A Holanda vivenciou um momento singular na história do país, nesta terça-feira (30). Além de comemorar o Dia da Rainha, celebração que ganha anualmente proporções comparáveis ao Carnaval no Brasil, o povo daquele país acompanhou a coroação da rainha Máxima Zorreguieta Cerruti.
Nascida no Barrio Norte, Zona Nobre de Buenos Aires, ela se casou com o rei Willem-Alexander van Oranje-Nassau em 2002 e teve três filhas, as princesas Catharina-Amalia, Alexia e Ariane. Assim que a rainha Beatrix, atualmente princesa, anunciou que iria renunciar em janeiro desde ano, a expectativa só aumentou para que acontecesse de fato a coroação do casal.
O evento teve o prestígio do príncipe Charles, da Inglaterra, da mulher, Camila, Duquesa da Cornualha, e do casal, príncipe Albert II, de Mônaco, e Charlene Wittstock também estiveram por lá.
O vice-presidente da Argentina, Amado Boudou, também viajou até a Holanda para representar o país latino na cerimônia, que teve início extamente às 10h30 (5h30 no Brasil). Boa parte dos argentinos também acompanharam em suas casas a coroação. A embaixada holandesa na Argentina, por sua vez, montou estrutura especial para que se pudesse assistir ao importante momento.