[Flávio Bittencourt]

Brasileiros e argentinos comemoram título das Cataratas

O clima foi de final de Copa do Mundo, mas de quando se ganha uma, é claro.

 

 

 

 

 

 

CABEÇA DE VACA COM INFORMAÇÕES (...):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://br.photaki.com/picture-cabeca-de-vaca-com-informacoes-cow-parade-madrid_49509.htm)

 

 

 

 

"DEU CABEZA - de Vaca (*) - NA CABEÇA,

por conseguinte, talvez seja a hora certa de se jogar,

no jogo do bicho, na vaca, no touro (é, como se sabe

o "marido da vaca"), no veado (também tem chifres)

e - quem sabe? - em animais da ubérrima fauna amazônica

e da Tríplice Fronteira (**) [Brasil / Paraguay / Argentina]"

(COLUNA "Recontando...")

(*) - DOM CABEZA DE VACA

[http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/o-lendario-e-intrepido-fidalgo-espanhol-dom-cabeza-de-vaca-viu-as-cataratas-do-iguacu-em-1542,236,6995.html],

O PRIMEIRO EUROPEU

QUE EXITOSAMENTE CONTEMPLOU - com seus comandados -

AS CATARATAS DO IGUAÇU (localizadas no

Rio Iguaçu [BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANÁ],

que, hoje, se localizam entre o Brasil [Paraná] e a Argentina

[Misiones].

(**) - BORBOLETA, COBRA, JACARÉ, como banalmente podemos

lembrar aqui (avestruz, elefante, leão, urso e tigre, por ex., não).

 

 

 

'Jeudi 6 janvier 2011

Jean Baptiste Gaspard Roux de Rochelle

Un lecteur souhaiterait avoir plus d'informations sur Jean-Baptiste-Gaspard Roux de Rochelle.

(UM LEITOR GOSTARIA DE TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE J. B. G. ROUX DE ROCHELLE)

Voici ce qu'il a déjà:
ROUX DE ROCHELLE (Jean-Baptiste-Gaspard), d'abord chef de division au département des affaires étrangères, ensuite ministre plénipotentiaire de France à Hambourg, de 1826 à 1830, depuis aux États-Unis d'Amérique , en la même qualité.
Membre de plusieurs sociétés savantes et littéraires, et notamment de la Société de géographie (dont il est pour la troisième fois le président delà commission centrale) et de la Société philotechniqne.
Né à Lons-le-Saulnier (Jura), le 26 mars 1762 et mort à Paris en mars 1849.
 

  • les Trois âges , ou les Jeux olympiques d'Amphithéâtre et la Chevalerie, poème en vi chants, avec des notes. Paris, F. Didot, 1810, in-12.
  • la Byzanciade, poème (épique , en xiv chants), par l'auteur des « Trois âges». Paris , F. Didot et fils , 1822 , in-8, 5 fr.
     
  • lettres des Etats-Unis, 1835
  • les États-Unis. (Histoire de ces Étals). Paris, F. Didot fr., 1836, in-8, avec un gr. nombre de grav.
  • Epopée de Fernan Cortes
Roux de Rochelle a, en outre, fourni des pièces de vers aux recueils de plusieurs des sociétés dont il est membre : il a lu à la Société de géographie un assez grand nombre de mémoires et de notices qui sont imprimés dans le Bulletin de la Société."

(http://entraidebibliophile.blogspot.com/2011/01/jean-baptiste-gaspard-roux-de-rochelle.html)

 

 

 

PINTURA CUJO AUTOR É

FRANCIS VREELAND (1879-1954):

(http://www.askart.com/AskART/artists/search/Search_Repeat.aspx?searchtype=IMAGES&artist=4727)

 

 

 

 

MAPA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (AS CATARATAS DO NIÁGARA

FICAM NO EXTREMO NORTE - e no extremo sul do Canadá - TAL COMO

SÃO - os EUA - APRESENTADOS NO LIVRO ÉTATS-UNIS D'AMÉRIQUE, obra de

M. Roux de Rochelle (NÃO CONFUNDIR, POR FAVOR COM

J. B. G. Roux de Rochelle):

(http://www.antiqbook.com/boox/poor/28678.shtml)

 

 

 

 

'As folhas se mexem', impressionou-se Georges Méliès, o pai do cinema francês, durante a projeção do curta Repas de Bébé, dos irmãos Lumiére, na primeira de todas as sessões de cinema, em dezembro de 1895. (...)"

(AUGUSTO NUNES,

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/cinema-e-cachoeira/)

 

 

 

 

 

NA CONFLUÊNCIA DAS RUAS MIGUEL COUTO, OUVIDOR E

AV. RIO BRANCO, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO-RJ,

ESTÁ A SEGUINTE ESTÁTUA:

andredecourt's photo de 18/04/05

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estátua do Pequeno Jornaleiro

(http://www.rioquepassou.com.br/2005/04/18/pequeno-jornaleiro/)

 

 

 

 

"EXTRA! EXTRA! AS CATARATAS DO IGUAÇU VENCEM

AS CATARATAS DO NIÁGARA (EM DISPUTA INTERNACIONAL

DE MAGNA SIGNIFICAÇÃO SIMBÓLICO-TURÍSTICO-HISTÓRICO-ECOLÓGICA)! "

(COLUNA "Recontando...")

 

 

 

 

Imagem das Cataratas [DO NIÁGARA] de 1837 em États Unis d'Amérique

[GRAVURA QUE ILUSTRA O LIVRO États Unis d'Amérique, CUJO AUTOR É M. ROUX DE

ROCHELLE],

por Roux de Rochelle: [M. ROUX DE ROCHELE (autor do livro intitulado EUA):

NÃO CONFUNDIR M. ROUX DE ROCHELLE, POR FAVOR, COM

J. B. G. ROUX DE ROCHELLE (que, por sua vez, foi retratado

em quadro de arte por F. Vreeland), QUE FOI, COMO SE PODE CONSTATAR

EM DIVERSAS FONTES BIOGRÁFICAS, MEMBRO DE SOCIEDADES DE CIÊNCIAS -

especialmente de Geografia - E LITERATURA, ANTIGO ENVIADO EXTRAORDINÁRIO E

MINISTRO PLENIPOTENCIÁRIO DA FRANÇA A HAMBURGO E AOS EUA

(http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k307920):

 

Ficheiro:Firmin Didot Freres Falls.PNG
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Cataratas_do_Ni%C3%A1gara)

 

 

 

 

"Panoramic view of American and Horseshoe Falls (QUEDAS D'ÁGUA - não demasiadamente

caudalosas - DE NIGARA FALLS [NA DIVISA ENTRE CANADÁ E EUA]) from Canada":

(http://en.wikipedia.org/wiki/Niagara_Falls)

 

 

 

 

 

Jean Baptiste Gaspard Roux de Rochelle

(retratado por

Francis William van Vreeland)

Francis William van Vreeland, A portrait of Jean Baptiste Gaspard Roux de Rochelle

(http://www.artnet.com/artists/lotdetailpage.aspx?lot_id=CC51FB3D40EDA327)

 

 

 

 

 

"(...) A floresta (AMAZÔNICA) provavelmente se formou durante o período Eoceno. Ela apareceu na sequência de uma redução global das temperaturas tropicais do Oceano Atlântico, quando ele tinha alargado o suficiente para proporcionar um clima quente e úmido para a bacia amazônica. A floresta tropical tem existido por pelo menos 55 milhões de anos e a maior parte da região permaneceu livres por biomas do tipo savanas por, pelo menos, até a Era do Gelo Atual, quando o clima era mais seco e as savanas mais generalizadas. (...)"

(WIKIPÉDIA, verbete 'AMAZÔNIA',

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amaz%C3%B4nia,

trecho)

 

 

 

 

UM SET DE FILMAGEM,

NO INTERIOR DE CERTO

ESTÚDIO CINEMATOGRÁFICO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://denotfilmes.blogspot.com/)
 

 

 

 

 

O ESTADO DE SÃO PAULO,

11 DE NOVEMBRO ÚLTIMO:

"11/11/2011 - 17h16

Anunciados os vencedores provisórios da eleição das Sete Maravilhas da Natureza; Cataratas do Iguaçu e Amazônia estão entre eles

Da Redação

A fundação suíça New 7 Wonders anunciou nesta sexta-feira (11) que as Cataratas do Iguaçu e a Amazônia estão entre os vencedores provisórios da eleição das Sete Maravilhas da Natureza. Compartilhadas pelo Brasil com outros países da América do Sul, as atrações foram eleitas junto com a Baía de Halong (Vietnã), a Ilha de Jeju (Coreia do Sul), o Parque Nacional de Komodo (Indonésia), o rio subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas) e a Table Mountain (África do Sul).

Os vencedores ainda são provisórios pois a entidade continua contando os votos feitos via celular em todo o mundo e afirma que, apesar de remota, existe a possibilidade da lista mudar. A lista oficial será divulgada no começo de 2012. (...)".

(http://viagem.uol.com.br/ultnot/2011/11/11/cataratas-do-iguacu-e-amazonia-sao-eleitas-entre-as-sete-maravilhas-da-natureza.jhtm)

 

 

 

 

FOTOGRAFIA DE CENA

DO FILME AVATAR (EUA, 2009),

SUPERPRODUÇÃO HOLLYWOODIANA

QUE UTILIZOU RECUROS TECNOLÓGICOS

MUITO AVANÇADOS E ENCONTROU NA

INDESCRITÍVEL FLORESTA AMAZÔNICA E

NAS SOBERBAS CATARATAS DO IGUAÇU

(novas maravilhas naturais do mundo)

INSPIRAÇÃO ECOLÓGICA E ESTÉTICO-FÍLMICA:

Parte da floresta biofluorescente de Pandora. Foto: Divulgação/20th Century Fox.

(http://www.tecmundo.com.br/3262-as-novas-tecnologias-do-filme-avatar.htm,

com o detalhe de que Vossa Senhoria pode observar, acima, que as

cascatas que aparecem são meros filetes d'água, absolutamente

não-caudalosos!)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.blogdorecchia.com/2010_04_11_archive.html)

 

 

 

 

A TERRA DURANTE O EOCENO,

QUANDO PROVAVELMENTE

SE FORMOU, ENTRE OUTROS

ECOSSISTEMAS NATURAIS,

A FLORESTA AMAZÔNICA:

Ficheiro:Paleogene-EoceneGlobal.jpg
 

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Amaz%C3%B4nia)

 

 

 

 

 

"Cinema é cachoeira"

(HUMBERTO MAURO, um dos pioneiros do cinema brasileiro)

 

 

 

 

HUMBERTO MAURO,

cineasta do Brasil:

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.planetatela.com.br/new.php?new_id=257)

 

 

 

 

 

"Perto das Cataratas do Iguaçu,

tanto as Cataratas do Niágara, quanto

as cachoeiras que aparecem no impressionante

filme Avatar (O PRIMEIRO DA SÉRIE, vale dizer,

aquele lançado em 2009) são um tanto, digamos,

mixurucas... (*risos*)"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

 

 

VÁ AO CANADÁ, MAS NÃO PAGUE

VINTE CINCO DÓLARES CANADENSES,

depois de ficar 4 horas viajando em ônibus -

se V. Sª. não alugar um carro, evidentemente -,

PARA VER AS CATARATAS DO NIÁGARA

(sugestão de João Rosenthal, em

maio de 2010):

"Cataratas do Niágara

por João Rosenthal » 05 Mai 2010, 17:25

Maior decepção da minha ida ao Canadá em 2008/2009. Cheguei em Toronto vindo de SP e no dia seguinte já iamos à Niagara. Os Canadenses falavam dela com grande empolgação, dizendo que era inacreditável o volume da água e a vista era espetacular. Eu, que já tinha ido à Foz do Iguaçu, pensei que ia ser legal rever uma grande queda d'água já que havia adorado Foz. Pegamos um ônibus do centro de Toronto e foram 2 longas horas numa paisagem muito sem graça até chegarmos à Niagara. Quando me dei conta, estávamos no meio de uma cidade, eu perguntei onde começava a caminhada até a queda, e o motorista me disse que não tinha caminhada, era só seguir aquela ESTRADA pra chegar. Eu fiquei confuso, no meio de uma cidade tinha as tão famosas Cataratas do Niágara? Andei pela rua sempre em contato com a civilização, e uma hora olhei uma fila se formando e pensei que era ali. Entrei na fila, comprei meu ingresso (CAN U$25) e entrei. Fui seguindo a fila, elevadores, escadas, calçadas, até chegar ao mirante e ver a belissima... peraí, isso é Niágara? Fiquei olhando praquilo como quem pensa "pobre dos meus U$25", eu me esforcei muito, muito mesmo pra ver beleza naquilo, mas acho que observar minha torneira aberta seria mais empolgante. Eu andei pelos vários pontos do mirante e não fazia diferença, pois lá só tem 2 quedas, uma menor que uma cachoeira, e outra maiorzinha mas uma lástima se comparada à qualquer das milhares de quedas de Foz.
Por isso, se você vai ao Canadá (país maravilhoso!!), e já esteve em Foz, NÃO VÁ pra Niágara, sério mesmo, é perda de tempo e dinheiro. Comparar aquilo com as Cataratas do Iguaçu é uma falta de respeito, uma total loucura! Se você nunca foi à Foz, vá, e esquece as Cataratas do Niágara, são muito, mas muuuito sem graça. Se estiver em Toronto, fique por lá, visite a cidade que é legal e bem agitada, mas não perca 4 horas no ônibus e 25 dólares visitando aquela quedinha de água.
"
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CATARATAS DO NIÁGARA:
 
Ficheiro:Niag715.jpg

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Cataratas_do_Ni%C3%A1gara)

 

 

 

 

"BRASILEIROS E ARGENTINOS CELEBRAM A VITÓRIA DAS CATARATAS DO IGUAÇU

Governador de Misiones veio à região especialmente para festejar a vitória das Cataratas como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza"

(JACKSON LIMA [reportagem] E KIKO SIERICH [fotografia], de A GAZETA DO IGUAÇU,

QUARTA-FEIRA, 16 DE NOVEMBRO DE 2011, SEÇÃO Turismo, pág. c4)

 

 

 

 

 

EM MEMÓRIA DO SAUDOSO REALIZADOR CINEMATOGRÁFICO

HUMBERTO DUARTE MAURO (Volta Grande-MG, abr. / 1897 - Volta Grande, nov./ 1983),

ABRAÇANDO FRATERNALMENTE AUGUSTO NUNES,

A QUEM SE AGRADECE PELA CITAÇÃO DE FRASE DO IMORTAL G. MÉLIÈS,

HOMENAGEANDO TODAS AS PESSOAS QUE TRABALHARAM PARA

QUE O FILME AVATAR (EUA, 2009) FOSSE PLANEJADO, PRODUZIDO E

DISTRIBUÍDO E

TODOS OS PROFISSIONAIS - aqui incluídos os

empregados terceirizados (ou que prestam serviços aos

fornecedores de materiais e informações a órgãos noticiosos),

de setores de apoio logístico e de vendas

de espaços de anúncios / assinaturas e os senhores e senhoras

jornaleiros(as) de Foz do Iguaçu (também os menores de idade:

os pequenos jornaleiros) - DO JORNAL

A GAZETA DO IGUAÇU, de Foz, E PARA

JEAN-BAPTISTE-GASPARD ROUX DE ROCHELLE

(Lons-le-Saulnier, França, 1762 - Paris, França, 1849),

M. ROUX DE ROCHELLE (não confundir, por favor, com J. B. G. ROUX DE ROCHELLE) e

FRANCIS WILLIAM VAN VREELAND (1879-1954) [*],

in memoriam

 

[*] - RENOMADO ARTISTA PLÁSTICO ESTADUNIDENSE - que não foi contemporâneo de

Roux de Rochelle (NEM DE UM, NEM DE OUTRO...) -, AUTOR DO

RETRATO (pintura: óleo sobre tela) DE ROUX DE ROCHELLE

(o Roux de Rochelle que não escreveu o livro EUA);

SOBRE FRANCIS WILLIAM VAN VREELAND PODE-SE LER

(em inglês), NA WEB:

"Known as a watercolorist, Francis Vreeland worked in Hollywood from the 1920s. In the early 1900s, he worked at Rockwood Pottery Company and while employed there studied at the Cincinnati art Academy. Then he continued his studies in Paris at the Academie Julian and the Art Students League in New York with George Bridgman. He was born in Seward, Nebraska (EUA), and after completing his formal education, stayed in New York as art director of the Aeolean Company (...)" [http://www.askart.com/askart/v/francis_william_van_vreeland/francis_william_van_vreeland.aspx].

 

 

 

 

17.11.2011 - O clima foi, verdadeiramente, de uma final de Copa do Mundo de futebol, mas, é claro, de quando nela se logra sucesso - Brasileiros e argentinos comemoram título das Cataratas do Iguaçu, que é uma das paisagens naturais mais movimentadamente "cinematográficas" e "videográficas" do mundo, a acreditarmos no saudoso Humberto Mauro, segundo quem "Cinema é cachoeira"! F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

A GAZETA DO IGUAÇU

INFORMOU, em

12 de novembro de 2011:

 

"Publicado: 12/11/2011 | 21:48

Em clima de Copa do Mundo, brasileiros e argentinos comemoram título das Cataratas

Por Redação

Brasil e Argentina comemoraram juntos a conquista (Tonico Lopes - AMN)

A Ponte da Fraternidade foi o palco escolhido por brasileiros e argentinos para comemorar a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Maravilhas da Natureza.

O resultado preliminar do concurso promovido pela Fundação New Seven Wonders foi divulgado ás 17h07 desta sexta, 11. Outro atrativo brasileiro que está na lista de belezas naturais do planeta é a Amazônia.

Os outros cinco destinos eleitos são: Baía Há Long (Vietnã), Jeju-do (Coréia do Sul), Ilha de Komodo (Indonésia), Rio Subterrâneo de Porto Princesa (Filipinas) e Table Mountain (Montanha da Vida) na África do Sul.

Assim que o site da fundação suíça divulgou a lista, a notícia foi comemorada em clima de Copa do Mundo na fronteira. Brasileiros e argentinos abandonaram a rivalidade dos gramados e ocuparam a ponte com bandeiras dos dois países.

O prefeito Paulo Mac Donald aguardou o governador da província de Missiones (Estado), Maurice Closs na divisa exata dos dois países. Os argentinos vieram em carreata. A imprensa dos dois países acompanhou o encontro inédito. Durante a comemoração houve queima de fogos.

(Tonico Lopes - AMN)

“Isso vai projetar mundialmente as Cataratas do Iguaçu. Quem não viu, os que não tiveram essa sorte, virão, e os que ganharam também irão querer conhecer os outros destinos escolhidos. Vamos ter uma divulgação inédita na história do turismo. Haverá um grande aumento de visitantes”, comemorou.

Mac Donald assinou um convênio com a Argentina, ainda em 2008, para as duas cidades vizinhas criarem um comitê para divulgação das Cataratas do Iguaçu durante o concurso da New Seven Wonders.

“As participações dos jogadores Kaká e Messi foram maravilhosas. Isso sem contar a participação de artistas e, sobretudo, dos iguaçuenses que votaram na reta final. É importante lembrar o engajamento da Itaipu, através de Jorge Samek e Gilmar Piolla, para alcançarmos este título. Estou muito agradecido ao povo argentino, e aprendemos que precisamos estar juntos sempre para encontrar o caminho da vitória”, reforçou Paulo durante o ato.

O governador de Missiones também comemorou o feito histórico. “ Brasil e Argentina tem um destino compartilhado. O mundo tem 198 países, somente sete países tem maravilhas naturais, e isto é histórico, porque nunca pensamos, que na Ponte Tacredo Neves, as bandeiras de argentinos e brasileiros estivessem juntas festejando pelas Cataratas”, declarou Closs.

Reconhecimento é sinônimo de crescimento do turismo
Durante coletiva de imprensa, realizada no Hotel Rafain Centro, os organizadores da Campanha Vote Cataratas relembraram a trajetória de quatro anos da disputa, quando as Cataratas do Iguaçu superaram 400 atrativos inscritos.

O secretário de Turismo, Felipe Gonzalez, fez questão de revelar que o reconhecimento confirma a divindade do espetáculo da natureza, que encantou neste ano mais de 1 milhão de turistas de 162 países. “A eleição aproximou as Cataratas do Iguaçu perante os olhos do mundo. O título é a garantia de reconhecimento a beleza do nosso atrativo, mas principalmente vai trazer uma nova perspectiva ao turismo da região”.

Segundo Gonzalez, Foz do Iguaçu, em breve, deverá colher os resultados positivos da projeção das Cataratas do Iguaçu. “No Rio de Janeiro, quando o Cristo Redentor ganhou o concurso como uma das Maravilhas do Mundo Moderno, houve um incremento de 30% na visitação do ponto turístico, e isso movimentou outros setores da economia. Estamos no caminho certo, aliando os investimentos para receber bem os turistas com as belezas das nossas atrações”, enfatizou o secretário.

Repercussão
O presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, defende que os investimentos da hotelaria, já em andamento na cidade, fruto do bom momento do turismo, deverão se tornar vitrine para o Brasil.

“O volume de investimentos dos empresários deverá ser ainda maior. Seremos observados e vamos precisar mostrar a qualidade dos nossos serviços para o mundo. A cidade vai ganhar com a geração de empregos e melhor distribuição de renda”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Edílio Dall’ Agnol, afirmou que a conquista demonstra “ o valor de cada brasileiro, paranaense e iguaçuense que votou a eleger as Cataratas uma das Sete Maravilhas da Natureza”, completou. “É uma vitória que mostra a valorização do meio ambiente”.

Para o presidente do Iguassu Convention Visitor e Bureau, Ênio Eidt, o empenho durante quatro anos foi um presente a população dos dois países. “Os destinos receberão mais visitantes, mas os grandes vitoriosos são os moradores”, contou.

Os ganhadores serão confirmados pela fundação durante cerimônia oficial em 2012. O prazo ocorre porque a entidade precisará realizar um processo independente para validar a votação. Depois disto, a posição de cada atrativo será divulgada.

(AMN)"

(http://www.gazeta.inf.br/caderno1/em-clima-de-copa-do-mundo-brasileiros-e-argentinos-comemoram-titulo-das-cataratas/)

 

 

 

CATARATAS DO IGUAÇU:

(http://www.guiageo-parana.com/iguacu.htm)Iguaçu Falls

 

 

 

LEIA, POR FAVOR,

SE TIVER TEMPO E INTERESSE,

MATÉRIA ANTERIOR DESTA

MESMA COLUNA:

"O lendário e intrépido fidalgo espanhol

Dom Cabeza de Vaca viu as Cataratas do Iguaçu

em 1542":

http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/o-lendario-e-intrepido-fidalgo-espanhol-dom-cabeza-de-vaca-viu-as-cataratas-do-iguacu-em-1542,236,6995.html

 

 

 

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NOTÍCIA DE TRISTE DESRESPEITO

A MUNÍCIPES E A PEQUENOS JORNALEIROS

(em Erechim-RS, cidade - POR SER UM LUGAR

MAGNÍFICO, COM O CAMPUS DA URI ONDE FUNCIONAM

MUITOS CURSOS SUPERIORES DE COMPROVADA

EXCELÊNCIA ACADÊMICA - que está combatendo

essa medonha prática de pessoas psiquiatricamente

recalcadas):   

 
"21 mar10:41

Vândalos destroem monumento do Pequeno Jornaleiro

Marielise Ferreira, Zero Hora
 

Uma cena insólita se repetiu no final de semana. O monumento ao Pequeno Jornaleiro, instalado no canteiro central da Avenida Maurício Cardoso, foi depredado. Quem passou pelo local se espantou ao ver a estátua esfacelada.


 

O Monumento ao Pequeno Jornaleiro completa em 30 de abril de 2011, 59 anos. Obra do escultor italiano Matheus Toniette, foi doado ao município por Gelsomina Carraro, proprietária do primeiro jornal a se instalar em Erechim. Não é a primeira vez que a estátua é depredada.
 

Uma campanha vem sendo feita pela Câmara de Vereadores de Erechim, pela preservação do patrimônio da cidade, uma vez que é frequente a depredação, desde bancos de praça até a monumentos como o do jornaleiro, importantes para a história do município."

(http://wp.clicrbs.com.br/erechim/2011/03/21/vandalos-destroem-monumento-do-pequeno-jornaleiro/?topo=77,1,1)

 

 

 

 

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HUMBERTO MAURO,

RESUMO BIOGRÁFICO

DIVULGADO NO PORTAL

AS MINAS GERAIS ponto COM ponto BR:

 

"HUMBERTO MAURO

Filho de pai italiano e mãe mineira, nasceu Humberto Duarte Mauro em 30 de abril de 1897 na Fazenda São Sebastião, em Volta Grande, distrito de Além Paraíba. A progressista Cataguases recebe Mauro em 1910. Curioso das coisas artísticas e mecânicas, estudou engenharia (cursou um ano), eletricista, musicista, entendido em rádio, também se interessou por teatro e literatura. Desperta para a fotografia por volta de 1925, influenciado por Pedro Comello, com quem chegará ao cinema.

Munidos de uma Pathé-Baby (9,5 milímetros, com perfuração no meio ) filmam uma história de cinco minutos - Valadião, o Cratera - cuja trama é o rapto de uma mocinha por um bandido e o seu resgate junto a uma pedreira. O próximo passo seria a tentativa de realização de Os Três Irmãos (1925), filme que se mostra inviável frente à estrutura de cinema existente em Cataguases. Entretanto, segundo nos conta Humberto Mauro: "... vieram as aspirações mais arrojadas. Ia levando à sério e insistindo numa atividade que escandalizava as pessoas rotineiras e sensatas. Começavam a pôr de quarentena a minha sanidade mental".

O fascínio pelo cinema e a perspectiva de bons lucros, levam dois comerciantes de Cataguases, Homero e Agenor Cortês a associarem-se a Mauro. Fundam, em 1926, a Phebo Sul America Film, com capital de 150 contos.

Com uma verba de 12 contos realizam Na Primavera da Vida, cuja ação acontece na fictícia Vila de São João, situada na divisa entre dois estados não identificados. A história é simples e só tem dois cenários. A principal interprete feminina é a linda filha de Comello, Eva Nil, "artista sensível e vibrátil". Comello logo se afasta da Phebo levando consigo a filha, que se torna atriz de uma comédia que filma no ano seguinte: Senhorita Agora Mesmo., mas que fica inacabado. Em 1927 a Phebo realiza, com um orçamento de 20 contos, Tesouro Perdido. A produção não tem atriz para interpretar a mocinha. A moral da época dificulta o recrutamento de possíveis substitutas de Eva Nil. É assim que abre-se o espaço para Bêbe (mulher de Mauro) tornar-se Lola Lys, a mais nova estrela do cinema nacional. Durante as filmagens Mauro demonstrou não so todo o seu conhecimento e inventividade técnica, como também todo o aprendizado intelectual colhido com algumas personalidades do modesto cinema brasileiro. Segundo Mauro "a natureza era surpreendida, e dava-se tratos à bola para suprir com expedientes os meios mecânicos: confeccionei relâmpagos e tempestades usando luz solar, um pano preto e um regador".

Mauro e os sócios produzem Os Mistérios de São Mateus

Tesouro Perdido ganharia a Medalha de Bronze como melhor filme nacional de 1927, concedida pela revista Cinearte, dirigida por Ademar Gonzaga.

Em 1928, filmam Brasa Dormida (36 contos de gastos com produção). No campo técnico Mauro conta agora com o reforço do hábil fotógrafo Edgar Brasil, o que permite a evolução da linguagem cinematográfica. O filme é um sucesso: durante os sete dias da semana de lançamento teve a maior bilheteria da cidade. Entretanto a crítica é ácida como a que faz Paulo Duarte, do Diário Nacional: "Brasa Dormida é uma fita detestável. Enredo simplesmente bobo".

A próxima produção é Sangue Mineiro (1929), o mais caro empreendimento do grupo, com custos de 48 contos. A trama se desenvolve numa seqüência de encontros e desencontros amorosos, onde ousadas iniciativas técnicas são introduzidas, como os movimentos de câmara e a direção de atores. Problemas com a distribuição inviabilizam a Phebo. Humberto Mauro muda para o Rio de Janeiro, encerrando o importante ciclo de Cataguases, iniciando outro, com a mesma garra e talento.

Na capital da república trabalha com Ademar Gonzaga, colaborando na fundação da Cinédia, onde faz Lábios sem Beijos (1930) trama "romântico familiar", com o qual ganha o primeiro lugar no concurso do melhor filme brasileiro do ano, promovido pelo Jornal do Brasil.Em 1933 realiza Ganga Bruta. O filme conta a história do jovem engenheiro Marcos Resende (Durval Belini), que descobrindo a traição da noiva às vésperas do casamento, mata-a impiedosamente na noite de núpcias. Julgado e absolvido, muda-se para uma cidade do interior onde conhece Sônia (Deá Selva) e se apaixona por ela. Sônia corresponde ao amor, mas é noiva de Décio (Décio Murilo). Começa então um inevitável conflito. Apesar de não ser propriamente cinema falado, também não é um filme silencioso: tem aspectos sonoros, trilha musical e algumas poucas falas. No lançamento, Ganga Bruta é um fracasso de crítica e público, hoje considerado pelos estudiosos e críticos como filme clássico brasileiro. O crítico francês Georges Sadoul elege Ganga Bruta como ‘...um dos filmes mais importantes do cinema mudo mundial."

 

Com Carmem Santos, atriz e empresária de origem portuguesa, ajuda na organização da Brasil Vita Filme, onde dirige Favela dos Meus Amores (1934), Cidade Mulher (1934) e Argila (1940).

Vincula-se ao Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), onde produz dezenas de documentários. Graciliano Ramos, a respeito do filme Descobrimento do Brasil, escreveu: "Temos enfim um trabalho sério, um trabalho decente: a carta de Pero Vaz reproduzida em figuras, com admiráveis cenas, especialmente as que exibem multidão."

 

Ano - Obra Cinematográfica

1925 Valadião, o Cratera

1926 Na Primavera da Vida

1927 Tesouro Perdido

1928 Sangue Mineiro

1928 Brasa Dormida

1930 Lábios sem Beijos

1932 Mulher

1933 Ganga Bruta

1933 Voz do Carnaval

1934 Favela de meus Amores

1935 Cidade Mulher

1936 Descobrimento do Brasil

1940 Argila

1943 Segredo das Asas

1952 Canto da Saudade

 

BIBLIOGRAFIA SOBRE HUMBERTO MAURO

 

VIANY, Alex. Introdução ao Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro:

Biblioteca de Divulgação Cultural/MEC, 1959.

FERREIRA, Geraldo Santos. Plano Geral do Cinema Brasileiro.

Rio de Janeiro: BORSOI, 1973.

GALDINO, Márcio Rocha. Minas Gerais Ensaio de Filmografia.

Belo Horizonte: Comunicação, 1983.

GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: Trajetória no

Subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1986.

MAURO, André Felippe. Humberto Mauro - o pai do cinema

brasileiro. Rio de Janeiro: IMF Editora, 1997."

(http://www.asminasgerais.com.br/Zona%20da%20Mata/Cult%20uai%20s/Cinema/Humberto%20Mauro/humberto.htm)