A Quarta Idade

 

Antonio Rocha*

 

Os antigos filósofos já diziam que todas as idades tem a sua beleza e importância no contexto da vida.

 

Infelizmente no Brasil há o mito de se idolatrar só os muitos novos, mas, por ironia do Destino, a população brasileira está envelhecendo cada vez mais e assim é necessário reformular esse ponto de vista.

 

Li na revista on line “Oásis 247”, nº 259, fev/2016, que na Europa e demais países desenvolvidos os “velhos” despertam o interesse das indústrias, do comércio, das mídias, do turismo. É a chamada “Quarta Idade” que não está nem aí para as aparências e quer curtir a vida, aproveitar dentro das possibilidades de cada um, inclusive fazendo do Trabalho uma alegria.

 

Problemas existem, qual é a dúvida? Que tal resolvê-los sem fazer uma tragédia ? Com satisfação a solução vem mais rápida.

 

Nosso colega, professor de Música, em São Gonçalo, RJ, Kléos Magalhães Lenz César, escreveu um livro ótimo: “Fui Moço, Agora Sou Velho ... e daí ? ”, publicado pela editora Ultimato, 112 páginas.

 

Conheço bem o autor, bom amigo e durante alguns anos trabalhei com o Kléos. Na Terceira Idade ele desenvolveu impressionante habilidade com a Informática e se tornou um Especialista no assunto.

 

Além de Docente, Kléos é teólogo e pastor presbiteriano, permeou o seu texto com citações bíblicas várias, compatíveis com as Terceira e  Quarta Idade que estamos falando.

 

Pesquisando na web verificamos que o grande gênio das Artes Plásticas, Michelangelo, pintou seus melhores quadros aos 80 anos. O grande cientista Sir Isaac Newton trabalhou com empenho até os 85 anos. Leopold von Ranke, um dos maiores historiadores alemães, aos 92 anos terminou de escrever sua obra básica “A História do Mundo”. Buda viveu até os 80 anos e o último ensinamento, conhecido como “Sutra Lótus” é considerado o ápice de seus textos. Diz-se (a confirmar) que o grande pensador Sócrates, aos 80 anos começou a estudar música ...

 

E ... como temos visto jovens cansados, estressados, reclamando da vida. Ei ? Que tal parar com isso e tocarmos para frente? Temos muito chão adiante ...

 

(*) AR tem 63 anos, já negociou com o Criador para viver mais e poder curtir a netinha que só tem 1 ano e 1 mês.

 

http://estudoliteraturas.blogspot.com.br