotti, que é uma aula de ecologia e de amor à ecologia e de exemplo de um sacerdote estrangeiro perfeitamente sintonizado com as causas da defesa da natureza e da preservação da saúde do planeta Terra. A obra, além disso, inclui dados biobibliográficos do organizador e do apresentador do volume, o professor João Renôr, assim como uma bem planejada biobibliografia do autor preparada por  Celso Barros Coelho Neto e Karine Campelo de Barros, respectivamente, neto e filha do autor.