(Miguel Carqueija)

Focalizamos hoje o primeiro longa do anime de maior prestígio no mundo.


“Sou em quem protege as pessoas. E também sou uma Sailor que nasce do amor. Sou eterna.”
(Sailor Moon, episódio 1 do Ciclo Starlights do seriado de animação “Bishoujo Senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon)  



    Primeiro desenho de longa-metragem da franquia de Sailor Moon, “A promessa da rosa” se beneficia de uma história dinâmica, um visual lindo e uma carga significativamente elevada de sentimentos que se tornam mais importantes que os confrontos. Há uma verdadeira exaltação de valores neste grande filme: amizade, lealdade, amor, coragem, senso de dever, desprendimento da própria vida em prol dos outros. É, aliás, um dos episódios mais completos em definição dos parâmetros da protagonista e de seu círculo.
    O mais interessante talvez esteja nos “flash-backs” que mostram o passado das “sailors”: Marte (Rei Hino), Mercúrio (Ami Mizuno), Júpiter (Makoto Kino) e Vênus (Aino Minako). Por eles se vê como cada uma delas sofria o “bullyng” na escola: Ami por ser CDF, Makoto por ser brigona, Rei por ser considerada mística e esquisita e Minako, por já atuar secretamente como Sailor Vênus e nunca ter tempo para as colegas. E em seguida, as vinhetas de reminiscência (todas referentes a episódios televisivos) mostram como Tsukino Usagi (Sailor Moon) deu amizade a todas elas e assim formou um grupo coeso, todas unidas em torno da Princesa da Lua.
      A pequena Chibiusa também é porta-voz dessa espécie de veneração que as demais “sailors” revelam por Usagi. Conversando com os gatos da Lua, enquanto aguarda o regresso das guerreiras da missão no asteróide, a Pequena Dama mostra-se confiante em que toda a equipe voltará sã e salva: “Sailor Moon é como a mãe de todas, ela certamente protegerá a todas”. O aspecto maternal e messiânico de Usagi perpassa o filme e se manifesta apoteoticamente na grandiosa sequência em que Sailor Moon libera o poder do cristal de prata para dirigir o meteoro e impedir a queda desastrosa na Terra e a morte de todos.
    O difícil confronto com Fiore, o extraterrestre com aspecto de elfo e origem misteriosa, possuído pelo poder da maligna flor Kisenian, envolve o passado de Mamoru e Usagi e reserva uma surpresa perto do desfecho. Usagi (conhecida no Brasil e outros paises como Serena) é a super-heroína que prefere usar o poder do amor ao poder de combate, e isso gera, em “A promessa da rosa”, cenas de grande beleza e verdadeiramente antológicas, como quando ela segura a mão de Fiore e pergunta: “Do que você tem medo?” A extrema bondade de Sailor Moon é o catalisador que une as marinheiras-guerreiras. “Ela nos deu algo incomparável”, diz a Mercúrio. E a Marte acrescenta: “Se não tivéssemos conhecido Sailor Moon, hoje todas estaríamos sozinhas”.
         É curioso que o pivô de toda a briga deste episódio, Chiba Mamoru (o namorado de Sailor Moon) tenha uma atuação bastante discreta, quase não falando, embora a certa altura salve a situação. Fiore é o vilão “não de todo” porque na verdade trata-se de um caráter fraco que caiu sob a influência da Kisenian, como explicam os gatos Luna e Artemis. Fiore chega a parecer tapado na sua obstinação em achar que Sailor Moon está enganando Mamoru, ilusão que o joga contra a Princesa da Lua e favorece os planos da flor-vampiro. Revela-se ainda que Usagi e Mamoru se haviam conhecido quando ainda eram crianças, fato esse não mostrado na série de tv.
        “A promessa da rosa” é um dos mais altos pontos da franquia Sailor Moon, pelo aspecto sublime que atinge a Princesa da Lua Branca e o relacionamento entre ela e o seu grupo. E é comovente a cena final em que Sailor Moon, exausta pelo esforço despendido, apenas balbucia: “Eu disse que salvaria a todos”.

A PROMESSA DA ROSA, ou “Sailor Moon R Movie” — Japão, 1993. Titulo original: “Gekijô-Ba Bishôjo Senshi Sailor Moon R”.  
O subtítulo significa: o episódio longo de cinema (movie) relacionado com a fase R (Retorno de Sailor Moon) do seriado de televisão, “Bishoujo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon).
Produção executiva: Tsutomu Tomari. Roteiro: Sukehiro Tomita. Música de Takanuki Arisawa. Direção de Kunihiko Ikuhara. Direção de animação: Kazuko Tadano. Criação original em mangá e supervisão de Naoko Takeushi.