Cunha e Silva Filho*

        A recém-lançada obra do poeta e ficcionista gaúcho Carlos Nejar, História da literatura brasileira,: da carta de Pero Vaz de Caminha à contemporaneidade, não é apenas mais outro estudo e investigação de nossa história literária. É, porém, um alentado volume de mais de quinhentas páginas dedicadas a repensar criticamente cinco séculos de nossa história literária sob um ótica inovadora do ponto de vista de interpretação dos autores brasileiros ventilados.  

       Nejar não é um historiador de carreira, mas é um robusto observador da obra literária, um leitor íntimo e profundo do texto literário e que, ademais, sabe dialogar com desenvoltura e mesmo emoção com todas as literaturas e com o pensamento da cultura universal.


     Neste sentido, no livro o leitor, habituado a complexas introduções teóricas e abordagens acadêmicas recheadas de erudição, vai, ao contrário, defrontar-se com uma “Apresentação” e uma “Introdução” nas quais o que mais salienta é uma vigorosa aproximação do texto poético ou ficcional tendo por eixo central uma proposta de enfrentamento de leitura sob o viés do primado da linguagem, condição sine qua non de calibragem qualitativa da obra literária, de que não abre mão o historiador. No que concerne aos gêneros literários, o autor revela completa abertura de visão teórica sobre a questão genológica, no que está acompanhado por outros autores, citando, por exemplo, Mário de Andrade que, sobre o assunto, tem esta opinião: ‘Todos os gêneros sempre e fatalmente se entrosaram, não há limites entre eles,” (p. 23) o que me faz lembrar de imediato outra definição heterodoxa de Mário de Andrade: “(...) Em verdade, sempre será conto aquilo que seu autor batizou com o nome de conto”.


     Partindo desse pressuposto inicial, parece-me fora de dúvida que Nejar não teve em mira escrever sua história literária visando a uma ordem de organização interna como o fizeram, nos dias de hoje, por exemplo, Alfredo Bosi e Massaud Moisés de tal sorte que a mesma se tornasse mais um corpus sistematizado propondo mais um arcabouço teórico com uma rica elucidação histórico-estético-filosófico-cultural. Não foi essa obviamente a intenção de Nejar. A meu ver, foi tão-só, ainda que estudando isoladamente os autores, dar de si uma valiosa e bem fundada síntese de nossas letras, sem o rigorismo acadêmico, retirando do olvido alguns nomes que, segundo ele, precisavam de ser incluídos no quadro geral da literatura brasileira, ainda que não concordemos com ele no que tange à inclusão de alguns autores.


    Porém, o que ele conseguiu – e louve-se o tento -, foi trazer ao conhecimento do público e dos estudiosos nomes significativos de autores gaúchos completamente estranhos mesmo no meio acadêmico nacional, situação de resto muito comum no país. São figuras de peso na ficção e poesia fora do grande eixo-Rio-São Paulo. Não há mal nisso. Todos procuramos defender nossa terra natal. Falando dos esquecidos, muito vem a calhar o resgate feito pelo autor de figuras de importância da literatura brasileira que normalmente não aparecem em nossas histórias literárias mais conhecidas na atualidade.Seria o caso de Dantas Mota, nascido em 1913, poeta mineiro de alta qualidade, elogiado por nomes do porte de Drummond, de Casais Monteiro e, no entanto, completamente desconhecido mesmo do círculo acadêmico universitário.


    O historiador contempla também para as gerações de hoje o nome do poeta do Piauí Da Costa e Silva, para orgulho do autor desta resenha, que é piauiense. Da Costa e Silva, nascido em 1885 e falecido em 1950, foi uma lírico da inquietação das formas e estilos poéticos, de certa forma um poeta inovador, prenunciando o Modernismo e até mesmo o Concretismo de 56.Nos seus versos podem-se divisar entrecruzamentos de Simbolismo, Parnasianismo, Romantismo e ritmos modernos e precursores de modernidade. Não o definiria, como o fez Nejar, como pré-simbolista, mas apenas como poeta inclassificável, de uma poesia plural, eclética.


   Na história literária de Nejar tudo se diz limpidamente, com objetividade nas asserções e nos conceitos. Sobretudo, no livro de Nejar há um constante sopro poético que atinge seu texto em cheio, dando-lhe a medida exata da escrita com sabor de atualidade, tanto no congregar as vozes textuais, os diálogos com a cultura teórica sem fronteiras, quanto na lição da experiência via intimidade com o pensamento filosófico e cultural de todas as épocas e todos os quadrantes, nos domínios da música, do cinema, do teatro, das artes plásticas, da vida.


   Esta História da literatura brasileira é exemplo de erudição orgânica, latejante de emoção, de sentimentos, de poeticidade. Daí ser sábia, dadivosa, justa e generosa com os autores. Fascina pelo estilo e proporciona ao leitor uma deliciosa viagem pelos labirintos da literatura. Sabe-se que a medida de um escritor é a sua linguagem, a sua mensagem plasmada na forma ajustada a cada gênero. Seu texto, contudo, não é só crítico, é poesia utilizada como meio de atingir o ensaio, o julgamento, a avaliação. Isto porque a forma de linguagem crítica, para se comunicar com o leitor, nele foge das amarras racionais da prosa e é invadida estranha e belamente pelo discurso poético.


   O prazer do seu texto advém dessa aproximação com a energia poética, com cheiro de modernidade, em contínua sintonia com o saber dos tempos, elevando a sua abordagem a um patamar hermenêutico de uma verdadeira poética da crítica, e para tanto forra-se, em toda a extensão de seu estudo, de raro poder de síntese, o qual vale muito mais do que monótonas divagações só teóricas.


   Analisando obras, discorrendo sobre autores, o historiador nos convida a fazer uma incursão nessa opulência de textos que constituem a produção literária brasileira, como que forçando o leitor a pausas para reflexões. Ou seja, vale-se do artifício das formas de elevado pensamento lírico que, em geral, prima pelo caráter de opacidade, a fim de expressar sutilezas e complexidades do discurso literário. Por isso, as sínteses empreendidas pelo autor robustecem o nível do leitor.


  O que o historiador persegue nos textos, nos autores – e por isso aparece mais de uma vez no seu texto o vocábulo pedra -, é a captação do milagre da criação literária com a linguagem, pela linguagem e para a linguagem. Daí a alta incidência de metáforas nos seus comentários e no seu pertinaz interrogar-se tendo por alvo o ato da criação literária. Daí também o emprego constante de conceituações sentenciosas, o uso de conversões retóricas, de utilização, por assim dizer, de um certo pendor de crítica comparativa ajustada a cada situação, a cada autor, sem barreiras locais, regionais, universais.


  É dessa poética da crítica que ele parte para as análises, ou melhor, para as percucientes iluminadoras e originais sínteses das obras estudadas Sua contribuição neste sentido vem oxigenar com novos e surpreendentes ângulos o conhecimentos de nosso autores e obras. Resta, finalmente, torcer para que Carlos Nejar dê continuidade à sua pesquisa escrevendo, conforme nos prometeu, na “Introdução” de sua obra, um segundo volume retomando sua história literária a partir da “Geração de 1960”, à qual ele confessa pertencer. Vamos aguardar.