[M. T. Piacentini]

--- É incorreto escrever: A contratada deve refazer os serviços as suas expensas? Qual é o certo: A contratada deve refazer os serviços às expensas suas ou A contratada deve refazer os serviços às expensas próprias? Maria Luiza, Rio de Janeiro/RJ


No primeiro caso é incorreto, sim, escrever “as expensas” (sem acento de crase), pois a expressão comporta ou apenas a (simples preposição) ou às, à semelhança da locução “às custas de”:


Ao sair de casa, quando completou a maioridade, João começou a viver a suas expensas.

Oferecemos a hospedagem, mas as refeições correm às suas expensas.


Também é possível falar “às próprias expensas”. E ainda se pode inverter a ordem das palavras nesta locução, por exemplo: “vive a expensas suas” ou “vive às expensas suas, às expensas próprias”.


--- Por que na frase: o prêmio foi entregue à quem menos merecia, usa-se crase e na frase: o prêmio foi dado a quem não merecia, não se usa? Jaciene Nascimento, Nilópolis/RJ


Em nenhuma das frases apresentadas é correto o uso do acento indicativo de crase. A grafia certa é: 1. O prêmio foi entregue a quem menos merecia e 2. O prêmio foi dado a quem não merecia.  Diferente seria: O prêmio foi entregue àquele que menos merecia, em que a palavra sublinhada está por “a aquele = para aquele”.


--- Consulta sobre o emprego da crase. Estaria correta a frase “Boa noite à todos”? Por quê?  Gildete da Silva Cordovil, Rio de Janeiro/RJ


O correto é sem o acento – mesmo quando o pronome estiver no feminino:


BOA NOITE A TODOS
BOA NOITE A TODAS


Isso porque todo e toda, pronomes indefinidos, não são determinados pelo artigo. E como se sabe, a crase é o processo de junção da preposição A como o artigo definido A.


--- Por que dizemos "ir ali" ao invés de "ir àli" (a ali)? Gustavo Lacerda, Curitiba/PR


Escreve-se  “vou ali", sem acento, porque não existe a ocorrência de "a + ali". O verbo IR pode ser usado de várias maneiras (só no Dicionário de Regência, de Celso Luft, ele ocupa mais de uma página) e uma delas é como intransitivo: verbo ir + advérbio (locativo). Neste caso, não há a incidência da preposição A. Seguem alguns exemplos: "Queremos ir ali agora. Vou lá, sim. Vamos para lá. A listagem do material necessário vai em anexo, conforme solicitado. Vai abaixo a nominata. Ele sempre ia na frente”.


--- Relatório referente à compra solicitada... favor informar se existe crase após referente. E o porquê. Cida Parra, São Paulo/SP


Sim, o correto é escrever referente à compra solicitada.  A razão é que referente a  forma uma locução na qual o A é uma preposição (veja o masculino: referente ao prazo solicitado) e o substantivo compra está determinado pelo artigo definido A.