A importância da valorização do professor
Em: 04/09/2011, às 08H15
Os professores lidam diariamente com a vida intelectual de seus alunos. Nessa construção diária de conhecimento, porém, fazem mais do que transmitir fórmulas e conceitos: contribuem para a formação dos cidadãos do futuro. “Essa é a tarefa que mobiliza os professores. É a tarefa que vale a pena e torna a docência profissão valiosa e valorizável”, comenta Gabriel Perissé no livro O valor do professor, lançado pela Autêntica Editora.
Para valorizar os professores, afirma o autor, é necessário relembrar o que há de valioso na arte de ensinar e quais são os talentos, qualidades e práticas imprescindíveis para uma boa atuação docente. É importante ouvir estes profissionais e compreender seus sentimentos, suas angústias, suas expectativas. Tal valorização passa também por questões complexas, como as condições de trabalho nas escolas e a remuneração do professor.
Partindo de sua experiência como aluno, professor e pesquisador, o autor analisa a valorização da função docente num país com cerca de 2 milhões de professores na Educação Básica, numa nação que luta para eliminar o analfabetismo, universalizar o acesso de crianças e jovens à educação formal, e alcançar uma educação de qualidade para todos. Nesse contexto, os profissionais do ensino precisam ser estimados e reconhecidos para que trabalhem em sua melhor forma e, assim, eduquem melhor as futuras gerações. A valorização do professor, segundo Perissé, é objetivo fundamental para a melhoria da educação brasileira.
Sobre o autor – Gabriel Perissé é bacharel em Letras pela UFRJ, mestre em Literatura Brasileira e doutor em Filosofia da Educação pela USP e pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Unicamp. Professor, palestrante, autor de vários livros sobre leitura, linguagem, escrita criativa, educação, formação docente e estética, já publicou pela Autêntica as obras Introdução à Filosofia da Educação, Literatura & Educação e Estética & Educação. É também autor do site www.perisse.com.br
Textos de Gabriel Perissé são publicados em Entretextos, na coluna Ler, pensar e redigir.