(Miguel Carqueija)

GA-REI: A HORA DA HEROÍNA


    Num grande momento da série “Ga-Rei”, a heroína Tsuchimiya Kagura afronta o poder total do inimigo para salvar o seu amado.


“Vão precisar de um milagre para vencer. A Setsuna pode ler a mente das pessoas com o seu “Olho de Satori”. Ela já sabe de seus planos. Ainda assim... tem coragem de enfrentá-la?”
(Kazuhiro Mitogawa)

 “Estou morrendo de medo. Mas, mesmo que ela já saiba do plano, vou realizar um milagre... pelo Ken.”
(Tsuchimiya Kagura)


    Entre os grandes mangás deve-se elencar o Ga-Rei, de Hajime Segawa, que chega ao sexto volume nas bancas brasileiras. A lamentar que a JBC não coloque comentários editoriais esclarecedores, repetindo a mesma figura nos dois lados da capa.
    Os mangás, pelo volume e conteúdo, afiguram-se obras literárias, apesar de serem revistas em quadrinhos. Ler um mangá é quase como ler um livro.
    “Ga-Rei” é a história das feras espectrais e da heroína adolescente Tsuchimiya Kagura, cujo caráter messiânico se acentua mais neste volume 6. Como o próprio intrigante Mitogawa revela, Kagura deve provar o seu valor e se apoderar das “sesshôseki” (pedras da morte) para herdar o poder da Raposa de Nove Caudas e assim salvar o mundo. Pois esta é a diferença entre Kagura e a líder da Jugondô, Imawano Setsuna; enquanto Setsuna quer dominar o mundo, Kagura deseja salvá-lo.
    O sexto volume é emocionante nos capítulos que apresenta (23 a 27), em cenas marcantes como o violento combate corpo-a-corpo entre Kagura e Shizuru, que ocupa todo o capítulo 24, e a sequência final onde Kagura apresenta-se só e majestosa no reduto da Jugondô, caminhando entre duas fileiras de inimigos, ao encontro de Setsuna. Todavia, os aliados de Kagura chegam e o cenário está pronto para o que parece, será a batalha final entre a guerreira da luz e a vilã absoluta, ficando os demais participantes em segundo plano.
    Os personagens coadjuvantes também são extraordinários, como o cínico e imperturbável “invocador de raposas”, Izuna, a ambígua Shizuru, que oscila entre o passado de membro da Jugondô e a redenção que Kagura lhe oferece, Kyoko com as ofudas (papéis mágicos) e outros. Acima de tudo, porém, pairam o carisma, a dignidade e a majestade de Tsuchimiya Kagura.