A Macedônia sob o prisma da indústria do turismo de massa

Big Viagem informa: alguns hotéis na Macedônia são em estilo medieval, ou seja, se hospedar no país é realmente se sentir como naquela época, com todo o luxo que você possa imaginar.

 

  

 

 

 

 

 

 

Pervanov Dnevnik 05.02.2010

 (http://www.channels.com/episodes/show/11047101/Pervanov-Dnevnik-05-02-2010?page=6)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EMBLEMA DA Универзитет „Св. Кирил и Методиј“ - Скопје, Univerzitet „Sv. Kiril i Metodij“ - Skopje,

(Universidade de Escópie (nome completo: Universidade "São Cirilo e Metódio" - Escópie) 

(http://www.mladiinfo.com/2010/03/10/ss-cyril-and-methodius-university-in-skopje/,

onde se pode ler:

"The Ss. Cyril and Methodius University in Skopje, was founded in 1949 and  is organized in 21 faculties and 10 research institutes. The University provides teaching, scholar and applied activities in technical, natural sciences and mathematics, bio-technical, artistic, medical and social sciences. There are about 40,000 students from the Republic of Macedonia as well as over 700 foreign students. The language of instruction is Macedonian, however some courses are taught in the minority languages and English language for some postgraduate courses.")

 

 

 

 

 

 

 

"As origens da família da presidente [DO BRASIL] eleita Dilma Rousseff provocaram desavenças entre meios de comunicação da Bulgária e da Macedônia. (...)".

(TRECHO DE NOTÍCIA DO PORTAL G1 / GLOBO, REPRODUZIDA NA ÍNTEGRA NO FINAL,

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/bulgaria-e-macedonia-disputam-origem-de-dilma-rousseff.html)

 

 

 

 

"QUEM FEZ A CONFUSÃO FOI O JORNAL MACEDÔNIO

DNEVNIK, MAS ESSA PROVOCAÇÃO É SINTOMA DE

UMA SADIA DISPUTA POR ORIGENS DE UMA PESSOA

NOTÁVEL - que lutou, expondo-se à morte, contra a

opressão totalitária-de-extrema-direita que infelicitou

grande parte da vida do responsável por esta Coluna e de 

milhões de brasileiros:

A DITADURA MILITAR-FASCISTA BRASILEIRA DE 1964

CUJA ASCENDÊNCIA (DA DRA. DILMA), PELO LADO PATERNO, 

NÃO É DE LOCALIDADE DEMASIAMENTE DISTANTE DA

MILENAR MACEDÔNIA, onde nasceu, aliás,

Alexandre, o Grande (cujo professor foi ninguém

menos do que, como é do conhecimento geral, 

Aristóteles de Estagira)  -

VIVA A REPÚBLICA DA MACEDÔNIA e

VIVA O HONRADO JORNAL DNEVNIK!

(Coluna "Recontando estórias do domínio pública")

 

 

 

 

 

Aleksandar Palace Hotel Skopje Macedonia Logo
 

 

 

 

LOGO DO HOTEL ALEKSANDAR PALACE, cidade de Escópie ou Escópia (Skopje, Скопје ou Shkupi), Macedônia

(SÓ O LOGOTIPO, SEM A LEGENDA DIGITADA LOGO ACIMA:

http://www.baazitravels.com/europe/macedonia/hotelaleksandarpalace/)

 

 

 

 

 

"Millenium Cross on Vodno (above Skopje [EM PORTUGUÊS: SKOPIE, ESCÓPIE OU ESCÓPIA]"

Millenium Cross on Vodno (above Skopje)

por Kokotov

(http://www.panoramio.com/photo/10715132)

 

 

 

 

 

 

 

"Macedónia [MACEDÔNIA]
 
Macedonia.gif
A República da Macedónia [PORTUGUÊS EUROPEU] ou Macedônia [PORTUGUÊS BRASILEIRO] é um país balcânico que até 1991 fazia parte da Jugoslávia. Tem limites a norte com a província autónoma de Kosovo, na Sérvia a leste com a Bulgária, a sul com a Grécia e a oeste com a Albânia. Capital: Skopje. A Macedônia ingressou nas Nações Unidas em 1993 com o nome Antiga República Jugoslava da Macedónia (ARJM) (português europeu) ou Antiga República Iugoslava da Macedônia.

A Macedónia se situa na península Balcânica, fazendo fronteira ao sul com a Grécia, a oeste com a Albânia, a leste com a Bulgária, ao norte com Sérvia e com Montenegro. Sua região é montanhosa, com vales férteis excelentes para culturas temperadas
".
(http://www.worldmapfinder.com/Pt/Europe/Macedonia/)

 

 

 

 

"The Faculty of Electrical Engineering and Information Technologies celebrated its 50th Foundation Anniversary [EVENTO REALIZADO EM JUNHO DE 2009 NO HOTEL ALEKSANDAR PALACE, EM SKOPJE]

Gala Academy

Celebrating 50 years since their foundation, on 18th of June 2009, the Faculty of Electrical Engineering and Information Technologies, the Faculty of Mechanical Engineering and the Faculty of Technology and Metallurgy held a special Gala Academy. The event hosted by the three mentioned parties took place at the hotel “Aleksandar Palace” in Skopje and was opened by the performance of the “Mirce Acev” choir. Dean Mile Stankovski, PhD held an opening speech, welcoming the guests of the Gala Academy. The Deans of the other two faculties, the Minister of Education and Science and the Rector of Ss Cyril and Methodius University also saluted the guests by giving a speech.


 

The Government of the Republic of Macedonia, the Parliament of the Republic Macedonia and the Ss Cyril and Methodius University were honored as most creditable for the foundation of these three faculties. Right after awarding the honors, the guests had a chance to enjoy an excellent video animation and projection, showing the foundation and development of the faculties. The Gala Academy continued with a cocktail party.

Pictures from the Gala Academy (...)"
 
 

 

 

 

 

                       Abraçando fraternalmente os jornalistas - e os profissionais do apoio extrajornalístico -

                       que trabalham no jornal macedônio cujo nome é DNEVNIK

 

 

 

 11.11.2010 - A idéia de que o respeitado genitor da Dra. Dilma Rousseff tivesse nascido na Macedônia desagradou profundamente os búlgaros, especialmente os naturais de Gabrovo (Bulgária) - Há uma vila de Gabrovo que não é a mesma Gabrovo do pai de Rousseff, mas uma cidade é uma cidade e outra cidade é outra cidade.  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

"A Macedônia é um país que fica na região Européia dos Bálcãs. A Macedônia não recebe muitos turistas e ainda é um país pouco explorado pelo turismo. Então, é exatamente por isso que você precisa conhecer e desvendar as belezas e atrações de um local que quase ninguém conhece. Sendo o fluxo de turistas na região baixo, certamente você terá mais serenidade para apreciar com calma a região.

É uma aventura e certamente você não irá se decepcionar com a antiga Macedônia, que faz fronteiras a norte com a República  do Kosovo, a leste com a Bulgária, a sul com a Grécia  e a oeste com a Albânia.

O ponto de partida da descoberta da Macedônia é o lago Ohrid, uma formação natural e certamente o lago mais profundo de toda a Europa, com seus 390 metros de profundidade. Aliás, a cidade é quase como se você voltasse ao passado, já que está rodeada por monumentos e ruínas romanas. É um dos mais belos países que você pode conhecer.

Já a cidade de Strumica é um verdadeiro cartão postal da Macedônia. O melhor de se ver por aqui são as Torres do Czar, o principal monumento da cidade. Perto dali, no vilarejo de Vodoca fica outra beleza arquitetônica, o Monastério St. Leontji e o Monastério Sv. Bogorodica; duas obras imperdíveis de serem vistas e admiradas por quem visita a Macedônia.

A capital da Macedônia é Skopje, uma cidade relativamente pequena para ser a capital de um país. Aqui a vida noturna é o principal atrativo, já que é uma das mais agitadas da Macedônia, mas há outras atrações. Uma delas é o Castelo Tverdina Kale, o Museu de Arte Contemporânea e a bela ponte de pedra que fica sobre o rio Vardar. Há ainda de se ver o lado mulçumano da cidade com seus banhos turcos, galerias de arte e os mercados; além de toda a parte religiosa das Igrejas Ortodoxas e das Mesquitas.

A capital da Macedônia é uma cidade fácil de se andar então você pode explorá-la sem medo de se perder ou de não ver toda a beleza que ela oferece. Outra dica é você ir até os bairros afastados que ficam depois da ponte Kamen Most; um mundo novo irá se abrir para você já que são tradicionalmente bairros mulçumanos.

 

Ponte de Pedra Macedonia

Alguns hotéis na Macedônia são em estilo medieval, ou seja, se hospedar no país é realmente se sentir como naquela época, com todo o luxo que você possa imaginar. Os hotéis mais preservados ficam na parte antiga da Carsija e são todos datados do século XV. Mas você também encontrará na Macedônia hotéis de luxo e extremamente confortáveis. 

Para quem gosta de um pouco mais de aventura, ainda na capital da Macedônia você pode subir até o topo do monte Vodno e ver a cidade do alto, e onde tem um crucifixo gigante chamado de ‘The Millenium Cross’ que fica iluminado durante a noite e que nos proporciona  uma visão deslumbrante. Um dos pontos turísticos imperdíveis da Macedônia.

Sugiro uma visita a um dos sites mais completos em termos de informações sobre a Macedônia:

Exploring Macedonia".

(http://www.bigviagem.com/a-antiga-macedonia/)

 

  

 

===

 

 

 

NOTÍCIA PRODUZIDA

PELA BBC, DE LONDRES,

E DIVULGADA, NO BRASIL, POR

PORTAL G1 / GLOBO

NOTÍCIAS - MUNDO

 

 

"05/11/2010 08h02 - Atualizado em 05/11/2010 08h35

Bulgária e Macedônia 'disputam' origem de Dilma Rousseff

Jornal argumenta que presidente tem ascendência 'macedônia', o que é refutado por agência búlgara.

Da BBC

As origens da família da presidente eleita Dilma Rousseff provocaram desavenças entre meios de comunicação da Bulgária e da Macedônia.

A agência de notícias búlgara Novinite.com escreveu nesta quinta-feira (4) um editorial criticando o jornal macedônio "Dnevnik", por "informações inverídicas sobre a recém-eleita presidente do Brasil"

Na quarta-feira, o "Dnevnik" publicou reportagem que diz que Petar Russev - pai de Dilma, que quando emigrou ao Brasil, no anos 1940, mudou seu nome para Pedro Rousseff - tem "origens macedônias", porque, argumenta o jornal, nasceu numa vila chamada Gabrovo, na "região macedônia de Pirin". O "Dnevnik" cita como fonte um grupo no Facebook que teria sido reproduzido pela Novinite.

A agência búlgara negou e reagiu dizendo que a reportagem macedônia é "tendenciosa" e "confunde dois lugares na Bulgária": a cidade de Gabrovo, no centro do país, onde há registros sobre a família Rousseff, e a vila de Gabrovo, na região de Pirin, sudeste do país.

A Gabrovo do centro da Bulgária organizou mostra sobrre os Rousseff

Pirin é uma região que pertence oficialmente à Bulgária, mas tem uma presença significativa de habitantes de origem macedônia, segundo a seção macedônia do serviço mundial da BBC.

O jornal macedônio "Dnevnik", o mais lido do país, não explica como concluiu que o pai de Dilma teria nascido na região de Pirin.

Já na cidade de Gabrovo, no centro da Bulgária, há registros (ainda que poucos) sobre Petar Russev, e o município organizou uma exposição com fotos da família da presidente eleita brasileira, além de árvores genealógicas.

Fronteiras


A Novinite acusa a reportagem do "Dnevnik" de "aparentemente brincar com a reivindicação latente circulada pela imprensa macedônia de que o sudeste da Bulgária é 'território macedônio''. A agência pediu uma retratação ao jornal, mas até esta quinta-feira não tinha recebido resposta.

O geógrafo brasileiro Nelson Bacic Olic, autor de livros sobre o Leste Europeu e um dos editores do jornal de geopolítica Mundo, explicou à BBC Brasil que diversos países - como Bulgária, Grécia e Albânia - têm até hoje resquícios da região histórica da Macedônia e populações dessa origem.

"É um mapa intrincado. A região passou por intensas mudanças de fronteira em sua história", explica. "Em momentos de crise (como o atual), reacendem ali reivindicações nacionalistas."

A região de Pirin, por exemplo, trocou de mãos entre búlgaros e macedônios durante a Segunda Guerra Mundial, mas hoje pertence oficialmente à Bulgária.

Segundo a jornalista búlgara Milena Hristova, da Novinite, a posse búlgara do território 'é questionada apenas por elementos radicais da Macedônia e pela imprensa' ".

(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/bulgaria-e-macedonia-disputam-origem-de-dilma-rousseff.html)