A mística do parentesco

 EDGARDO PIRES FERREIRA escreveu:

"FILETO PIRES FERREIRA, nasceu em16.03.1866 em Barras, e faleceu em 11.08.1917 no Rio de Janeiro. General; engenheiro, bacharel em matemática e ciências físicas. Com a República foi eleito Deputado Federal pelo Amazonas (1893), e posteriormente reeleito; Governador do Amazonas de 1896 a 1898, quando Fileto Pires Ferreira, em viagem à Europa por motivo de saúde, é vítima de um falso pedido de renúncia, forjado pelo Vice-Governador Coronel José Cardoso Ramalho Júnior. Sobre este assunto, Fileto Pires Ferreira, publicou o livro "A verdade sobre o caso do Amazonas",  Rio de Janeiro. Fileto Pires Ferreira como governador do Amazonas, enviou seu tio Philomeno Pires Ferreira para a região do Alto Rio Branco, na época fazenda dos Magalhães, hoje Boa Vista, capital do Estado de Roraima, com o intuito de ocupar aquela região do extremo norte do Brasil, e com a idéia de começar os trabalhos de construção de uma Estrada de Ferro ligando Manaus aquela região do Alto rio Branco. Casou-se em 25.07.1893 em São Luís com Maria Lucrécia Gomes de Souza, foram pais de: Alkindar Pires Ferreira, Nair Pires Ferreira, Iberina Pires Ferreira, Iberê Pires Ferreira, Ivan Pires Ferreira, Hélio Pires Ferreira".
 
"Fileto Pires Ferreira era filho de Raymundo Carvalho Pires Ferreira (que se casou com sua prima) Lydia Cherubina de Sant´Anna Castelo Branco".
 
PIRES FERREIRA, Edgardo. A mística do parentesco.  vol. 2, São Paulo. Livraria Corrêa do Lago, 1992, p. 65.
 
Philomeno Pires Ferreira nasceu em 1861 na fazenda Desunido, no município de Barras, batizado em 28.09.1861 e faleceu em 1898 de emboscada indígena quando abria uma estrada entre Manaus e Boa Vista. (pág. 211, idem acima).