[Pedro Henrique Saraiva]

Trem passando pela rua

Descrição gerada automaticamente com confiança média

1.ônibus saindo da Estação da Vermelha

*****

Ônibus velho e insalubre esse de Teresina!

E tão ensurdecedoras são suas porcas e parafusos frouxos se debatendo no ouvido do cidadão-passageiro, parece mesmo que os usuários estão todos surdos. Tão surdos que nem a própria consciência escutam mais, dizendo assim: “Não fazemos mais protestos, por quê?”

Cadeira em frente a janela

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

2. Dentro do ônibus frouxo.

*****

Quem usa esse transporte e quer chegar aonde quer que seja hoje tem que ir pra parada muitas horas antes. E no destino vai chegar sem o asseio com o qual certamente saiu de casa. Vai chegar com sua beleza (natural de nossa gente) já gasta. 

Porque em nossas paradas se espera o tempo passar feito cão escaldado, de pele sem brilho, do escaldo do sol. Se espera o tempo passar como criança com medo, medo de tudo, se espera na parada. E é claro, o ônibus que chega é velho, insalubre e ensurdecedor.



Descrição gerada automaticamente com confiança média

3.De dentro da Estação da Vermelha

*****

Os terminais de transporte público daqui, se não falarmos o que queremos deles e quando queremos que voltem a funcionar, que Deus os tenha. Mas acho que o único destino a que nos levarão é justamente aquele para que parecem ter sido criados: justificar o rumo de nosso dinheiro.

O que tem sido gasto em Ubers e 99s por mês, certamente dá a parcela de uma Pop 110, pra gente sair por aí fazendo vrum, vrum, vrum vrum...Isso, não fosse o montante da entrada, mas que é necessário pra comida. E ainda assim, o motorista de aplicativo está também em situação precária.

Tá tudo muito errado, ou tudo certo.

Depende do lado que você está.