[Flávio Bittencourt]

Brasil em luto, como consta na faixa do protesto estudantil

Tradição de luta de estudantes brasileiros prossegue, felizmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

retratado em pintura da atualidade

(http://999mitqam.files.wordpress.com/2008/03/jesus-4481cristo-con-treinta-y-tres-anos-posteres.jpg)

 

 

 

 

 

"(...) Em fevereiro de 2008 foi encaminhado à Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, o pedido de beatificação de D. Hélder pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) (...)".

(http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lder_C%C3%A2mara)

 

 

 

 

 

“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. Não representa. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã contribuinte para o bem de todos, com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho”

(DOM EDMÍLSON CRUZ)

 

 

 

 

 

[capa_livro_poerner.jpg] 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

REPRODUÇÃO DE IMAGEM DE

CAPA DE LIVRO DE ARTHUR POERNER

(http://agendacuca.blogspot.com/2008_05_01_archive.html)

 

 

 

 

"(...) A relação [DE DOM HELDER CÂMARA] com os militares [QUE USURPARAM, EM GOLPE DE ESTADO, O PODER, NO BRASIL, EM PRIMEIRO DE ABRIL DE 1964], aos poucos, fica tensa. Em 29 de novembro de 1964, Dom Helder deu uma palestra numa emissora de televisão no Recife. A audiência foi imensa. Falou sobre o custo de vida, sobre questões que afligem concretamente as pessoas. O Exército considerou a pregação “revolucionária e subversiva”.

O Exército, progressivamente, passou a pressionar Dom Helder a se pronunciar sobre a “Revolução de 64”. Um poderoso general, em tom amável, fez uma advertência: não passou despercebido às autoridades militares que ele, Dom Helder, sempre viajava no aniversário da “Revolução”. Naquele ano, porém, os militares faziam questão da presença dele. Que já estava, aliás, sendo anunciada amplamente pela televisão. Dom Helder sabia dos interesses políticos em torno de sua presença. Desabafou: “Ir é horrível. Não ir é passar recibo de adversário da Revolução”.

Com notável coragem, escreveu em carta ao General do IV Exército, dizendo que não iria. Que se tratava de cerimônia militar, não religiosa, e que não celebraria a missa lá. Que haveria, na cerimônia, “uma indiscutível nota política”. A partir daí, as represálias não tardaram, e foram duras. Um general declarou: “Vamos partir para liquidar este homem”. Tentaram, também, sem conseguir, transferi-lo do Recife (...)". (FELIPE PEIXOTO BRAGA NETTO,

http://www.domtotal.com/colunas/detalhes.php?artId=1412)

 

 

 

 

"DISCURSO INDIGNADO DE D. EDMILSON NO CONGRESSO NACIONAL



 
 
 
 
INTERNAUTAS
Leiam agora parte do discurso de D.Edmilson Cruz no Congresso Nacional:

Bispo recusa homenagem do Senado em protesto contra aumento

Dom Manuel Edmilson da Cruz receberia comenda de Direitos Humanos.
“Quem assim procedeu não é parlamentar, é para lamentar”, disse.
Eduardo Bresciani, de Brasília
Dom Manuel da Cruz durante sessão especial no Senado Federal nesta terça-feira (21)
(Agência Senado)
O bispo de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manuel Edmilson da Cruz Neves, recusou nesta terça-feira (21) receber uma comenda do Senado Federal. Ele afirmou que sua atitude era para protestar contra o aumento salarial de 61,8% aprovado pelos parlamentares em causa própria. A homenagem recusada por ele é a Comenda dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara.

 
A recusa do bispo foi feita em um discurso no plenário do próprio Senado. Ele criticou os parlamentares por aprovar o aumento deste montante para o próprio salário. “Quem assim procedeu não é parlamentar, é para lamentar”, disse.
O religioso afirmou que a comenda que lhe foi of erecida não honra a história de Dom Helder Câmara, que teve atuação destacada na luta pelos direitos humanos durante o regime militar.
“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. Não representa. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã contribuinte para o bem de todos, com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho”, afirmou o bispo.
Ele destacou que o aumento dado aos parlamentares deveria ter como base o reajuste que será concedido ao salário mínimo, de cerca de 6%. “O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumen to do salário mínimo e da aposentadoria. Isso não acontece. O que acontece, repito, é um atentado contra os direitos humanos do nosso povo”.
O senador José Nery (PSOL-PA) disse compreender a atitude do bispo. “Entendemos o gesto, o grito, a exigência de Dom Edmilson da Cruz”. Nery, que foi um dos três senadores a se manifestar na votação de forma contrária ao aumento, deu prosseguimento a sessão após a atitude do religioso.

Dom Manuel Edmilson da Cruz foi indicado para receber a comenda pelo senador Inácio Arruda (PC do B-CE). Além dele, foram indicados para a homenagem Dom Pedro Casaldáliga, Marcelo Freixo, Wagner de La Torre e Ant�?nio Roberto Cardoso. Apenas este último também estava presente e discursou. Ele afirmou estar “incomodado” com a homenagem, mas disse a ter aceitado porque ela se enquadra dentro de um c ontexto histórico e de um reconhecimento ao trabalho de Dom Helder Câmara.
21/12/2010".
 
 

 

 

 http://da-zootecnia.blogspot.com/)

 

 

 

 

 

 

Ficheiro:Brasao limoeiro do norte ce.JPG
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BRASÃO DE ARMAS DO MUNICÍPIO DE

LIMOEIRO DO NORTE, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brasao_limoeiro_do_norte_ce.JPG)

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"Dom Edmilson Cruz durante Queremos Deus 2008 - Foto: www.limoeirodonorte.blogspot.com"
 
 
 
 
 
 
 

 

ATENÇÃO: SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA DOM MANUEL EDMILSON CRUZ, BISPO DE LIMOEIRO DO NORTE-CE, RECUSOU-SE A RECEBER A COMENDA DOS DIREITOS HUMANOS DOM HELDER CÂMARA

EXPLICAÇÃO: TRATA-SE DE COMENDA QUE SERIA ENTREGUE AO REVERENDO BISPO PELO SENADO BRASILEIRO. LEIA, POR FAVOR, O SEGUINTE TRECHO DE NOTÍCIA DO PRÓPRIO PORTAL DAQUELA CASA LEGISLATIVA.

"O Senado [BRASILEIRO] entregou nesta terça-feira (21), em sessão especial, a Comenda de Direitos Humanos Dom Helder a quatro personalidades: o bispo católico dom Pedro Casaldáliga, o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo e os defensores públicos Wagner Giron de la Torre e Antônio Roberto Cardoso. Também agraciado, o bispo católico dom Manuel Edmilson da Cruz recusou o prêmio em protesto contra reajuste de 61% para os parlamentares. (...)"

(http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx?codNoticia=106439&codAplicativo=2)

 

 

 

 

 

 

      HOMENAGEANDO O NOBRE SENADOR BRASILEIRO INÁCIO ARRUDA,

      DO PC DO B DO ESTADO DO CEARÁ,

     QUE BEM SABE ESCOLHER NOTÁVEL AUTORIDADE ECLESIÁSTICA DA

     IGREJA CATÓLICA APÓSTICA ROMANA - O BISPO DE LIMOEIRO DO NORTE,

     ESTADO DO CEARÁ - PARA CONFERIR COMENDA E, TAMBÉM,

     COMO REVERÊNCIA À MEMÓRIA

    DO BISPO CATÓLICO DOM HELDER CÂMARA, DEPOIS

    ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE, PERNAMBUCO, BRASIL

 

 

  

 

27.12.2010 - Preventivamente (ANTES DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E FINANCEIRA CONTRA O POVO TRABALHADOR DO BRASIL QUE REPRESENTOU O AUMENTO DOS PRÓPRIOS SALÁRIOS, FATO QUE MOTIVOU D. MANUEL EDMILSON DA CRUZ, BISPO DE LIMOEIRO DO NORTE, ESTADO DO CEARÁ, A NÃO ACEITAR COMENDA DO SENADO), a população do glorioso Estado de São Paulo já havia eleito, com mais de um milhão e trezentos mil votos, um palhaço não-literal, o digno comediante Tiririca, para o mandato de Deputado Federal - ACHO QUE ELES, OS SENHORES PARLAMENTARES BRASILEIROS, ENTENDERAM O RECADO. O referido recado não é exatamente este aqui, textual e demasiadamente óbvio e explicativo - acaciano, até -, do espaço de crítica livre e informação cultural denominado "Recontando estórias do domínio público", mas o recado da ELEIÇÃO DE TIRIRICA, o recado DE QUEM PAGA IMPOSTO E SE VÊ INSULTADO POR AUTO-AUMENTO ABSURDO DE VENCIMENTOS MENSAIS, por parte de congressistas deste país. Estão vendo o desenho que já vai sendo percebido no belo céu brasiliense? Isso vai acabar. Esses abusos acabarão. O povo já mandou o seu curto, grosso e eloquente recado. Os senhores parlamentares brasileiros que nos respeitem!

TIRIRICA PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA, JÁ!

E RESPEITEM ESSE PARLAMENTAR SÉRIO [O DEP. FEDERAL TIRIRICA], COMO SUA EXCELÊNCIA MERECE SER TRATADO!

F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

(http://marciosjosef.blogspot.com/2010/12/estudantes-protestam-em-brasilia-contra.html)

 

 

 

 

===

 

 

 

 

NOTÍCIA DIVULGADA ANTES DA ESPETACULAR

E MUITO DIGNA RECUSA (TEXTO DA ASSESSORIA

PARLAMENTAR DO SENADOR INÁCIO ARRUDA,

DO PC DO B - CE)

 

 

"Dom Edmilson Cruz recebe Comenda Dom Hélder Câmara
21/12/2010

Por indicação do senador Inácio Arruda, o bispo de Limoeiro do Norte, no Ceará, Dom Manuel Edmilson Cruz receberá logo mais às 11horas (horário de Brasília), no plenário do Senado Federal, a Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Câmara. Recebem também a condecoração Dom Pedro Casaldáliga, Marcelo Freixo, Wagner de La Torre e Antônio Roberto Cardoso. A escolha dos nomes é feita pelo Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, e pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).

O senador Inácio Arruda, justificou sua indicação afirmando que ”Dom Edmilson Cruz é uma personalidade pública que honra e dignifica a causa dos Direitos Humanos”. Exerceu ao longo de vinte anos as funções de bispo auxiliar do cardeal Dom Aloísio Lorscheider na Arquidiocese de Fortaleza, se dedicando de modo intenso e intrínseco a sua vida à defesa dos oprimidos.

Inácio destaca também  três desejos de Dom Edmilson que revelam a compreensão de seu perfil conjugado à justiça libertária: “o reconhecimento e aplicação do Decreto da Anistia Geral e irrestrita, mediante o amplo esclarecimento do que aconteceu com os desaparecidos durante o regime de exceção; o fim dos grupos de extermínio e de torturadores; a proibição por lei com sanções correspondentes à comercialização de frutas e legumes tratados com agrotóxicos em todo o Estado”.

“A generosa visão de Dom Edmilson sobre Direitos Humanos proporcionou aos brasileiros e nordestinos uma defesa incontestável da integração das bacias do Rio São Francisco e do Nordeste Setentrional do País”, lembrando o senador. Segundo o bispo cearense “trata-se de uma solução da qual depende não apenas o desenvolvimento de toda a região, mas de vida ou de morte para milhões de nordestinos e de todo o Nordeste, sem o qual o Brasil, pode-se dizer, deixaria de ser Brasil”.


Os outros agraciados

Pedro Casaldáliga é espanhol e vive no Brasil desde 1968, onde foi ordenado bispo emérito da igreja católica. Wagner de La Torre é paulista e exerce a profissão de defensor público, representando os mais humildes na cidade de Taubaté-SP. O paraense Antônio Roberto Cardoso também é defensor público e especialista em direitos humanos. Já Marcelo Freixo é deputado estadual, no exercício do quarto mandato, no estado do Rio de Janeiro.

Assessoria de imprensa do gabinete do senador Inácio Arruda".

(http://www.inacio.com.br/comunicacao/noticias/15122010/10506/Dom+Edmilson+Cruz+um+dos+homenageados+com+Comenda+Dom+Helder+Camara.html)