Academia do Vale do Longá comemora 33 anos

A academia de Letras do Vale do Longá completou, no dia 23 de setembro, 33 anos de fundação. Para comemorar a data, a instituição promoveu vasta programação nos dias 23 e 24.  Dia 23, sexta-feira, as atividades tiveram como palco o auditório do Itacor, que recebeu plateia numerosa de admiradores do trabalho da Academia, hoje presidida pelo renomado médico e escritor Itamar Abreu Costa.

A abertura das atividades de comemoração aos 33 anos da Alval aconteceu sexta-feira, 23, com homenagem aos familiares dos patronos das cadeiras recém-criadas, lançamento do hino da entidade, lançamento de livros e entrega da medalha do Mérito A. Tito Filho, em reconhecimento a relevantes serviços prestados em favor da cultura. A comenda foi entregue neste ano para o jornalista Carlos Said; ao presidente da Academia Piauiense de Letras, Reginaldo Miranda; ao prefeito de Teresina, Elmano Ferrer;  ao escritor Gregório de Moraes; e in memorian para Expedito do Banco do Brasil, Valmir Campos Saraiva Costa, ex-deputado José Lourenço Mourão.        
 
No sábado,  24, A academia percorreu vários municípios e finalizou as atividades com programação no Museu de Piracuruca, recém-inaugurado. Atividades intinerantes foram desenvolvidas  ainda nos municípios de Altos, Campo Maior e Piripiri .
                                                                                                                                                                                        
Foi voz corrente nas solenidades que o sodalício passa por um novo momento, revigorada e com projetos ousados, alguns já em execução. Entre os ideais da gestão de Itamar Costa, está a criação do Memorial José do Rêgo Lages, em homenagem a um dos mais reconhecidos médicos humanitários do Piauí.   
 
 A   Academia foi fundada por um grupo de escritores e amigos das letras na cidade de Barras, em 1978. Embora tenha sido fundada na Terra do Governadores, não é precisamente a academia de Barras, mas de todos os 42 municípios que compreendem a bacia hidrográfica do rio Longá.                                                                                                                                                                      

Por Pablo Cavalcante