[Flávio Bittencourt]

Bruno Podalydès discute o Tintim de Spielberg no parisiense Le Monde

Les spectateurs qui arriveront en retard à la projection du Secret de la Licorne rateront ce qui est sans doute l'un des meilleurs moments du film de Steven Spielberg, à savoir son ouverture.

 

 

 

 

 

 

 

GAL COSTA EM ILHÉUS, BAHIA:

(http://www.pimenta.blog.br/2011/10/11/gal-costa-em-ilheus/)

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.renaud-bray.com/books_product.aspx?id=1112907&def=Hubert+Beuve-M%C3%A9ry%3ANon+a+d%C3%A9sinformation%2CPLOQUIN%2C+FR%C3%89D%C3%89RIC%2C9782742792207)

 

 

 

AS AVENTURAS DE TINTIM E MILU, EM

ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA ANTERIOR:

Tintin: Mystery Of The Golden Fleece 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.timeout.com/london/feature/1630/a-z-insiders-guide-to-tintin)

 

 

 

 

H. Beuve-Méry (1902 - 1989),

jornalista francês já falecido:

ele fundou o Le Monde, em 1944:

beuve-mery

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.librairie-brillat-savarin.be/2010/09/le-monde-de-beuve-mery-est-enterre-rue89/beuve-mery/, sendo que, como se pode ler no verbete 'Hubert Beuve-Méry' da Wikipédia, "Hubert Beuve-Méry (Paris, 1902- id., 1989) foi um jornalista francês. Trabalhou como correspondente do jornal Le Temps em Praga entre 1934 e 1938. Foi fundador e diretor do Le Monde de 1944 a 1969, no qual conseguiu com que o jornal obtivesse grande influência política, ao mesmo tempo em que mantinha a independência.")

 

  

 

"Carte blanche à Bruno Podalydès

Samedi 11 juin à 19h et 21h15
en présence de l’acteur, réalisateur et scénariste
 

De Versailles rive gauche à Bancs publics (Versailles rive droite), en passant par Liberté-Oléron, Bruno Podalydès construit un univers poético-absurde, naviguant du “burlesque tatiesque au verbe grinçant, du comique familial au rire jaune” (Louis Guichard, Télérama). Carte blanche lui est donnée au Forum des images."

(http://www.forumdesimages.fr/fdi/Cycles/Archives-Cycles/Archives-Cycles-saison-2010-2011/Eclats-de-rire/Tout-le-cycle-!/Carte-blanche-a-Bruno-Podalydes)

 

 

 

AGILDO RIBEIRO JOVEM, TRABALHANDO,

EM TOCAIA NO ASFALTO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://ofalcaomaltes.blogspot.com/)

 

 

 

 "(...) Le flux visuel est tel, dans le film, que les plans donnent l'impression de ne jamais s'arrêter, comme s'ils étaient pris dans un continuum. Il n'y a plus de case et il n'y a pas plus de plan. Je soupçonne Spielberg d'en jouer délibérément : le reflet d'une épée s'ouvre sur un ciel, une mer devient flaque d'eau et une chaussure écrase la barque... La fameuse troisième image imaginaire, chère à l'idée de montage (1+1 = 3), s'incarne à son tour, débouchant sur une impression surréaliste, propre aux rêves qu'Hergé aimait intégrer dans ses histoires. (...)". 

(BRUNO PODALYDÈS, no Le Monde [out. / 2011])

  

 

 

Trailer Tintin The Secret of the Unicorn (Spielberg 2011),

Youtube: 

http://www.youtube.com/watch?v=bDlm3eLRut0&playnext=1&list=PL36D474C4415837C8 

 

 

 

"Spielberg lança Tintin na Bélgica: 'Hergé teria gostado muito de meu filme' [AFP - Agence France-Presse] (...)"

   

STEVEN SPIELBERG, o diretor do filme,

orgulhoso, exibe condecoração que

em seu pescoço está pendurada:

NICOLAS MAETERLINCK / BELGA / AFP 

 

 

Membros da imprensa internacional vestidos como Tintin e capitão Haddock:

NICOLAS MAETERLINCK / BELGA / AFP

(http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_8/2011/10/22/ficha_cinema/id_sessao=8&id_noticia=45466/ficha_cinema.shtml,

a segunda legenda é a do portal UAI / DIVIRTA-SE, e a primeira [SPIELBERG CONDECORADO] é nossa [COLUNA "Recontando..."])

 

 

 

QUADRINHOS BRASILEIROS,

ESTUPENDOS (com aparição de

personagens verdadeiros, interagindo

com seres ficcionais):

AS ORIGENS DO CAPITÃO BANDEIRA,

DE PAULO CARUSO E RAFIC JORGE FARAH,

que, se Steven Spielberg & Peter Jackson filmicamente recontassem

daria UM MAGNÍFICO FILME BRASILEIRO/HOLLYWOODIANO,

nos quais personagens como GAL COSTA e CHACRINHA

estaria, necessariamente, presentes, para gáudio das

plateias mundiais ávidas de versões cinematográficas

de estórias que surgiram primeiramente em forma

de páginas da NONA ARTE (quadrinhos):

(http://www.sebodomessias.com.br/sebo/(S(anafsuasxxkrga451f4fhoms))/detalheproduto.aspx?idItem=161696)

 

 

 

 

PETER JACKSON,

em foto tintiniano-oficial:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.timeout.com/london/feature/1630/a-z-insiders-guide-to-tintin)

 

 

 

 

"NÃO CHEGUEMOS LÁ COM O FILME COMEÇADO."

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público",

sugerindo, singelamente, para que não se perca nem a apresentação

["Columbia et Paramount apresentam], que não se imagine que

a exibição de trailers antes do filme demore a terminar)

 

 

 

"A RECONTAÇÃO FÍLMICO-MILIONÁRIA DE QUE SE TRATA SAIU POR 130 MILHÕES DE DÓLARES AMERICANOS. POR MENOS MATERIALISTAS QUE SEJAMOS, SE ESSA CIFRA FOR OMITIDA, ALGO FICARÁ FALTANDO NA INFORMAÇÃO AO LEITOR ATENTO ÀS TRANSFORMAÇÕES POR QUE PASSA O MUNDO, QUE SEMPRE FOI GLOBALIZADO, PELO MENOS SOB A ÓTICA DOS GOVERNANTES DOS PAÍSES COLONIZADORES."

(IDEM)

 

 

 

"IMAGINA-SE QUE, SE ESSE FILME EXTRAORDINÁRIO PRODUZIR LUCROS FENOMENAIS, A VERBA DO SEGUNDO TINTIM DA TRILOGIA ANUNCIADA POR STEVEN SPIELBERT (diretor) & PETER JACKSON (produtor) SERÁ AINDA MAIOR, salvo decisão em contrário dos senhores donos do dinheiro a ser investido na continuação da referida trilogia."

(IBIDEM)

 

 

 

 

            EM MEMÓRIA DO JORNALISTA E EDITOR FRANCÊS

            HUBERT BEUVE-MÉRY (1902 - 1989) E 

            ABRAÇANDO FRATERNALMENTE OS SEGUINTES ARTISTAS BRASILEIROS:

             ABELARDO CHACRINHA BARBOSA (in memoriam),

             GAL COSTA E

             AGILDO RIBEIRO, COMO TAMBÉM

             PAULO CARUSO E

             RAFIC JORGE FARAH,

             CUJO MAGNÍFICO ÁLBUM DE QUADRINHOS 

             AS ORIGENS DO CAPITÃO BANDEIRA, assim pensamos,

             MERECE (com, se os realizadores assim concordassem,

             AGILDO RIBEIRO [*] no papel de CHACRINHA e

             GAL COSTA interpretando a própria Gal)

             UMA VERSÃO CINEMATOGRÁFICA 

             DO GRANDE CINEASTA ESTADUNIDENSE

             STEVEN SPIELBERG, a quem aqui também se homenageia,

             como também PETER JACKSON,            

             desejando-lhes, como a todos autores nacionais de quadrinhos da atualidade,

             muita saúde e vida longa!

 [*] - ESSE ATOR MAGISTRAL FARÁ 80 ANOS DE IDADE EM 24 DE ABRIL PRÓXIMO!

 

 

18.1.2012 - Bruno Podalydès discute em elevado nível teórico o Tintim de Spielberg no prestigioso jornal Le Monde - Escreveu Podalydès, no artigo adiante transcrito, na íntegra: "(...) Le flux visuel est tel, dans le film, que les plans donnent l'impression de ne jamais s'arrêter, comme s'ils étaient pris dans un continuum. Il n'y a plus de case et il n'y a pas plus de plan. Je soupçonne Spielberg d'en jouer délibérément : le reflet d'une épée s'ouvre sur un ciel, une mer devient flaque d'eau et une chaussure écrase la barque... La fameuse troisième image imaginaire, chère à l'idée de montage (1+1 = 3), s'incarne à son tour, débouchant sur une impression surréaliste, propre aux rêves qu'Hergé aimait intégrer dans ses histoires. (...)".  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

  

 

LOGO DO JORNAL PARISIENSE LE MONDE: 

 

 (http://maureliomello.blogspot.com/2011/05/garimpagem-na-net-le-monde.html)

 

 

LE MONDE -

CINÉMA / ARTICLE

"Qu'on se détende : voilà le Tintin de Spielberg, et non notre Tintin"

 

Verbatim | LEMONDE | 25.10.11 | 15h32   •  Mis à jour le 25.10.11 | 15h52

 

Une image du film d'animation américain de Steven Spielberg, "Les Aventures de Tintin : Le Secret de la Licorne" ("The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn").

Une image du film d'animation américain de Steven Spielberg, "Les Aventures de Tintin : Le Secret de la Licorne" ("The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn").SONY PICTURES

  

Les Aventures de Tintin : Le Secret de la Licorne, de Steven Spielberg, sort, mercredi 26 octobre [DE 2011], dans plus de cinq cents salles en France, après une première internationale, origines obligent, qui a eu lieu voici quelques jours à Bruxelles. Inspiré de l'album homonyme d'Hergé, combiné en réalité avec d'autres titres du dessinateur belge, le film est annoncé comme le premier volet d'une trilogie, dont l'existence sera sans doute fonction des résultats d'exploitation de ce premier opus. L'Europe lui servira de banc d'essai commercial, avant une sortie prévue pour le mois de décembre aux Etats-Unis, où Tintin est loin d'être aussi célèbre que sur le Vieux Continent. Coproduit par Peter Jackson, dont la société Weta, déjà responsable d'Avatar, a supervisé les effets visuels, ce film réalisé en images de synthèse selon la technique de la captation de mouvements, a coûté la bagatelle de 135 millions de dollars. Le jour de la présentation du film à la presse française, le réalisateur Bruno Podalydès, idolâtre de notre confrère belge, s'est glissé dans la salle à l'initiative du Monde. Il en est ressorti mi-figue, mi-raisin.

"Les spectateurs qui arriveront en retard à la projection du Secret de la Licorne rateront ce qui est sans doute l'un des meilleurs moments du film de Steven Spielberg, à savoir son ouverture. Passons sur l'étrange sensation de voir "Columbia et Paramount présentent" écrit avec cette typographie hergéenne qui nous est si familière. Savourons plutôt ce générique "graphique" et stylisé, entre Pixar, James Bond et Saul Bass, qui nous donne l'impression - paradoxale - de revenir à la réalité dès qu'apparaissent les premiers plans du film, alors même que ceux-ci sont en image de synthèse ! Tintin passe en fait d'une silhouette en ombre chinoise à un corps "réel" en 3D, et l'on voit Hergé en personne, en train de le croquer de ce rond-signature si émouvant de simplicité.

Cette scène inaugurale est amusante parce qu'elle raconte que Tintin préexisterait à son créateur. Or c'était déjà le souhait d'Hergé qui avait, au temps du Petit Vingtième, organisé avec un acteur une arrivée de Tintin en gare de Bruxelles au retour des Soviets. Mais surtout, Spielberg nous dit, là, d'entrée : "Voilà le Tintin d'Hergé et maintenant voici le mien." Une adaptation est juste un portrait, une interprétation. Donc, qu'on se détende, voici le Tintin de Spielberg, et non notre Tintin. Mais on ne sera pas détendu très longtemps quand on découvrira Haddock et les Dupondt. J'ai eu le sentiment d'être un peu revenu à la case départ : à la même étrangeté que celle que j'avais ressentie devant les marionnettes qu'on m'avait offertes à Noël. Il faut se faire à l'idée, comme avait dit à l'époque un enfant à Hergé, que "Haddock n'a pas la même voix que dans les albums"...

Autre divergence : les studios américains ne voient pas les héros comme nous. Tintin penché sur la maquette de la Licorne rectifie, tel un expert, le récit historique du vendeur. Or, même si Hergé dessine beaucoup de livres chez son héros, je n'ai jamais vu Tintin comme quelqu'un d'érudit mais plutôt comme un jeune garçon curieux, neuf et ouvert comme une page blanche. Bizarrerie encore : son appartement dépouillé est ici au contraire un véritable petit musée avec au mur des coupures de presse le célébrant. Je vois mal Tintin accrocher ses exploits et encore moins, très vite et très familièrement, au premier bruit suspect, dégainer son gros flingue !

Mais la "ligne claire", c'est aussi le scénario : et là, le film s'embarque vite dans les montagnes russes. Je me souviens de cette belle scène dans la mine d'Indiana Jones : les spectateurs applaudissaient à chaque fois que le wagonnet du héros sautait de rails en rails. On a l'impression ici que Spielberg et ses scénaristes ont fait de même avec les albums. Pourquoi, tout d'un coup, passer d'une scène de flibuste au désert du Crabe aux pinces d'or ? Je ne comprends pas un tel déraillement (surtout pour ignorer l'image qu'affectionne tout tintinophile : Tintin et Haddock perdus dans le désert qui se donnent la main). Heureusement, on retrouve l'efficace et drôle montage alterné entre le capitaine Haddock mimant le combat de son aïeul, et les mêmes images du chevalier de Hadoque face à Rackham (même s'il manque la célèbre fusion finale des deux récits où la tête du capitaine crève le tableau du chevalier).

Spielberg, cela étant, n'a pas occulté l'alcoolisme de Haddock et a conservé ce moment très drôle où le capitaine intègre à son récit la nécessité de boire un verre de rhum - sauf que là, curieusement, on ne rit pas. Comme souvent, c'est l'humour d'Hergé qui pâtit le plus de ses adaptations. La précision de son dessin fait défaut bien sûr, mais aussi parce que son humour est langagier. Je ne crois pas que Haddock ait hurlé en anglais les équivalents de "sinapisme" ou de "zigomar". Les Dupondt "n'en diront pas plus", et quand l'un se casse la figure, on attendra en vain la chute de l'autre. Pas d'effet de symétrie donc, pas de systématisme non plus et peu d'ellipses, ce vrai plaisir de lecteur qu'on ne retrouve pas et qui consistait aussi, pour Hergé, à alterner les petites et les grandes images, à la manière d'un Hitchcock jouant des coups de cymbale.

Le flux visuel est tel, dans le film, que les plans donnent l'impression de ne jamais s'arrêter, comme s'ils étaient pris dans un continuum. Il n'y a plus de case et il n'y a pas plus de plan. Je soupçonne Spielberg d'en jouer délibérément : le reflet d'une épée s'ouvre sur un ciel, une mer devient flaque d'eau et une chaussure écrase la barque... La fameuse troisième image imaginaire, chère à l'idée de montage (1+1 = 3), s'incarne à son tour, débouchant sur une impression surréaliste, propre aux rêves qu'Hergé aimait intégrer dans ses histoires.

Il y a, au final, une sorte d'ivresse de l'image, une farandole de signes, d'objets émanant d'autres albums - les boules d'alcool en apesanteur d'On a marché sur la Lune, la Jeep rouge de l'Or noir - ou même issus de la planète Spielberg, tel l'aileron des Dents de la mer qui devient la houppette de Tintin. Spielberg va jusqu'à plonger lui-même dans le tourbillon en donnant les traits de son visage à Sakharine, alias Rackham (Hergé aurait sans doute aimé cette idée).

Voilà, en sortant, on se dit qu'on a rêvé de Tintin et qu'on a couru après un type qui lui ressemblait à la fête foraine du coin. C'est ce que j'ai cru voir dans ma propre confusion et le sourire perplexe de mes voisins spectateurs."


Les Aventures de Tintin : Le Secret de la Licorne. Film américain de Steven Spielberg (1 h 47).

Bruno Podalydès

(http://www.lemonde.fr/cinema/article/2011/10/25/qu-on-se-detende-voila-le-tintin-de-spielberg-et-non-notre-tintin_1593546_3476.html

 

 

 

PERSONAGEM Ivan Ivanovitch Sakharine,

colecionador e ladrão de antiguidades:

Ivan Ivanovitch Sakharine.png

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://tintin.wikia.com/wiki/Ivan_Ivanovitch_Sakharine)

 

 

 

===

 

 

 

"REVIEW: Steven Spielberg's 'Tintin' a Whirlwind Animated Adventure, Despite Flaws

By

Published December 19, 2011

| FoxNews.com

 

Tintin Film Photo

In this image released by Paramount Pictures, from left, Tintin, voiced by Jamie Bell, Haddock, voiced by Andy Serkis, and Snowy await rescue in a scene from "The Adventures of Tintin." (AP)

Adventure has a new name: Tintin. Steven Spielberg’s animated directorial debut “The Adventures of Tintin” is visually triumphant and chock-full of classic Spielberg-isms -- both good and bad.

Adapted from the classic Belgian comics by Hergé, young journalist Tintin (voiced by Jamie Bell) and his dog Snowy have noses for sniffing out mischief and adventure. While out for a stroll at a fair, Tintin purchases a mysterious model pirate ship called The Unicorn, which the nefarious Ivan Ivanovitch Sakharine (Daniel Craig) also desires at any cost. Tintin and Snowy are quickly thrust into an epic globe-hopping chase to unravel the mystery of the ship as well as restore a broken ancestry for the seafaring Haddock family. 

“Tintin” is a whirlwind from the word go. Spielberg essentially recreates the successful elements of “Raiders of the Lost Ark,” but unlike the Indiana Jones film there is hardly any reprieve. With Indy, you are given the chance to identify with the man in the hat but the breakneck speed of “Tintin” leaves little pause to associate with the young reporter. Tintin, unlike the books, becomes an empty figure running from point A to point B.

That is not to say the action that happens between point A and point B isn’t spectacular. We’re given healthy doses of pirates, mystery and chases. The film is packed with Spielberg’s indelible style and the director is a master at creating iconic set pieces -- and “Tintin” has plenty.

“Tintin” features Simon Pegg and Nick Frost as the bumbling Thomson twins while Andy Serkis, as the crotchety Captain Haddock, gives another phenomenal performance of the year. Serkis also wowed us this summer as Caesar in “Rise of the Planet of the Apes.”

Spielberg and co-producer Peter Jackson spent years perfecting the breathtaking visuals. The character design and interactions are flawless while the digital landscapes, from sprawling desert dunes to towering shipyard cranes are unparalleled.

The colorful digital cinematography is dazzling. Spielberg gives us the grittiness of “Saving Private Ryan” during a pirate ship battle and a gorgeous long tracking shot during an impressive motorcycle chase.

As much a character as Tintin and Snowy is the score by legendary John Williams. Williams covers the action with ease and harmony and gives musical identity to the characters, a feat that only the composer of “Star Wars” and “Indiana Jones” does so well.

Despite its flaws, the electrifying “Tintin” puts classic adventure back in style."

(http://www.foxnews.com/entertainment/2011/12/19/review-steven-spielbergs-tintin-whirlwind-animated-adventure-despite-story/)

 

 

 

===

 

 

 

ARTIGO DE DARIO PIGNOTTI,

TRANSCRITO NO BLOG ACHADO CASUALMENTE -

como se deve confessar - QUANDO PROCURÁVAMOS

["garimpávamos"] O LOGOTIPO DO LE MONDE:

 

"06/05/11

Garimpagem na Net: Le Monde

 
por Dario Pignotti, no Le Monde *

No início da década de 1980, centenas de milhares de brasileiros cantaram em coro “O povo não é bobo, abaixo a rede Globo!”, quando a corporação na qual se apoiou a ditadura militar censurou as mobilizações populares contra o regime militar, utilizando fotonovelas e futebol para tentar anestesiar a opinião pública. Hoje, um segmento crescente do público brasileiro expressa seu descontentamento frente o grupo midiático hegemônico.

Medições de audiência e investigações acadêmicas detectaram um dado, em certa medida inédito, sobre as relações de produção e consumo de informação: a credibilidade da rede Globo, inquestionável durante décadas, começa a dar sinais de erosão. Contudo, é possível perceber uma diferença substantiva entre a indignação atual e o descontentamento daqueles que repudiavam a Globo durante as mobilizações de três décadas atrás em defesa das eleições diretas.

Em 1985, José Sarney, primeiro presidente civil desde o golpe de Estado de 1964, obstruiu qualquer pretensão de iniciativa reformista relativa à estrutura de propriedade midiática e ao direito à informação, em cumplicidade com a família Marinho – proprietária da Globo, da qual, aliás, era sócio. O atual chefe de Estado, Luiz Inácio Lula da Silva, parece disposto a iniciar a ainda pendente transição em direção à democracia na área da comunicação.

No início de 2009, no Fórum Social Mundial realizado na cidade de Belém, Lula convocou uma Conferência Nacional de Comunicação. A partir daí, mais de 10 mil pessoas discutiram em assembleias realizadas em todo o país os rumos da comunicação e definiram propostas para levar para a Conferência, realizada de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.

“É a primeira vez que o governo, a sociedade civil e os empresários discutem a comunicação; isso, por si só, já é uma derrota para a Globo e sua política de manter esse tema na penumbra (...). O presidente Lula demonstrou estar determinado a instalar na sociedade um debate sobre a democratização das comunicações; creio que isso terá um efeito pedagógico e poderá converter-se em um dos temas da campanha (de 2010)”, assinala Joaquim Palhares, diretor da Carta Maior e delegado na Conferência.

O embate entre Lula e a Globo poderia ser resumido como uma disputa pela verossimilhança, um bem escasso no mercado noticioso brasileiro. Ao participar quase que diariamente de atos ou eventos públicos, o presidente dialoga de forma direta com a população, estabelecendo um contrato de confiança que contrasta com a obstinação dos meios dominantes em montar um discurso noticioso divorciado dos fatos que, às vezes, beira a ficção.

Lula configura um “fenômeno comunicacional singular; o povo acredita nele, não só porque fala a linguagem da gente simples, mas porque as pessoas mais carentes foram beneficiadas com seus programas sociais; isso é concreto, o Bolsa Família atende a 45 milhões de brasileiros que não prestam muita atenção ao que diz a Globo”, observa a professora Zélia Leal Adghirni, doutora em Comunicação e coordenadora do programa de investigação sobre Jornalismo e Sociedade da Universidade de Brasília.

“Por que Lula ganhou duas vezes as eleições (2002 e 2006), uma delas contra a manifesta vontade da Globo? Por que Lula tem uma popularidade de 80%?”, pergunta Adghirni, para quem “as teorias de comunicação clássica que estudamos na universidade não são aplicadas ao fenômeno Lula. Desde a teoria da ‘agulha hipodérmica’ até a da ‘agenda setting’, dizia-se que os meios formam a opinião ou pautam o temário do público, mas com Lula isso não ocorre: os meios de comunicação estão perdendo o monopólio da palavra”.

Por outro lado, como se sabe, a construção de consensos sociais não se galvaniza só com mensagens racionais ou versões críveis da realidade, também é necessário trabalhar no imaginário das massas, um território no qual a Globo segue sendo praticamente imbatível. A empresa do clã Marinho controla o patrimônio simbólico brasileiro: é a principal produtora de novelas e detém os direitos de transmissão das principais partidas de futebol e do carnaval carioca.

Frente à gigantesca indústria de entretenimento da Globo, o governo é praticamente impotente. Não obstante, a imagem do presidente-operário provavelmente ganhará contornos míticos em 2010, com o lançamento do longa-metragem Lula, o Filho do Brasil, que será exibido no circuito comercial e em um outro alternativo (sindicatos e igrejas). O produtor Luis Carlos Barreto prevê que cerca de 20 milhões de pessoas assistirão à história do ex-torneiro mecânico que se tornou presidente, o que seria a maior bilheteria da história no país.

O balanço provisório da política de comunicação de Lula indica que esta tem sido errática. Em seu primeiro mandato (2203-2007), impulsionou a criação de um Conselho de Ética informativa, iniciativa que arquivou diante da reação empresarial. Após essa tentativa fracassada, o governo não voltou a incomodar as “cinco famílias” proprietárias da grande imprensa local, até o final de sua primeira gestão.

Em seu segundo governo – iniciado em 1° de janeiro de 2007, Lula nomeou Hélio Costa como ministro das Comunicações, um ex-jornalista da Globo que atua como representante oficioso da empresa no ministério. Mas enquanto a designação de Costa enviava um sinal conciliador aos grupos privados, Lula seguia uma linha de ação paralela.

Em março de 2008, o Senado, com a oposição cerrada do PSDB, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, aprovou o projeto do Executivo para a criação da Empresa Brasileira de Comunicações, um conglomerado público de meios que inclui a interessante TV Brasil, para a qual, em 2010, o Estado destinará cerca de US$ 250 milhões. O generoso orçamento e a defesa da nova televisão pública feita pelos parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) indicavam que Lula havia decidido enfrentar a direita política e midiática. Ao mesmo tempo em que media forças com a Globo – ainda que não de forma aberta -, Lula aproximou posições com as empresas de telefonia (interessadas em participar do mercado de conteúdos e disputar terreno com a Globo) e algumas televisões privadas, como a TV Record – de propriedade de uma igreja evangélica.

A estratégia foi tomando contornos mais firmes no final do mês de outubro quando Lula defendeu, durante uma cerimônia de inauguração dos novos estúdios da Record no Rio de Janeiro, o fim do "pensamento único" capitaneado por alguns formadores de opinião (em óbvia alusão à Globo) e a construção de um modelo mais plural. Dias mais tarde, o mesmo Lula afirmava: “Quanto mais canais de TV e quanto mais debate político houver, mais democracia teremos (...) e menos monopólio na comunicação”.

Com um discurso monolítico e repleto de ressonâncias ideológicas próprias da Doutrina de Segurança Nacional (como associar qualquer objeção à liberdade de imprensa empresarial com ocultas maquinações “sovietizantes”), o grupo Globo lançou uma ofensiva, por meios de seus diversos veículos gráficos e eletrônicos, contra a incipiente tentativa do governo de estimular o debate sobre a atual ordem informativa, que alguns definem como um “latifúndio” eletrônico.

O primeiro passo neste sentido, assinala Joaquim Palhares, foi “esvaziar e boicotar a Conferência Nacional de Comunicação, retirando-se dela, dando um soco na mesa e saindo impestivamente para tentar deslegitimá-la”, movimento seguido por outros grupos midiáticos. O segundo movimento consistiu em articular um discurso institucional para fazer um cerco sanitário contra o contágio de iniciativas adotadas por governos sulamericanos como os da Argentina, Equador e Venezuela, orientadas na direção de uma reformulação do cenário midiático.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) “temem que o que ocorreu na Argentina se repita no Brasil; eles veem essa lei como uma ameaça e começaram a manifestar sua solidariedade com a imprensa da Argentina”, afirma Zélia Leal Adghirni. O receio expresso pelas entidades representativas dos grandes conglomerados midiáticos é o seguinte: se o descontentamento regional contra a concentração informática ganha força junto à opinião pública brasileira, poderia romper-se a cadeia de inércia e conformismo que já dura décadas e, quem sabe, iniciar-se um gradual – nunca abrupto – processo de democratização.

O inverso também se aplica: se o Brasil, liderado por Lula, finalmente assumir como suas as teses do direito à informação e à democracia comunicacional, é certo que essa corrente de opinião, atualmente dispersa na América Sul, poderá adquirir uma vertebração e uma legitimidade de proporções continentais.

(*) Dario Pignotti é jornalista e doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo. O artigo foi publicado em dezembro do ano passado.
 

[...] (COMENTÁRIOS)

 

 
João Ferreira disse...

Boa Tarde Marco

pq a globolinha tem fixação com NY
dia sim o outro tb tem materia louvando a cidade

 
alirio disse...

Marco Aurélio, como fazer para complementar algo num post tão extenso?
Nós, que participamos daquelas lutas, que carregamos filho no pescoço, acompanhando passeatas conclamando pelas liberdades democráticas, que mobilizamos o movimento pelas 'diretas já!' e pela democratização dos meios de comunicação... Nós temos mais é que gritar: hip hip hurra!
Nada melhor que uma boa alegria...

 
Werner Piana disse...

excelente texto. Belo achado, MAM.
Obrigado por compartilha-lo conosco!

 

 

 

 

===

 

 

 

AO LEITOR / À LEITORA:

NOS PRÓXIMOS DIAS, TEXTOS (sob a nossa perspectiva) RELEVANTES 

SOBRE POLÍTICA & COMUNICAÇÃO DE MASSA NO BRASIL E TAMBÉM,

se for o caso, NO MUNDO, SERÃO AQUI CONFERIDOS.

AGUARDE, NOBRE LEITOR(A).

Coluna "Recontando..."