Campus da Ininga

[Cid de Castro Dias – da Academia Piauiense de Letras]

Por não se achar ainda constituído o Conselho Diretor da UFPI, em janeiro de 1971, o Desembargador Robert Wall de Carvalho foi nomeado Reitor pro tempore, sendo assim o primeiro Reitor a dirigir a nossa Universidade.

O professor Robert Wall de Carvalho teria, como uma das suas primeiras ações administrativas, estabelecer um local adequado para instalar a sede da reitoria, pois as faculdades de Direito, Medicina, Odontologia e Filosofia, que compunham a estrutura de ensino, estavam funcionando em pontos distintos da cidade. De imediato, alugou o prédio do antigo Seminário de Teresina, situado na Avenida Frei Serafim para funcionamento da Reitoria. A administração do professor Robert Wall de Carvalho teve curta duração. Nomeado em janeiro de 1971, foi substituído em 24 de junho do mesmo ano pelo Dr. Hélcio Ulhôa Saraiva.

O segundo reitor, Hélcio Ulhôa Saraiva, mineiro de Teófilo Otoni, PHD em Sociologia nos Estados Unidos, professor e decano da Universidade de Brasília, com 29 anos de idade, fora escolhido sem a interferência do corpo docente da Universidade, com nomeação direta de Brasília.

Um de seus grandes desafios seria a construção de um Campus Universitário a ser implantado em terreno de grandes dimensões, projetado para abrigar, em um só espaço, as unidades de ensino já existentes e aquelas que viessem a ser criadas, além do Corpo Administrativo, Complexo Esportivo, áreas para instalações de Hospitais, Centro de Pesquisas, Biblioteca e tudo mais que se pudesse antever num projeto como esse.

A área ideal escolhida, localizado às margens do rio Poti, no Bairro Ininga, fora do perímetro central da cidade, apresentava as condições exigidas: terreno firme, topografia plana e possibilitava uma futura expansão da cidade.

Para desapropriação da área do futuro Campus, foi nomeada uma comissão técnica, da qual participaram os engenheiros civis Sigefredo Pacheco e Cid de Castro Dias.

Em 22 de fevereiro de 1972, ocorreu, na sede da Faculdade de Direito, a concorrida licitação para construção dos primeiros galpões, com a participação de 14 firmas, sendo a vencedora a Construtora Procalco, com sede no Ceará. No início de abril, em solenidade presidida pelo governador Alberto Silva no Palácio de Karnak, foi feita oficialmente a doação do terreno do campus para a Universidade. Em seguida, no canteiro da obra, o Magnífico Reitor assinou o contrato de construção dos três primeiros blocos que abrigariam a Universidade.

No seu curto período de mandato (1971/1974), o Reitor Hélcio Saraiva construiu os primeiros galpões, abriu ruas e avenidas de acesso, implantou uma linha de transporte coletivo, projetou uma nova ponte sobre o rio Poti (ponte da Primavera) para acesso ao Campus, promovendo, ao final, a tão sonhada transferência da Universidade.

Segundo o próprio Reitor: “Iniciamos com cerca de 900 alunos. Dos 4 cursos iniciais, já em 1973, tínhamos 17 e, quando eu saí, a Universidade já tinha 3 mil alunos.”

IMPACTO DE VIZINHANÇA

Construído numa área totalmente desabitada na margem direita do rio Poti, provocou a imediata ocupação em seu entorno, criando novos e populosos bairros, entre eles, os bairros de Fátima, Jóquei Clube, Planalto Ininga e Morada do Sol. Grandes avenidas da competência da Prefeitura de Teresina também foram abertas, permitindo a ocupação imediata da área, hoje, o maior centro habitacional de Teresina, com belos prédios, condomínios de luxo, shoppings e toda uma infraestrutura disponível.

Quem imaginaria que após 120 anos da fundação de Teresina pelo Conselheiro José Antônio Saraiva, um novo personagem com o mesmo sobrenome, Hélcio Ulhoa Saraiva, e com a mesma idade (29 anos), viesse a promover uma nova revolução no espaço urbano de nossa Capital.