BIOGRAFIA

Aguarde

AMOSTRAGEM

Em Barras, na época em que o Dr. Heli Sobral era juiz de Direito, houve uma eleição muito disputada entre os partidos políticos PSD e UDN.

O suplício do Combuco

Tratando-se de um município com eleitorado substancioso, doutor Heli designou o oficial de justiça Raimundo Machado da Rocha para fazer a entrega dos títulos já deferidos em determinadas localidades, tais como cabeceiras, São Luís, Passa Tempo, São José e Boa Hora.

Como representante dos partidos políticos para acompanhar o oficial de justiça, foram designados o autor destas linhas, Bile Carvalho, pela União Democrática Nacional e José Ribamar Marques, na intimidade tratado por Combuco, pelo Partido Social Democrático. Fizemos entrega naqueles lugares e deixamos por último o povoado Boa Hora, onde chegamos à noitinha.

Ressalte-se que fomos bem recebidos pelo Coronel Pedro Coelho, com farto jantar e após um bom bate-papo, já cansados da viagem, armamos nossas redes no alpendre da casa.

Lembro-me que armei a minha rede próxima à parede. Raimundo Machado ao meio e Ribamar Marques pertinho do peitoril do alpendre.

Pouco conversamos e, enfadados, o sono nos pegou logo.

Marques deitou a cabeça - ou melhor, a careca - para o lado do peitoril, cheia de ferimentos secos,  pois era bem alvo e o sol das viagens queimou-a muito.

Lá pela madrugada, acordamos pelos gritos do Ribamar Marques que, a essas alturas, estava todo ensangüentado.

Uma vaca do Coronel Pedro Coelho, que costumava pastar próximo à casa, aproximou-se do peitoril, cheirou a cabeça do Ribamar, sentiu o suor do rosto e começou a passar a língua, arrancando as casacas dos ferimentos, fazendo com que o Marques levantasse aos gritos, acordando todo o pessoal da casa.

Pedro Coelho, aflito e nervoso, dizia:"Coisa louca, meu filho!"

Limpou-se o rosto de Ribamar Marques e fez-se curativo, apesar das dores que ele sentia.

Bilé Carvalho foi membro da Academia de Letras do Vale do longá. Poeta popular, dirigiu durante vários anos o Museu do Couro, na cidade de Campo Maior-Pi

FORTUNA CRÍTICA

Aguarde...