fotp
fotp

BUDA  DA  MEDICINA

 

A Sadhana para o Buda da Medicina

SANG YE MENGYILA BINDURYA 'OD KI GYALPO

 

Refúgio e Bodhicitta

 

Eu tomo refúgio no Guru Raiz e nos veneráveis mestres sagrados da linhagem; Tomo refúgio nos Abençoados e Realizados Budas;

Tomo refúgio no Sagrado Ensinamento; Tomo refúgio nas Nobres Assembléias.   (3 x)

 

Vou praticar a sadhana do Buda da Medicina a fim de alcançar o estado de Buda para beneficiar a todos os seres sencientes.   (3 x)

 

Espontaneamente, eu me transformo no Buda da Medicina. A partir da sílaba HUM em meu coração, os raios de luz se espalham em todas as direções atingindo as Moradas Naturais dos Budas e Bodhisattvas que eu imagino na minha frente.

 

OM  BENDZRA SAMADZA

 

TUG DZE KUN LA NYOM PEI TCHOM DEN DE TSEN TSAM THO PE NAN DRO’I  DUG  NEL SEL DU SUM NAD SEL SANG DJE MEN DJI LA BINDHURYA  YI  OD  LA  TCHAG  TSAL LO

 

Para o Iluminado cuja compaixão é não-diferenciada,

E só de ouvir seu nome o sofrimento de todos os reinos inferiores são removidos, E doenças decorrentes dos três venenos são eliminadas,

Sangye Mengyila Bindurya'od, a você eu me prosterno.

 

 

Em seguida, faça as oferendas:

OM BEKANDZE GURU BINDURYA BAR BAHARADJA YA SAPARIUARA OM  BENDZRA  ARGHAM  AH HUM OM BENDZRA PADYAM AH HUM OM BENDZRA PUSHPE AH  HUM OM BENDZRA  DHUPE  AH  HUM OM BENDZRA  ALOKE  AH  HUM OM BENDZRA GANDHE AH HUM OM BENDZRA NEUIDYE AH HUM OM  BENDZRA  SHABDA  AH HUM

 

 

 

A Prece de Sete Ramos

Nos três jóias me refugio e diante delas revelo todos os erros que fiz. Alegro-me com as virtudes dos seres vivos e mantenho a lembrança em meu coração da iluminação do Buda. Até que eu, também, tenha atingido o estado de Buda, Eu conto com o Iluminado, Seus Ensinamentos e sua elevada Assembléia.

Estou decidido a tornar-me um Buda a fim de trazer o meu próprio bem-estar e o dos outros.Despertando, assim, a aspiração suprema da libertação, Eu convido a todos os seres também para compartilhar na minha carreira espiritual.

Que eu possa realizar todas as maravilhas de um Bodhisattva e ganhar a iluminação pelo bem dos seres.   (3 x)

 

Os quatro imensuráveis

Que todos os seres sencientes tenham a felicidade e a causa da felicidade. Que eles possam estar livres do sofrimento e das causas do sofrimento.

Que eles não sejam separados da felicidade que é sem sofrimento.

Que eles possam habitar em equanimidade, livres do apego ou aversão aos próximos ou aos distantes.

 

OM SOBHAUA SHUDHA SARUA DHARMA SOBHAUA SHUDHO HAM

 

A partir do estado de vazio a sílaba PAM aparece e se transforma em uma flor de lótus.

 

Em cima da flor de lótus a sílaba AH aparece e se transforma em um assento de lua, em cima do qual a minha mente repousa como a sílaba HUM azul.

Raios de luz se estendem do HUM, para honrar os Árias e beneficiar todos os seres sencientes. A luz retorna para a sílaba HUM e eu instantaneamente apareço como Bindurya Sangye Mengyila 'Od Ki Gyalpo, Buda da Medicina, o rei da luz. Eu tenho um corpo azul, com uma face e dois braços. Minha mão direita está no mudra da doação, segurando a medicinal Arura que cura os três venenos. Minha mão esquerda está no Mudra Samadhi, segurando uma tigela cheia com o néctar da medicina. Eu estou usando as três vestes laranjas do dharma, meu corpo é ornado com os sinais auspiciosos. Estou sentado na posição Vajra de pernas cruzadas.

 

 

 

À minha DIREITA, em cima de um assento de lótus, a sílaba MAM se transforma no Bodhisattva Nithar Nangje, Aquele Que Irradia Raios de Sol. Seu corpo é laranja, com uma face e dois braços. Sua mão esquerda segura o caule de uma flor de lótus sobre a qual o disco de sol descansa.

 

À minha ESQUERDA, em cima de um assento de lótus, a sílaba AH se transforma no Bodhisattva Dawathar Nangje, Aquele Que Irradia Raios da Lua. Seu corpo é branco, com uma face e dois braços. Sua mão esquerda segura o caule de uma flor de lótus sobre a qual o disco de lua descansa.

 

Ambos têm suas mãos no mudra da doação. Eles são ornamentados com vestuário e jóias preciosas. Eles estão de pé, ligeiramente inclinados para o Buda da Medicina, como um  sinal de respeito.

 

Na minha testa há uma sílaba OM branca. Na minha garganta uma sílaba AH vermelha, e no meu coração um HUM azul.

 

Raios de luz se estendem da sílaba HUM invocando o Buda da Medicina e os dois Bodhisattvas, cercados por todos os Tathagatas das dez direções que se apresentam no espaço à minha frente. A sabedoria das divindades se dissolvem em mim.

 

DZA  HUM  BHAM HO

 

Mais uma vez, a partir dos raios de luz da sílaba do coração raios de luz se estendem invocando os Cinco Budas de iniciação.

 

OM  BENDZRA SAMADZA

 

"Para vocês eu rezo, por favor, conceda o abisheka para mim"

 

Os Tathagatas respondem:

 

OM  BENDZRI  BAHAUA  ABISHEKA HUM

 

Dizendo isso, eles despejam a água da iniciação em cima da minha coroa e na coroa dos meus dois assistentes. Quando a água sagrada transborda, o Buda Akshobhya aparece no topo da minha cabeça. Sobre a cabeça dos dois bodhisattvas o Buda da Medicina aparece.

 

A sílaba em meu coração está rodeada por um rosário de mantra circulando-a, a partir da qual raios de luz se estendem para todas as direções, para homenagear os Tathagatas e beneficiar a todos os seres sencientes. A compaixão e bênçãos de todos os Budas e Bodhisattvas são transformados em luz que se dissolve em meu coração. Repito quantas vezes for possível:

 

TEYATA OM BEKANDZE BEKANDZE MAHA BEKANDZE BEKANDZE RADZA  SAMUNGATE SOHA

 

Se puder, pode também repetir o mantra longo:

 

OM NAMO BHAGAUATE BEKANDZE GURU BINDURYA BAHARADJA TATRAGATAYA  ARHATE  SAMAYA  BUDDHAYA  TEYATA

OM  BEKANDZE  RADZA  SAMUNDGATE SOHA

 

Os deuses de sabedoria saem do meu coração e se postam à minha frente. Eu realizo as cinco oferendas dos sentidos:

OM BEKANDZE GURU BINDURYA BAR BAHARADJA YA SAPARIUARA

OM  BENDZRA  ARGHAM  AH HUM

OM BENDZRA PADYAM AH HUM

OM BENDZRA PUSHPE AH  HUM

OM BENDZRA  DHUPE  AH  HUM

OM BENDZRA  ALOKE  AH  HUM

OM BENDZRA GANDHE AH HUM

OM BENDZRA NEUIDYE AH HUM

OM  BENDZRA  SHABDA  AH HUM

 

TUG JE KUN LA NYOM PEI TCHOM DEN DE TSEN TSAM TO PE NAN DROI  DUG  NEL SEL DU SUM NAD SEL SANG DJE MEN DJI LA BINDHURYA  YI  OD  LA  TCHAG  TSAL LO

 

Para o Iluminado cuja compaixão é não-diferenciada,

Apenas por ouvir seu nome os sofrimentos de todos os reinos inferiores são removidos, E as doenças decorrentes dos três venenos são limpas,

Od Sangye Mengyila Bindurya ', à você eu me prosterno.

 

"Por favor, conceda todos os siddhis comuns e absolutos à mim e à todos os seres sencientes"

 

Ao dizer OM BENDZRA MU, as divindades de sabedoria se dissolvem no espaço e seus tronos são absorvidos em mim. Eu permaneço em silêncio e pacífico tanto tempo quanto possível.

 

 

Prece de Dedicação

GUE UA  DI  YI  NYUR  DU  DAK SANG DJE MENLA DRUB DJUR NE DRO UA TCHIG KYANG MA  LU  PA DE  YI  SA  LA  GOD  PAR COG

 

Pela virtude desta prática, possa eu atingir o estado do Buda da Medicina, e libertar a todos os seres sem exceção para este estado.

 

 

Esta sadhana foi composta por Jamyang Kyentse Wangpo  (Gyud-te Kun-dus, Fol.138), e traduzida pelo Lama Kunga Thartse Rinpoche em 1993;

formatada por Wolfgang Saumweber, 2/2004.

©2004 Ewam Choden Tibetan Buddhist Center

Traduzido para o português em 2013, pelo Centro Budista Sakya Kun Khiab Cho Ling - Rio de Janeiro - Brasil.