[Flávio Bittencourt]

Causos manauaras, recontados por Antônio Carlos Júnior

Episódios curiosos do cenário do Largo São Sebastião, no Centro de Manaus (Estado do Amazonas, Brasil) - onde se situam, por exemplo, o TEATRO AMAZONAS, o BAR DO ARMANDO e O TRENZINHO DO PROFESSOR MÁRIO YPIRANGA -, estão reunidos em livro.

 

 

  

 

 

 

 

 

"GLOBO ESPORTE - 16/10/2009 - 17:11:00

Gana se vinga de 93 e conquista título em cima do Brasil

Souza, Maicon e Alex Teixeira perdem cobranças e seleção brasileira é vice. (...)"


Alan Kardec tenta dominar a bola pela seleção brasileira na final no Cairo

(http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?em=3&n=465950&p=2)

  

 

 

 

 
 

 

 

 

 

  

 

 

Allan Kardec, founder of a major spiritualist movement(http://www.randi.org/encyclopedia/Kardec,%20Allan.html)

 

 

 

 

 

"SINCERAMENTE, NÃO ACREDITO QUE UMA PLATEIA LOTADA DE FANTASMAS

TENHA IRROMPIDO, UM DIA, EM PALMAS, UIVOS DE ACLAMAÇÃO, GRITOS

DE '- Bravo!' E PEDIDOS DE BIS, NO AUDITÓRIO DO INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO

DA CAPITAL AMAZONENSE, mas acho que esporádica - e alternadamente - um morto ilustre 

profere um discurso fenomenal, por lá"

 

(O RESPONSÁVEL POR ESTA COLUNA "Recontando...")

 

 

 

 

 

Rev. VEJA

EDIÇÃO ESPECIAL - GUIA 2007 - DEZEMBRO DE 2006 - "O MELHOR DO BRASIL"

"MANAUS - RESTAURANTES

Bares

Botecos

Altas Horas
O bar abre para a happy hour, mas a agitação segue noite adentro. Os lugares mais disputados são as mesas na calçada e na praça em frente. Para petiscar, a sugestão é o pastel de pato no tucupi (R$ 13,50 a porção).
Rua Altair Severiano Nunes, 10 A, Parque Dez (...).


Bar do Armando: boteco com o charme do centro de Manaus

Bar do Armando
Das mesas na calçada, tem-se a vista do centenário Teatro Amazonas. O português Armando, proprietário do bar, acompanha de perto a montagem do famoso sanduíche de pernil temperado com limão (R$ 4,50).
Rua Dez de Julho, 593, Largo de São Sebastião, centro (...)".

(http://veja.abril.com.br/especiais/brasil_2006/p_082.html)

 

 

 

 

18.4.2011 - Há estórias de fantasmas que residem no - ou visitam o - Teatro Amazonas, em Manaus - Mas há uma estória [HÁ ALGUMAS DÉCADAS CAÍDA NO DOMÍNIO PÚBLICO (*)] relativa ao Instituto Geográfico, segundo a qual teria havido ali uma reunião de fantasmas, uma vez que palmas de plateia lotada (a sede do IGHA não fica na Praça São Sebastião, mas na Rua Bernardo Ramos, em frente à sede da Maçonaria Simbólica, também no Centro) teriam sido ouvidas OU POR ALGUÉM QUE TEVE UMA ALUCINAÇÃO AUDITIVA, OU POR UM(A) GRANDE MENTIROSO(A) [NÃO É O CASO DE ARLINDO AUGUSTO DO SANTOS PORTO, QUE, QUANDO OCUPAVA O CARGO DE PRESIDENTE DO IGHA, CONCEDEU UMA PRUDENTEMENTE NÃO-CONCLUSIVA ENTREVISTA SOBRE A POSSIBILIDADE DE TER ACONTECIDO OU NÃO O ESPETACULAR FENÔMENO ESPIRITUALISTA-KARDECISTA NAS DEPENDÊNCIAS DO INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DO AMAZONAS], ou, ainda, por pessoa que não tem alucinação, nem é acometida de "síndrome de Pinóquio": NESSE CASO, UMA SÉRIE DE CIENTISTAS DO PASSADO, SEM CARNE - E SEM OSSO -, TERIA descido PARA, ESPIRITICAMENTE, SE MANIFESTAR ANIMADAMENTE - aplaudindo um fabuloso discurso de um grande confrade ou visitante nacional ou estrangeiro - NAQUELA TRADICIONAL CASA DE CIÊNCIA E CULTURA DE MANAUS.  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

(*) - Menção em livro publicado, tendo sido ouvido, sobre o fenômeno - e fotografado, explicando ou não-explicando aquilo que, em certo dia, no auditório do Instituto teria acontecido (ou não) - o ex-presidente do IGHA, ex-deputado federal trabalhista [QUE PERMANECEU ABSURDAMENTE PRESO - porque lutava pelos interesses do povo trabalhador do Amazonas, ao apoiar o governo (do pres. João Goulart)  que foi derrubado por infeliz quartelada de medonhos gorilas da extrema-direita entreguista do País - E FOI CASSADO POR DEZ ANOS PELA DITADURA MILITAR DE 1964] e ex-secretário de Administração (governo Gilberto Mestrinho) Dr. Arlindo Augusto dos Santos Porto (autor de, entre outras obras, sobre o saudoso etnólogo Manoel Nunes Pereira, Nunes Pereira: o cavaleiro de todas as madrugadas do universo [1993]): === EM EDIÇÃO === [AQUI SERÁ MENCIONADO O TÍTULO DO LIVRO ONDE CONSTA ENTREVISTA SOBRE OS FANTASMAS DO IGHA, CUJO PESQUISADOR - que não é brasileiro - CITA O DR. A. A. S. PORTO, este pesquisador que presidiu o Instituto (há foto de Arlindo Porto reproduzida nessa obra não-científica sobre mistérios e lendas da Amazônia, publicada há mais de uma década)]. 

 

 

 

 

ARLINDO PORTO, QUE FOI DEPUTADO FEDERAL

PELO PTB DO AMAZONAS, TENDO SIDO PRESO

E CASSADO PELO REGIME MILITAR DE 1964:

ESCREVEU UM LIVRO SOBRE O ETNÓLOGO

MARANHENSE-AMAZONENSE NUNES PEREIRA

CUJO CONTEÚDO SERÁ TRANSCRITO

INTEGRALMENTE NESTA COLUNA, DESDE

QUE HAJA AUTORIZAÇÃO PARA TANTO

(uma vez que a obra ainda não caiu no

domínio público);

FOTO REPRODUZIDA EM:

http://catadordepapeis.blogspot.com/search/label/Bombeiros%20Volunt%C3%A1rios

 

 

 

 

"Agenda Cultural Saraiva Megastore Manaus

 


 


 
 
 
 
Confira a programação do Mês de Abril

 

 

1/4, sexta-feira, 19h30

Papos & Ideias A poesia brasileira contemporânea: a enigmática obra de Orides Fontela, com alunos do Instituto Denizard Rivail

Alunos do ensino médio do Instituto de Educação Denizard Rivail farão homenagem ao poeta Orides Fontela com sarau, exposição de fotos, dança e canto.

2/4, sábado, 17h (...)".
 

 

 

 

CONSTA NO ÓTIMO PORTAL MANAUS MAIS:

" ‘Causos’ do Largo São Sebastião viram livro


16/03/2011 

Causos misteriosos e divertidos que têm unanimemente como cenário o Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, estão reunidos na obra ‘Dos fantasmas ao tacacá – uma visão sobre o Largo’.

O livro-reportagem de Antonio Carlos Junior será lançado, com sessão de autógrafos, nesta sexta-feira,  às 19h30 [EVENTO ACONTECIDO NO MÊS PASSADO (mar. / 2011), MAS O LIVRO PODE SER ADQUIRIDO NA LIVRARIA ONDE HOUVE O LANÇAMENTO, EIS QUE AINDA NÃO ESTÁ ESGOTADO, FELIZMENTE], na livraria Saraiva MegaStore.

Depoimentos de cerca de dez personagens ligados direta e indiretamente à principal praça da cidade serviram como base para a composição do livro, que tem 80 páginas divididas em seis capítulos. “A produção traz o depoimento de pessoas que têm uma identificação forte ou uma relação diária com o local”, comentou Antonio Carlos Junior, que estreia na cena literária amazonense.

Entre os personagens da obra estão o português Armando Soares, proprietário do popular ‘Bar do Armando’, e Joaquim Caldas, funcionário por 24 anos do Teatro Amazonas, que exerceu diversas funções, inclusive a atividade de iluminador. “O lado alegre é dado por Seu Armando, que traz histórias sobre o carnaval e a Banda da Bica. Já o tom sobrenatural fica por conta da história de Caldas sobre os fantasmas do teatro”, disse.

A obra traz ainda os relatos dos historiadores Joaquim Melo e Otoni Mesquita, que expõem um paralelo entre as vivências deles com o Largo e o que aprenderam na faculdade de História, misturando presente e passado, segundo Antonio Carlos Junior. “Traço um perfil completo do Largo, como se fosse uma pessoa, através das histórias da vivência dos entrevistados, que podem ser ou não fábulas”, disse o escritor, que também é ator, jornalista e roteirista.

Personagem

Inserido por causa da observação do escritor, o ‘Homem da Bengala’ é abordado no último capítulo do livro. “Percebi que ele sempre estava sentado no mesmo banco da praça e horário, por isso virou mais um personagem”, contou. Também pode ser conferida na obra a reportagem ‘Silvino Santos – o pioneiro esquecido’, selecionada no concurso ‘Rumos Itaú Cultural’, em 2007, e que foi o ‘pontapé’ para o projeto da obra, contemplada pelo edital 2009 do Programa de Incentivo à Cultura (Paic), da ManausCult.

Para encerrar o evento, a cantora Elisa Maia canta na sessão de autógrafos. A  ex-vocalista da banda Jhonny Jack Mesclado, prima de Antonio, vai mostrar um repertório com muito soul e MPB.

Fonte: D24am.com"
 
 
 
 
 
LEIA O LIVRO Dos fantasmas ao tacacá – uma visão sobre o Largo,
DE ANTÔNIO CARLOS JÚNIOR.
 
ACESSE, SEMPRE QUE LHE FOR POSSÍVEL, O PORTAL MANAUS MAIS:
 
 
PARA MANTER-SE BEM INFORMADO - e ler as reportagens sobre
cinema brasileiro e mundial produzidas por ISABELA BOSCOV -
ASSINE A REVISTA VEJA (ED. ABRIL, SÃO PAULO-SP)