Assis Brasil lança

O escritor parnaibano Assis Brasil acaba de publicar o seu 120º livro, intitulado “A Vida Não é Real – contos reunidos” pela Imago Editora, do Rio de Janeiro. Nesta obra, ele reuniu os livros “Contos do cotidiano triste”, de 1955, e “A vida não é real”, de 1975. Ele traz ainda os contos inéditos “O sexo perverso” e “contos herméticos”.

Essa coletânea desenvolve uma série de técnicas narrativas em relação à história curta. “Esse lado paradidático do livro é interessante para professores de literatura, letras e estudantes”, informa o escritor. Nesta obra, ele mostra o aprimoramento da técnica narrativa a partir da história curta que, segundo os críticos, é um dos gêneros mais desafiadores da escrita. O autor mostra o enredo privilegiado, conto de história começo, meio e fim, entrando no conto moderno que tem substituído o enredo pelo flagrante.

Segundo o autor piauiense, Machado de Assis mudou a concepção do conto de história para o conto de flagrante, em que o maior segredo é o corte final, deixando em suspense toda a história, embora nas entrelinhas, saiba mais ou menos o que acontecerá com os personagens.