(Miguel  Carqueija)

Nunca faça uma demissão injusta. Você pode não ter idéia de com quem está se metendo...

AVALIAÇÃO FUNCIONAL


PARECER DA CHEFE:


                                        Durante o período de avaliação o funcionário em questão apresentou uma produção baixíssima e em diversas ocasiões cometeu erros crassos no serviço, tendo sido por isso mesmo chamado a atenção por mim e pelo Supervisor. Declaro ser totalmente insuficiente esta produtividade, e prejudicial aos próprios colegas.


                                         Auricélia Beltrão

                                          Chefe de Serviço



PARECER DO SUPERVISOR:


                                                    Endosso a posição da Sra. Auricélia e considero que o Sr. Fernando, por sua baixa produtividade e interesse, deverá ser colocado à disposição da DRH para as devidas providências.


                                                     Hélio Alves

                                                     Supervisor


Ao Senhor

Fernando Gama do Amaral:


                                              Considerando que na sua última AF (Avaliação Funcional) o seu desempenho foi considerado insuficiente - inclusive com baixíssima produção – solicito de V. Sa., no prazo de dez dias, uma explicação para os fatos que constam a esse respeito.


                                               Rembrandt de Mello  

                                        Diretor de Recursos Humanos

                                        Do Instituto Brasileiro de Soja


Ao Sr. Rembrandt de Mello

Diretor de Recursos Humanos do IBS


                                                             Sobre o ofício de 10/4, de V. Sa., dirigido à minha pessoa, devo dizer o seguinte:
                                                              Há seis meses venho sofrendo de inúmeros problemas de saúde e, inclusive, trabalhando doente, conforme fotocópias de atestados médicos, receitas e notas fiscais de compras de remédios, que ora apresento. Alertei a minha chefe, Sra. Auricélia, a respeito disso. Tive hepatite, gripes fortíssimas, anemia, infecção renal, precisei de alguns dias de licença-saúde e, na verdade, fiz o possível para que os mesmos fossem pouquíssimos. A queda de produção foi causada, portanto, por grave declínio de minha saúde, que só com muito esforço e tratamento pude aos poucos reverter. Tentei explicar isso à Sra. Auricélia e ao Sr. Supervisor, Sr. Hélio Alves, mas ambos se mantiveram intransigentes, e elaboraram a AF de maneira totalmente desfavorável à minha pessoa, sem uma palavra de elogio, como se eu fosse um funcionário relapso, quando na verdade inúmeras vezes me sacrifiquei, chegando cedo, saindo tarde ou até deixando de almoçar. Por isso apelo a V. Sa. No sentido de cancelar a citada AF por obviamente injusta.


                                                              Fernando Gama do Amaral



MEMORANDO INTERNO

À Sra. Auricélia Beltrão


                                            Encaminho cópia da justificativa que o funcionário Fernando Gama do Amaral apresentou e peço a V. Sa. manifestação sobre o assunto, no prazo de três dias.


                                            Rembrandt de Mello

                                   Diretor de Recursos Humanos do IBS



MEMORANDO INTERNO

Ao Sr. Hélio Alves


                                Encaminho cópia da justificativa que o funcionário Fernando Gama do Amaral apresentou e peço a V. Sa. manifestação sobre o assunto no prazo de três dias.


                                           Rembrandt de Mello

                                  Diretor de Recursos Humanos do IBS





MEMORANDO INTERNO

Ao Sr. Rembrandt de Mello

Diretor de Recursos Humanos do IBS       


                                                             Em relação à sua interpelação, devo dizer que o funcionário, Sr. Fernando Gama do Amaral, não negou os fatos referentes à sua AF, apenas tentou justificá-los, como se um funcionário doente fosse útil ao serviço, quando na verdade deveria se licenciar, se estivesse realmente enfermo. O Sr. Amaral procura assim desviar a atenção de sua fraca eficiência, que resulta em sacrifício extra para os colegas.

                                                           Auricélia Beltrão

                                                           Chefe de Serviço



MEMORANDO INTERNO

Ao Sr. Rembrandt de Mello

Diretor de Recursos Humanos do IBS


                                                              Em relação à sua solicitação, declaro que mantenho “in totum” o meu parecer, já que o funcionário limitou-se a justificar sua baixa eficiência, sem negá-la em absoluto.

                                                               Hélio Alves

                                                                Supervisor


COMUNICADO PESSOAL

Ao Sr. Fernando Gama do Amaral


                                                         Tendo em vista o resultado final da sua Avaliação Funcional, convoco-o para imediato comparecimento à Diretoria de Recursos Humanos, afim de assinar a sua demissão dos quadros do IBS, no interesse do serviço.

                                                          Rembrandt de Mello

                                                  Diretor de Recursos Humanos do IBS



COMUNICADO PESSOAL

Ao Sr. Rembrandt de Mello

Diretor de Recursos Humanos do IBS


                                                              Remeto-lhe esta carta pelo correio, já que a mesma não seria aceita pelo protocolo do IBS. Evidentemente não compareci para assinar a minha demissão, e aconselho o senhor a ler até o fim, pois, mesmo se jogar fora neste momento a missiva que tem nas mãos, isto em nada alterará a sua situação. Cópias desta carta estão sendo enviadas ao Sr. Hélio Alves e à Sra. Auricélia Beltrão.

                                                               Antes de mais nada entenda o senhor que eu não sou terrestre. Sou habitante do planeta If, na estrela Gama Centauri, e me encontro em missão especial na Terra. Como outros agentes da Comunidade Galática, infiltrei-me na Terra para verificar “in loco” as verdadeiras condições da civilização deste planeta, condições que são, como pudemos constatar ao longo de vários anos, mais do que péssimas, com poluição, destruição da natureza, corrupção nas altas esferas do poder, violência e obscenidade amplificadas pelos meios de comunicação e, finalmente, a desumanidade social, inclusive no ambiente do trabalho, como pude constatar na própria carne, com a injustiça de que fui vítima (ou teria sido, se fosse terrestre). Esclareço que provoquei em mim mesmo, por meios artificiais, as doenças de que sofri, para testar as diversas chefias. Tanto o sr. como os chefes mais próximos mostraram-se insensíveis até diante de atestados médicos, como se um trabalhador pudesse ser culpabilizado por adoecer. Dessa maneira, o senhor, bem como o Sr. Hélio Alves e a Sra. Auricélia Beltrão, já foram julgados pelo Conselho de Intervenção, do qual faço parte. Como punição, a ser cumprida a partir da ocupação da Terra (que ocorrerá dentro de duas semanas), os três perderão seus cargos no IBS, mas não se preocupem, porque o Conselho de Intervenção não deixará nenhum terrestre válido sem trabalho; acabaremos de fato com o desemprego e a fome em seu planeta, enquanto orientamos seu povo para se auto-dirigir no futuro. O senhor e seus companheiros, participantes da AF irregular, irão trabalhar (com todas as garantias trabalhistas) nas minas de cobre do Chile. Espero que apreciem a quebra de rotina e seu novo ambiente de trabalho, bem como a nova ordem que a Comunidade Galática trará a este pobre e infeliz planeta.


                                                              Atenciosamente,


                                                        Fernando Gama do Amaral,


                                                                 ou melhor,


                                                    XXX VVV KKK TTT,          


                                           Cidadão de If (sistema Gama Centauri) e


                   Membro do Conselho de Intervenção da Comunidade Galática no Planeta Terra.