Antonio Carlos Rocha escreve: "Assis Brasil - (1929-2021)"
Em: 29/11/2021, às 23H21
[Antonio Carlos Rocha - especial para o Portal Entretextos]
Conheci Assis Brasil em 1979, no período em que morou no RJ. Eu estudava na Faculdade de Letras da UFRJ. Vez por outra, ele ia lá fazer palestras ou conversar com alunos, a convite de algum professor.
Belo dia, fui à sua casa, com outros colegas. Era um pequeno apartamento no bairro do Flamengo, mas repleto de livros nas estantes. Nos falou sobre o seu fazer literário, não parava de escrever, ainda era o tempo das máquinas de datilografia.
Com frequência, ele publicava resenhas em O Globo, Jornal do Brasil e outros órgãos. Nos anos 1980, comecei a publicar resenhas no Segundo Caderno de O Globo. Aos domingos, o jornal tinha uma página inteira sobre livros. E assim nos tornamos colegas de Literatura.
Uma vez, em uma conferência, me apresentaram como “escritor”. Então respondi: “Quem sou eu, escritor é Assis Brasil que tem uma vasta e importante produção literária. Eu sou apenas aprendiz do muito que ele representa para a Literatura Brasileira”.
Assis Brasil, agora, vai continuar escrevendo e publicando na imprensa do Céu. E como eu sou budista, já soube que o Nirvana também vai aceitar suas colaborações.
Rio de Janeiro, 29/11/2021.
Antonio Carlos Rocha é doutor em Literatura pela UFRJ. Entre suas obras, está Zé Budismo e Literatura: a poética de Gilberto Gil