[Flávio Bittencourt]

As 7 maravilhas do mundo antigo

É cada maravilha maior do que a outra.

 

 

 

 

 

Templo de Ártemis

 

22.8.2014 -             F.

 

"As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

      São Grandes Conquistas do Engenho Humano, primeiro arroladas por Philo, de Bizâncio mas também citadas na "História", de Heródoto de Halicarnasso.

         "THEMALA", em grego, "coisas a serem vistas", como eram definidas aquelas Obras.

        Das Sete hoje só ficaram as Pirâmides do Egito. As outras foram destruídas por terremotos ou incendiadas por fanáticos.

         Tradicionalmente, são arroladas na  ordem apresentada abaixo

          Clique sobre a Imagem para vê-la em plena resolução ;)

 

1 - A Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, construída por ordem do Faraó Kufu entre os anos 2584–2561 Antes da Nossa Era (tem mais de 4.500 anos de idade, portanto)

 

 

 

 
 

2  - Jardins Suspensos da Babilônia - Não se pode mais ter certeza de que aquela Obra efetivamente existiu. Heródoto, "o pai da História", esteve na Babilônia e fez grandes descrições do que viu por lá. Não cita os Jardins Suspensos... Mas Heródoto deixa muita coisa sem citar em seu trabalho, o que, naturalmente, ocorre em qualquer tentativa de descrição histórica completa... Corroborando a hipótese de que hajam existido, Diodoro da Sicília, Filo de Alexandria e o historiador Estrabão citam os Jardins Suspensos da Babilônia nos termos mais elogiosos. Teria sido um projeto de Nabucodonosor entre os anos 605 e 562 Antes da Nossa Era e destruídos por um terremoto no primeiro século Da Nossa Era.

 

3 - Templo de Ártemis (Diana, a deusa da caça, para os Romanos), foi completada no ano 550 Antes da Nossa Era: tinha 129 metros de altura e 69 metros de largura, suportada por colunas de 18 metros cada. Foi destruída por um homem chamado Heróstrato no dia 21 de julho de 356, que ateou fogo ao templo para que seu nome fosse lembrado. Essa história foi usada por Jean-Paul Sarte, constando da coletânea de contos "O Muro".

 

 

4 - Estátua de Zeus em Olímpia, com 12 metros de altura, foi uma escultura de Fídias entre os anos 456 e 447 Antes da Nossa Era. Obra em Marfim e Ébano, incrustada com ouro e pedras preciosas. Com a ascenção do cristianismo tanto o monumento quanto a própria cidade de Olímpia (e os Jogos Olímpicos, tradicionalmente em homenagem a Zeus) foram sendo gradualmente negligenciadas. A estátua foi levada para Constantinopla e destruída num terremoto entre os séculos V e VI da Nossa Era.

 

 

 

 
 

5 - Mausoléu de Halicarnasso foi construído no ano 351 Antes da Nossa Era para servir de sepultura ao Sátrapa Persa Mausolo. Tinha 41 metros de altura e era composta por um complexo e intrincado conjunto de estátuas, saudado como um feito notável pelos escritores da antiguidade. Quando Mausolo Morreu em 353 Antes da Nossa Era, sua esposa Artemísia determinou a elaboração de mais e ainda melhores estátuas e adereços. Quando finalmente Artemísia também morreu, foi enterrada ao lado do marido no Mausoléu. Foi destruído por uma série de terremotos em data incerta e o material de que foi construído permaneceu em ruínas até o ano 1494, quando os Cavaleiros de Malta usaram as pedras para construir seu castelo em Bodrum. A fama e o portento da construção fazem com que o nome (Mausoléu)  seja usado até os dias de hoje para referir-se a uma sepultura elegantemente construída.

 

6 - Colosso de Rodes, construído em bronze entre os anos 292 e 280 Antes da Nossa Era e tinha 33 metros de altura. Autores dos séculos XVII e XVIII o romancearam como um gigante "debaixo de cujas pernas poderia passar um navio"; de fato, era uma estátua portentosa, mas se assemelharia mais à Estátua da Liberdade em Nova Yorque. Não seria possível a uma estátua de bronze daquele porte se sustentar da maneira que os escritores modernos a romancearam, havia de existir pelo menos um terceior ponto de apoio e especula-se que isso teria sido conseguido com o artifício de se esculpir uma túnica, também em bronze, indo da cintura da estátua ao chão, para dar-lhe a necessária sustentação. De acordo com o historiador Estrabão, a estátua foi destruída por um terremoto no ano 224 Antes da Nossa Era e seguiu sendo uma atração turística popular mesmo em ruínas. Teofânio, outro historiador, narra como aquelas ruínas foram finalmente levadas embora para serem derretidas e reutilizadas no ano 654 da Nossa Era.

 

7 - Farol de Alexandria, concluído a 280 Antes da Nossa Era, tinha 134 metros de altura e projetava sua luz a 57 quilômetros mar adentro. Era a segunda maior estrutura construída pelo Engenho Humano, perdendo apenas para as Pirâmides. De tão lindo, os escritores antigos diziam "não ter palavras para descrevê-lo". Foi severamente danificado por um terremoto no ano 956 da Nossa Era e, quando outro terremoto de ainda maior intensidade atingiu Alexandria em 1480 o famoso Farol se perdeu para sempre.

 

No mapa acima apresenta-se a localização das Sete Maravilhas do Mundo Antigo

 

Documentário "The Seven Wonders of the Ancient World" - mesmo se o seu inglês não estiver em dia (o que pode ser corrigido...;) só as imagens valem a pena!

 

Lázaro Curvêlo Chaves - 20/05/2014"

(http://www.culturabrasil.org/as_sete_maravilhas_do_mundo_antigo.htm#.U_eijWO_SM8)