As estrelas do céu de dezembro encerram atividades 2023 do Coletivo de Leitura de Barras-PI

[Da redação]

A obra "As estrelas do céu de dezembro", do diretor de Entretextos Dílson Lages, encerrou as atividades de 2023 do Coletivo de Leitura Barras do Marataoã, clube de leitura do município de Barras, no Piauí. O evento aconteceu às vésperas de Natal, no Auditório Deuselina Alencar (Secretaria da Educação), naquela cidade.

O autor fez uma explanação sobre as matrizes de sua escritura. Em sua exposição, disse que tanto sua literatura para a infância quanto para os adultos tem como gênese a fusão entre a memória e a metáfora. Explicou que ao relacionar uma lembrança a outras lembranças vai construindo uma teia de associações em que as comparações são a base das percepções sensoriais que dão valor estético ao que escreve.

Dílson Lages explicou como cria suas metáforas, usando como exemplo o título da obra em interlocução. Segundo ele, sempre pensa inicialmente que tipo de semelhança inesperada existe entre os sentidos de conceitos concretos e abstratos de tudo que sua percepção alcança, para criar novos significados. Falou que as estrelas, por exemplo, remetem ao otimismo, à renovação, à esperança.

Comentando sobre o lugar da memória em sua obra, o autor contou que os vínculos de causa e consequência são rompidos quando prioriza a memória como ponto de partida da criação. Isso faz com que cada capítulo possa ser lido isoladamente sem prejuízo ao entendimento, mas também não impossibilita que seja lido em sequência, sem perder a unidade em nenhum dos percursos.

Apos a exposição das motivações da obra e de como concede literariedade ao que escreve, o autor respondeu a várias perguntas dos membros do clube de leitura.

A obra As estrelas do céu de dezembro, de Dílson Lages, ganhou narração do autor no You Tube e no SoundCloud.

A audição da obra se completa com a leitura do texto, que pode ser adquirido nas livrarias Nova Aliança, Entrelivros e São Paulo, em Teresina-PI.