ARTISTAS, MALANDROS E BANDIDOS    

                                 

 

Cunha e Silva Filho

 

Dedo-Duro, lançado há tempos  pela Cosac & Naify, é mais uma reedição dentre as obras  completas do contista João  Antônio (1937-1996). Pela mesma editora, já saíram outros três volumes, Abraçado ao meu  rancorÔ, Copacabana,  e Leão-de-chácara, em  oportuno e bem-vindo empreendimento que não  segue cronologicamente a ordem original de publicações que vieram a lume no passado.      Editado originalmente em 1982 pela Record, Dedo-Duro  compõe-se de seis contos: “Tony Roy Show”, “Dois Raimundos e um Lourival “Milagre Chué,” “Excelentíssimo,” “Bruaca” e o que dá título ao livro.

          Além disso,  o volume inclui também  um relato autobiográfico insolitamente intitulado ”Paulo Melado de Chapéu  Mangueira,” espécie de narrativa que bem se poderia enquadrar naquela definição de José Paulo Paes acerca de algumas narrativas do contista, chamadas pelo poeta e ensaísta paranaense de “textos”, ou seja, “(...) um  outro tipo de narrativa que fica a meio caminho   entre o documentário e a ficção e que assume, as mais das vezes, cunho reconhecidamente autobiográfico.”      

        “Paulo Melado de Chapéu Mangueira” forma a segunda parte do livro, chamada maliciosa e debochadamente de “Uma memória  imodesta no coração da pouca vergonha.” Essa narrativa, que tanto diz do espírito inconformado e da explosiva verve do contista, só seria um conto se o tomássemos pela indulgente classificação de Mário de Andrade, para quem um conto é tudo o que o autor veja  como tal. “Paulo Melado” é desses  textos de que nunca podemos nos esquecer, tantas são as faces de que se forma esse vigoroso relato memorialístico.    

          Ao falar de João Antônio, o texto fala de nossa cultura musical popular, da nossa adolescência  do contista, da sua convivência familiar, do pai musical, da mãe iletrada, da boêmia paulistana humilde, do encantamento pelas noites nos velhos bairros da capital  paulista, no crescente aprendizado dos segredos da malandragem. È uma belíssima e comovente rememoração, por vezes patética, por vezes trágica, desse espaço esquecido (e muitas vezes  estigmatizado)  pelas camadas mais altas da sociedade.      

         “Paulo Melado, como linguagem, marca a presença do escritor naquela forma inusitada de mesclar oralidades de cunho popular e respeito  às formas genuínas da construção portuguesa alicerçada nas lições colhidas  nos cânones clássicos luso-brasileiros.      Dessa lição epistemológica da gênese de sua criação  literária podemos rastrear muito do sentido da sua obra e de como ele veio a se tornar o que foi e é no  que diz  respeito  à sua contribuição à literatura brasileira contemporânea.      

          Ninguém pode ficar indiferente àquele passo do depoimento de João Antônio, no qual o pai do escritor, diante da presença do romancista Marques Rebelo e  de mais três homens,  que lhe vieram até à sua casa à procura do jovem e desconhecido João Antônio, pensou, na sua inocente rudeza de português transmontano, que se tratava de policiais.
       Ora, o jovem contista só podia, n a visão  paterna, ter feito mais uma de suas reprováveis estripulias boêmias. Não é preciso dizer mais nada dessa cena tragicômica, mais trágica do que cômica, mas que tem também o sem tanto de brilho, o da revelação e reconhecimento de um escritor de talento. A visita de Marque Rebelo foi por causa de uma carta que João Antônio enviara ao Rio de Janeiro pedindo a publicação de seus contos.

        Usara como pseudônimo o já conhecido nome, Paulo Melado do Chapéu Mangueira Serralha. E foi com esse nome que Marques rebelo se dirigira ao pai de contista. Antes, um de seus contos, “Fugie”  - história de uma experiência erótica com uma japonesa de mistura  a um  sentimento de culpa e traição, uma narrativa baseada num caso real vivido pelo autor – não fora contemplado num concurso de contos no Rio, pois o julgamento levava em conta o lado moral do trabalho e  a publicação visava a um público familiar.      

        Dos seis contos do livro,  cremos que os melhores sejam  o primeiro e o último, os quais, por sua vez, se diferem entre si pela temática  e pelos rumos imprimidos à linguagem.“Tony Roy Show” não  se integra àquele universo fechado, misto de malandragem e acentuado clima de violência existentes num conjunto de outros cinco contos primorosos do que chamaria de ciclo da malandragem   na obra joãoantoniana:”Malagueta, Perus  e Bacanaço,” “Leão-de-chácara”, “Joãozinho da Babilônia”, “Paulinho Perna Torta” e “Dedo-Duro”.      

      Trata-se de um longo conto de quase 16 páginas, um mergulho do autor naquele universo movediço e castrador que é o dos artistas de rádio e televisão das décadas de 1950  e 1960, especialmente o dos cantores  e compositores populares. Da noite para o dia, eles  veem sua estrela brilhar e, da mesma forma, vêem-se abandonados  pela mídia e pelo público.      

       No último conto, “Bruaca”, João Antônio retoma um personagem  misto de jogador  (sinuqueiro) e vagabundo,  tão comum  ao espaço da malandragem joãoantoniana, sobretudo daquele ciclo da malandragem  a que já nos referimos linhas atrás.  Bruaca, o protagonista, na sua tragicomédia de jogador e ao mesmo tempo vagabundo, esmoler, esfarrapado, lembra às vezes Malagueta, companheiro de andanças malandras de Bacanaço e Perus. Bruaca e um exemplo a mais dessa verdadeira saga de personagens martirizados pela miséria urbana.

        A historia da solidão humana e do abandono  total em que se vê enredado o ser humano na sua condição limítrofe de humano e animal. Anti-herói anônimo, reserva  de escárnio docs que estão do outro lado da vida, os afortunados, Bruaca é a síntese da condição de vida aviltada e aviltante. Como outros miseráveis de João Antônio, ele se confunde com  aqueles ratos da carvoaria que lhe serviam de dormitório.    

         Mas, Bruaca, representante dessa metáfora da miséria como criação ficcional, é recuperado mercê do nível da linguagem  alcançado  pelo contista,   aspecto ressaltado por alguns intérpretes e estudiosos de sua obra, como, entre outros, Cassiano Nunes, Antonio Candido, Fausto Cunha, Alfredo Bosi, José Paulo Paes, Jesus Antonio Durigan, João Alexandre Barbosa, Malcolm Silverman,  Antônio Holfeldt, João da Silva Ribeiro Neto, Luiz Paulo Labriola.  

       A linguagem de João Antônio  muitas vezes nos  parece uma floresta ínvia , porquanto nela muitos  aspectos léxicos e de construção  permanecem intocados, tal como  se deu  com a obra de Guimarães Rosa, cada um  no  seu hábitat linguístico.  O primeiro, nas urbes, principalmente  a paulista e a carioca; o segundo, nos oceanos mítico-reais do grande sertão mineiro. Aguardemos, então, com ansiedade e prazer, os próximos lançamentos da obra  de João Antônio prometidos pela editora Cosaf & Naify.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      þ