Bodhgaya – Local da Iluminação de Gautama Buddha
Por Flávio Bittencourt Em: 07/07/2013, às 19H11
[Flávio Bittencourt]
Bodhgaya – Local da Iluminação de Gautama Buddha
A atmosfera daquele lugar emana paz e devoção e contagia a todos independentemente de crenças, raças e nacionalidades.
Bodh Gaya ou Bodhgaya , para os budistas, é o mais importante local para peregrinação relacionado a Gautama Buddha, os outros são: Kushinagar, Lumbini e Sarnath . O santuário está localizado a 96 km de Patna (capital ) no estado de Bihar , leste da Índia .
HOMENAGEANDO O POVO INDIANO E
OS BUDISTAS DO MUNDO INTEIRO
7.7.2013 - F.
"Bodhgaya – Local da Iluminação de Gautama Buddha
Bodh Gaya ou Bodhgaya , para os budistas, é o mais importante local para peregrinação relacionado a Gautama Buddha, os outros são: Kushinagar, Lumbini e Sarnath . O santuário está localizado a 96 km de Patna (capital ) no estado de Bihar , leste da Índia .
Historicamente era conhecido como Bodhimanda e havia um grande povoado monástico no local. O principal monastério de Bodhgaya era chamado Bodhimanda-Vihara.
De acordo com a tradição budista, cerca de 500 a.C. o príncipe Siddhartha Gautama, chegou às margns do rio Falgu, próximo da cidade de Gaya. Ali ele sentou em meditação debaixo de uma Árvore Bodhi (Ficus religiosa).
Depois de quarenta e nove dias e quarenta e nove noites em meditação, Siddhartha atingiu a iluminação e percebeu as questões que havia procurado. “A primeira semana ele passou debaixo da árvore. Na segunda, permaneceu de pé, contemplando ininterruptamente a figueira, no local conhecido como Stupa Animeshlocha (Santuário da Vigília), a leste do templo, onde existe uma estátua com o Buda olhando fixamente a figueira. Depois ele andou entre a árvore e a Stupa Animeshlocha, e em cada pegada sua teria nascido uma flor de lótus. O percurso é conhecido hoje com o nome de Ratnachakarma (Caminho Precioso)”.
Após as sete semanas, ele viajou para Sarnarth, onde fez seu primeiro discurso e começou a disseminar o Budismo por todo o país.
Através do tempo o local ficou conhecido como Bodh Gaya, o dia da iluminação como Buddha Purnima e a árvore como Árvore Boddhi.
O complexo contém o Templo Mahabodhi com o Trono de Diamante (chamado Vajrasana) e a sagrada Árvore Bodhi. Na realidade, essa árvore foi originalmente uma muda da árvore Sri Maha Bodhi em Sri Lanka, que cresceu de uma muda da original Árvore Bodhi.
Diz a tradição que 250 anos depois da iluminação de Buddha o imperador Ashoka visitou Bodh Gaya, com a intenção de estabelecer um mosteiro e um santuário. Ele também marcou o local da iluminação com um edifício chamado Vajrasana (Trono do Diamante).
Ele é considerado o fundador do templo original Mahabodh, com a forma de uma pirâmide alongada coroada por uma miniatura de uma stupa (monumento budista)
As formas da pirâmide contém imagens de Buda em nichos. Alguns historiadores acreditam que o templo foi construído ou renovado no primeiro século durante o período Kushan. Com o declínio do budismo na Índia o templo foi abandonado e esquecido, enterrado embaixo de camadas de solo e areia.
Em 1880 o então governo inglês da Índia começou a realizar obras de restauro no templo sob a direção de Sir Alexander Cunningham , como parte de seu trabalho pela British Archaeological Society no século XIX.
Em 1883 Cunningham, junto com J.D.Beglar e Dr. Rajendralal Miitra, escavaram cuidadosamente o local e foram feitos os trabalhos de restauração, que restituiu toda a glória que Bodh Gaya teve no passado.
O templo Mahabodhi foi construído de tijolos, sendo uma das mais antigas estruturas deste tipo na Índia, e influiu enormemente no desenvolvimento posterior da arquitetura religiosa na região.
Sua torre central tem 55 m de altura, e é rodeada de 4 outros torreões menores, mas de mesmo estilo. O templo é rodeado de dois tipos de balaustradas de pedra nos quatro lados. Um deles, de arenito, é mais antigo, datando de cerca de 150 a.C. O outro, com imagens de deuses Hinduístas como Lakshmi e Surya, é de granito rústico e data do período Gupta ( 300 – 600 dc).
Atualmente, o Templo Mahabodhi é propriedade do estado de Bihar, e é administrado por um corpo multinacional, que inclui a participação de membros indianos e outros de países Budistas – Butão, Sri Lanka, Myanmar, Japão, Cambodja, Mongólia, Coréia, Tailândia, Sikkim e um representante do Dalai Lama.
Em junho de 2002 o complexo foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Os achados de pesquisas arqueológicas no local são propriedade indiana.
Bodhgaya, é de fato um lugar muito especial. Lembro que quando estive por lá, senti uma paz imensa, um profundo bem estar. Sentada, admirava o respeito das pessoas . devotos e visitantes, que circulavam em silencio, quebrado apenas, pelo flash das câmaras, sem no entanto perturbar. A atmosfera daquele lugar emana paz e devoção e contagia a todos independentemente de crenças, raças e nacionalidades."
(http://viagensculturais.wordpress.com/2011/02/28/bodhgaya-local-da-iluminacao-de-gautama-buddha/)
===