"A princesa do Mar-Sem-Fim" no Círculo Literário Virtual de Entretextos"

DA REDAÇÃO

O 21º Círculo Literário Virtual de Entretextos  é uma homenagem a um grande nome do teatro Infantil: Benjamim Santos. O autor, parnaibano de nascimento, é autor de clássicos do gênero na literatura brasileira e teve sua obra completa publicada pela Funarte, em 2018, com ampla publicidade nacional.

Para a edição especial em torno de Benjamim Santos, que atualmente reside em Parnaíba, selecionou-se a obra “A princesa do Mar-Sem-Fim”, cuja apresentação cabe ao poeta Diego Mendes Sousa.  Nesse encontro, Dílson Lages Monteiro, Francisco Carlos Pontes e Jairo Nunes Leocádio realizam leituras de encantamento. Em seguida, a palavra será franqueada. Anote aí: o evento acontece às 17h do dia 18 de dezembro, pelo Zoom. Link de acesso disponível na home de Entretextos.

Em depoimento sobre a obra, diz Ana Maria Machado (1940-), da Academia Brasileira de Letras:

"Poucos espetáculos para crianças têm a carga de brasilidade que apresenta 'A Princesa do Mar-Sem-Fim'.

O texto se inspira na poesia popular dos folhetos de cordel nordestinos e tem a marca da boa qualidade que caracteriza toda a escrita de Benjamim Santos, assinalada pela poesia e pelo indiscutível domínio das ferramentas verbais. (...)

Com inventividade e respeito à criação popular. Com ingenuidade e engenho. Sobretudo, com talento e respeito pela criança e pela cultura brasileira.".

Para o autor e escritor Stepan Nercessian (1953-),"O público infantil é talvez o mais exigente. Falar ao coração dos pequenos e receber de volta um sorriso de encantamento é privilégio de poucos.  Benjamim Santos é um que sabe estabelecer essa conexão entre a fantasia do palco e a inocência da plateia. Suas peças teatrais impulsionaram um movimento de renovação do teatro para crianças no Brasil, a partir dos anos 1970. (...) Resguarda a memória desse capítulo auspicioso da história de nossa dramaturgia.".

Com a peça teatral "A Princesa do Mar-Sem-Fim", Benjamim Santos foi distinguido com o Troféu Mambembe (Prêmio MEC) de melhor autor de teatro infantil do ano de 1977.