[Flávio Bittencourt]

Catch as catch can é luta de captura ou luta de agarrar

Há 45 anos, perguntado sobre o que significava 'TELECATCH ', o escritor amazonense Ulysses Bittencourt respondeu que a expressão queria dizer "CATCH AS CATCH CAN televisionado".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.skoob.com.br/livro/18338-a-caminho-de-wigan)

 

 

 

 

 

"Catch as catch can? MAS O QUE SIGNIFICA CATCH AS CATCH CAN?"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

 

"MAS QUEM É QUE NÃO SABE QUE CATCH AS CATCH CAN É, SIMPLESMENTE...

wrestling de Lancashire? NEM MAIS, NEM MENOS: WRESTLING DE LANCASHIRE, ORA."

(IDEM)

 

 

 

 

"NÃO É DIFÍCIL QUE SE CHEGUE À QUASE ÓBVIA CONCLUSÃO

DE QUE O wrestling de Lancashire É O catch wrestling. ATÉ MESMO

QUEM NÃO SABE O QUE É catch as catch can CHEGARIA,

PELA VIA DA DEDUÇÃO LÓGICA, À CONCLUSÃO DE UM

RACIOCÍNIO POR ASSIM DIZER INTRA-LINGUAGEIRO

E INTERNO-DIALÓGICO, que, prosaico, solenemente

desliza rumo ao banal, ao logicamente banal, natural-mente"

(IBIDEM)

 

 

 

 

"Quando uma resposta chega de uma forma um tanto obscura, em vez de o perguntador crivar o respondedor de novas perguntas, às vezes, aquele - o perguntador - anota a resposta para ir fazer uma pesquisa em outras fontes, imaginando que uma segunda pergunta pode gerar nova resposta construída de forma ainda mais hermética"

(O RESPONSÁVEL POR ESTA COLUNA "Recontando...")

 

 

 

 

 

 

1903 Catch-as-Catch-Can Match with technique commentary [EM LEGENDAS, filme mudo],

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=6VvsiDFLG_o&feature=related

 

 

 

 

Ted Boy Marino,

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=SSBizDBoCnE&feature=related

 

 

 

 

 

TELE-CATCH REIS DO RING 1ª PARTE,

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=x1p1GD2SaEg&feature=related

 

 

 

 

 

 

 

                            QUANDO SÃO HOMENAGEADOS OS PRATICANTES DA

                            NOVA LUTA LIVRE NACIONAL (BRASIL)

                            ["NOVO WRESTLING BRASIL", como os especialistas a

                           denominam, ou seja, o CATCH AS CATCH CAN BRASILEIRO],

                            - ESPECIALMENTE O LUTADOR QUE INTERPRETAVA O PAPEL DE VERDUGO,

                            O LUTADOR TED BOY MARINO E

                            O LUTADOR RASPUTIN -,

                            DO PASSADO E DO PRESENTE,

                            TODAS AS PESSOAS QUE PARTICIPARAM DAS

                            TRANSMISSÕES DO PROGRAMAS DE TELECATCH E

                            A SAUDOSA MEMÓRIA DE MEU PAI,

                            DR. ULYSSES UCHÔA BITTENCOURT,

                            QUE CONHECIA O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO

                            (ENTÃO FANTÁSTICA E ESOTÉRICA, PARA MIM) 

                            CATCH AS CATCH CAN

 

 

 

 

 

21.6.2011 - Há 45 anos, perguntado sobre o que significava 'TELE-CATCH ', o escritor amazonense Ulysses Bittencourt respondeu, banalmente, que a expressão queria dizer "CATCH AS CATCH CAN televisionado" - Catch as catch can, a luta.  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

"Catch wrestling

Catch wrestling
Catch wrestling
Técnica de catch wrestling[n 1]
Informação geral
Outros nomes Catch as catch can
Prática Esporte de combate
Foco Agarramentos
Dureza Contato pleno
Local de origem  Reino Unido
Estilos relacionados
Parentesco Wrestling de Lancashire[1]
Collar-and-elbow
Rough and tumble
Arte(s) descendente(s) Freestyle wrestling
Wrestling colegial
Shoot wrestling
Outras informações
Esporte olímpico Não
Praticantes notórios Farmer Burns
Frank Gotch
Kazushi Sakuraba
Ken Shamrock
Josh Barnett
Linha do tempo das artes marciais  · Lista de artes marciais  · Projeto Artes Marciais

Catch wrestling (lit. luta de captura ou luta de agarrar) é um estilo de wrestling tradicional que se desenvolveu e popularizou no final do século 19 pelos lutadores do carnaval itinerante, que tem incorporado submission holds, ou "hooks", em sua luta para aumentar sua eficácia contra os seus adversários.

O catch wrestling deriva de vários estilos diferentes, o estilo inglês de wrestling de Lancashire (catch-as-catch-can),[1] o collar-and-elbow irlandês, a luta greco-romana, os estilos do subcontinente indiano como o pehlwani, e os estilos iranianos como o varzesh-e pahlavani.[2]

A formação de alguns lutadores modernos de submission wrestling e artes marciais misturadas é fundamentada no catch wrestling.

Índice

História

O catch-as-catch-can (wrestling de Lancashire) inicialmente teve proeminência como um esporte amador praticado pelos mineiros de carvão em Lancashire, Inglaterra, tendo particularmente um epicentro de popularidade na cidade de Wigan.[3]

O catch wrestling foi mais popular, com os carnavais nos Estados Unidos da América durante o século 19 e início do século 20. Os lutadores do carnaval desafiavam os habitantes locais como parte do "show atlético" do carnaval e os moradores tinham sua chance de ganhar um prêmio em dinheiro se eles conseguissem derrotar o homem forte do carnaval por um pin ou uma submissão. Eventualmente, os lutadores do carnaval começou a se preparar para o pior tipo de luta desarmada, com o objetivo de acabar a luta com qualquer morador local, por mais difícil que fosse, de forma rapida e decisiva por submissão. Um hook era uma submissão técnica, que poderia terminar o combate em poucos segundos. Como os lutadores carnaval viajavam muito, eles se encontravam com uma variedade de pessoas, aprendendo e utilizando de técnicas de várias outras discipinas de wrestling tradicional, muitas dos quais eram acessíveis devido a um enorme afluxo de imigrantes nos Estados Unidos durante esta época.

Competições de catch wrestling também se tornaram imensamente populares na Europa, envolvendo a preferência dos campeões nacionais de wrestling indiano Grande Gama, Imam Baksh Pahalwan e Gulam da Índia, o campeão mundial dos pesos pesados búlgaro Dan Kolov, o campeão suíço John Lemm, os americanos Frank Gotch, Ralph Parcaut, Ad Santel, Ed Lewis e Benjamin Roller, Mitsuyo Maeda, do Japão, e o estoniano Georg Hackenschmidt. Viajando, lutadores e torneios europeus reuniram uma variedade de disciplinas de wrestling tradicional, incluindo a variedade indiana pehlwani, o judô e o jujutsu do Japão, entre outros. Cada uma dessas disciplinas contribuíram para o desenvolvimento do catch wrestling da sua própria maneira.[4]

O impacto do catch wrestling no wrestling amador moderno também está bem estabelecido. No filme Catch: The Hold Not Taken, o norte-americano Dan Gable, medalha de ouro olímpico, fala que quando ele aprendeu a lutar como amador, o estilo era conhecido localmente (em Waterloo, Iowa) como catch as catch can. A tradição do wrestling de Iowa está enraizada no catch wrestling, sendo Farmer Burns e seu aluno Frank Gotch conhecidos como os avôs de wrestling em Iowa. O catch wrestling evoluiu para o estilo tradicional americano e o freestyle wrestling internacional.

Características

É um estilo agressivo de luta que utiliza wrestling em combinação com joint locks e estrangulamentos para alcançar o resultado desejado. O objetivo do praticante de catch wrestling é utilizar suas habilidades de wrestling para levar o adversário para o chão, onde utilizará o controle de solo ou uma submissão para subjugá-lo. O praticante de catch wrestling vai tentar fazer isso o mais rápido possível.[2]

A frase de Lancashire "catch as catch can" (lit. pegue como puder pegar) é geralmente entendido como "catch (a hold) anywhere you can" (lit. pegue (um apoio) em qualquer lugar que você puder). Em conseqüência disso, as regras do catch wrestling eram mais abertas do que sua contraparte greco-romana, que não permite agarramentos abaixo da cintura. Catch wrestlers podem ganhar uma partida por qualquer submissão ou pin, e a maior parte dos combates eram decididos com as duas melhores de três quedas. Freqüentemente, mas nem sempre, o estrangulamento era proibido. Assim como nos dias de hoje, "tapping out" significa uma concessão, no auge do catch wrestling rolamentos para as próprias costas também podiam significar a derrota. Frank Gotch ganhou muitos combates, forçando o adversário a rolar sobre as próprias costas com a ameaça de seu apoio.[5]

Muitas das novas técnicas surgiram do cruzamento de intercâmbios culturais com os proponentes do jiu jitsu.[6]

As regras do catch wrestling mudavam de local para local. Partidas contestadas com apostas nas minas de carvão ou em campos de extração de madeira favoreciam vitórias por submissão (onde não havia absolutamente nenhuma dúvida sobre quem foi o vencedor), enquanto combates profissionalmente reservados e competições amadoras favoreciam pins (atendendendo principalmente aos fãs pagantes mais requintados).

Artes marciais

Judô

Apesar do catch wrestling normalmente não incluir chutes e socos, ele é creditado como uma das três disciplinas envolvidas na série de confronto transcultural do século 20 dos estilos de artes marciais, que ocorrem entre o lutador americano de catch wrestling Ad Santel e o japonês Tokugoro Ito, faixa preta de quinto grau em judô.

O combate, ocorrido em 1914, foi entre os dois principais representantes de seus respectivos ofícios, Santel era Campeão Mundial dos Meio Pesados em catch wrestling enquanto Ito alegou ser o Campeão Mundial de Judô. Santel derrotou Ito e proclamou-se Campeão Mundial de Judô.

A resposta do Kodokan de Jigoro Kano foi imediata e veio na forma de outro lutador, faixa preta de quarto grau, Daisuke Sakai. Santel, no entanto, novamente derrotou o representante de Judô Kodokan. O Kodokan tentou impedir o golpe recebido, enviando homens como o faixa preta de quinto grau Reijiro Nagata (que Santel derrotou por nocaute técnico). Santel também empatou com o faixa preta de quinto grau Hikoo Shoji. Os desafios pararam depois que Santel desistiu da alegação de ser o Campeão Mundial de Judô em 1921, a fim de prosseguir uma carreira no wrestling profissional em tempo integral. Embora Tokugoro Ito vingou-se da derrota para Santel com um estrangulamento,[n 2] os representantes oficiais Kodokan mostraram-se incapazes de imitar o sucesso de Ito. Assim como Ito foi o único judoca japonês à superar Santel, Santel foi ironicamente o único ocidental catch wrestler que se tem registrada uma vitória sobre Ito, que também regularmente contestava outros estilos de luta.

O impacto dessas apresentações sobre o Japão foi imensa. Os japoneses ficaram fascinados com a forma europeia de catch wrestling, e um fluxo constante de lutadores japoneses viajaram para a Europa, a fim de participar de vários torneios ou para aprender catch wrestling em escolas europeias, como na Snake Pit de Billy Riley em Wigan, Inglaterra.

Artes marciais misturadas

Karl Gotch foi um catch wrestler e um estudante da Snake Pit em Whelley, Wigan. No filme Catch: The Hold Not Taken, alguns lutadores que treinaram com Gotch em Wigan falam de seu fascínio com o estilo tradicional de wrestling de Lancashire, e como ele se inspirou para ficar e treinar no Snake pit de Billy Riley depois de experimentar seus efeitos em primeira mão durante um show profissional em Manchester, Inglaterra. Após deixar Wigan, que mais tarde passou a ensinar o catch wrestling à wrestlers profissionais japoneses em 1970, incluindo Antonio Inoki, Tatsumi Fujinami, Hiro Matsuda, Osamu Kido, Satoru Sayama (Tiger Mask) e Yoshiaki Fujiwara. A partir de 1976, um desses lutadores profissionais, Inoki, organizou uma série de lutas de artes marciais misturadas contra campeões de outras disciplinas. Isto resultou numa popularidade sem precedentes de um confronto de estilos de lutas no Japão. Seus combates apresentavam movimentos de catch wrestling como o mata-leão, cross arm breaker, seated armbar, indian deathlock e keylock.

Os alunos de Karl Gotch formaram a original Universal Wrestling Federation (Japão) em 1984 que deu origem aos combates no estilo shoot. O movimento UWF foi liderado por lutadores de catch wrestling e deu origem ao boom de artes marciais misturadas no Japão. O destaque de Wigan, Billy Robinson, logo depois começou a treinar lenda do MMA Kazushi Sakuraba. O catch wrestling formou a base da arte marcial japonesa shoot wrestling. O wrestling profissional japonês e a maioria dos lutadores japoneses do pancrácio, shooto e do já extinto RINGS, tem ligações com o catch wrestling. Randy Couture, Kazushi Sakuraba, Kamal Shalorus, Takanori Gomi, e Josh Barnett, entre outros lutadores de artes marciais misturadas, estudaram o catch wrestling como seu estilo de primáriio de submissão.[7]

O termo "no holds barred" (lit. sem rodeios) foi originalmente usado para descrever o método de catch wrestling prevalente em torneios de wrestling no final do século 19 onde "no wrestling holds" foram banidos da competição, indiferentemente de como eles podiam ser perigosos. O termo foi aplicado à combates de artes marciais mistaradas, principalmente com o advento do Ultimate Fighting Championship.[8]

Notas

  1. Imagem extraída de: Burns, Martin. Lessons in Wrestling & Physical Culture. [S.l.]: Farmer Burns School of Wrestling, 1913.
  2. "Ito jogou Santell sobre o ringue como um saco de serragem... Quando Ad tomou fôlego, o japonês o atacou como um leopardo e aplicou um estrangulamento. Santell deu um par de engasgadas, seu rosto ficou roxo e bateu no chão, o que significava que ele tinha desistido". - Howard Angus, Los Angeles Times, 1 de Fevereiro de 1917

Referências

  1. a b http://www.aspullolympicwrestlingclub.co.uk/international.htm
  2. a b História e Guia de Estilo do Catch Wrestling (em inglês). Martialarts.about.com (16 de Junho de 2010). Página visitada em 3 de Setembro de 2010.
  3. História do Aspull Olympic Wrestling Club (em inglês). Aspullolympicwrestlingclub.co.uk. Página visitada em 25 de Fevereiro de 2011.
  4. Catch Wrestling (em inglês). Francokickboxing.com. Página visitada em 2 de Março de 2010.
  5. Frank Gotch: World's Greatest Wrestler (em inglês). [S.l.]: William s Hein & Co, 1991. ISBN 0-89941-751-5
  6. Roosevelt, Theodore. 1919. Theodore Roosevelt's Letters to His Children: On Counting Days and Wrestling (em inglês) (24 de Fevereiro de 1905). Página visitada em 2 de Março de 2010.
  7. Randy Couture 'Se Afastando de uma Mentalidade de Jiu Jitsu' (em inglês). Página visitada em 20 de Março de 2010.
  8. Catch: The Told Not Taken - Documentário em DVD de 2005 (em inglês).