A gaita de blues
Por Flávio Bittencourt Em: 10/08/2012, às 06H47
[Flávio Bittencourt]
A gaita de blues
No Brasil, um virtuose da harmônica diatônica ou gaita de blues é o instrumentista Flávio Guimarães.
GAITA MARCA HERING,
INFANTIL:
(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231034807-gaita-hering-infantil-yara-08-_JM;
as imagens e legendas seguintes podem ser vistas, respectivamente, em:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432132345-gaita-harmnica-hering-seductora-7980-cg-dosol-_JM e
Gaita Harmônica Hering Seductora 7980 C/g - Dó/sol
Gaita Hering Vintage Harp 1923 - Harmônica Profissional
(http://variosassuntosnjb.blogspot.com.br/2011_07_01_archive.html,
onde se pode ler:
"TRIO CONTINENTAL DE GAITAS - SAUDADES DOS BONS TEMPOS [...]")
(http://www.netvasco.com.br/news/noticias15/66048.shtml)
B. B. KING, o rei do blues:
(http://pt.wikipedia.org/wiki/B._B._King)
CELSO BLUES BOY: COM SEU
ENORME TALENTO E SENSIBILIDADE,
O COMPOSITOR, CANTOR E GUITARRISTA
QUE APAIXONADAMENTE TORCIA PELO VASCO
CELSO RICARDO FURTADO DE CARVALHO
FOI UM DOS PIONEIROS DO BLUES NO BRASIL
(antes de Flávio Guimarães ter introduzido
a sua gaita de blues no país do físico
César Lattes (Cesare Mansueto
Giulio Lattes), ou seja, no Brasil:
Celso Blues Boy | |
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Foto Julho/2010 |
(http://wordcatpress.wordpress.com/2012/03/21/hai-kai-da-ra/)
Tarde domingueira.
No Maracanã lotado,
o som da torcida.
FLÁVIO BITTENCOURT,
haicai divulgado em
18.2.2011:
"É impossível tocar o blues sem estar triste"
(UMA DAS MÁXIMAS DO BLUES,
BOB DYLAN MUITO JOVEM,
UMA HARMÔNICA DE BOCA
PERTO DE SEU QUEIXO E UM
MICROFONE ANTIGO:
(http://llopdelblues.blogspot.com.br/2011/03/bob-d.html)
NO FINAL DE ABRIL ÚLTIMO
(abr. / 2012) ACONTECEU
EM CURITIBA-PR, BRASIL:
Festival de Jazz & Blues – No Improviso (1ª Edição)
Descrição: O primeiro Festival No Improviso - Jazz & Blues acontece em Curitiba, a partir do dia 27 de abril de 2012. Músicos como Ari Borger, Flávio Guimarães, Nuno Mindelis, Badi Assad, Igor Prado e Celso Blues Boy farão parte da programação. A Luther Jazz Orchestra, de Iowa – EUA, fará uma apresentação especial. Além de shows, o festival também vai promover oficinas e um workshop
(http://guia.gazetadopovo.com.br/shows/festival-no-improviso-%E2%80%93-jazz-&-blues/4806/1556/)
HAICAI DO DIA:
Festival de blues.
No palco, já gaiteando,
Flávio Guimarães.
(Flávio Bittencourt,
hoje)
HAICAI ONTEM CRIADO
EM HOMENAGEM À MEMÓRIA
DE CELSO RICARDO FURTADO DE CARVALHO
(1956 - 2012):
Um som na guitarra.
Depois do jogo do Vasco,
o Celso Blues Boy.
(Flávio Bittencourt, ontem,
"- SOM NA GUITARRA! "
(CELSO BLUES BOY,
antes de o concerto começar,
EM 1984)
"- SOM NA GAITA DE BLUES! "
(COLUNA "Recontando...",
parafraseando o saudoso
BLUES BOY)
"(EDU DA GAITA FOI) O VERDADEIRO
PAGANINI DA HARMÔNICA DE BOCA"
(http://www.flavioguimaraes.com.br/)
"FLÁVIO GUIMARÃES É O NOVO PAGAGANI
DA HARMÔNICA DE BOCA NO BRASIL"
(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")
COMENTÁRIO (EM ESPANHOL)
DE LEITOR - que se autointitula
Luther Blues - AO RESPONSÁVEL PELO
BLOG ONDE FOI postada A FOTO
ACIMA REPRODUZIDA (de Bob Dylan
muito jovem), COM O TEXTO QUE ELA
MARAVILHOSAMENTE ILUSTRA:
"comentario:
luther blues 21 de marzo de 2011 23:04
Querido amigo el gran Bob [BOB DYLAN] no es santo de mi devocion pero con estas actitudes de tocar en lugares fuera de lo comun se va ganando el cielo
Un abrazo hasta Mataro"
(http://discosetc.blogspot.com.br/2009/08/harmonica-blues-1926-1939.html)
"Virtuose e pioneiro do blues no Brasil, Flávio Guimarães depurou este seu CD solo em quase dois anos de trabalho. As músicas se sucedem em suaves variações, descortinando-se um horizonte sonoro novo: a quase mescla do blues com a música popular brasileira. O charme desse trabalho está em manter as digitais de cada gênero, sem deixar de fazê-los discutir amigavelmente. Exemplo raro de respeito às diferenças no ambiente da pura navegação sonora."
Luiz Antônio Giron (Revista BRAVO)
"A veterana banda carioca de blues roqueiro raramente erra. O instrumental é ótimo e não há gaitista como Flávio Guimarães".
Folha de São Paulo
"On The Loose mostra o gaiteiro do Blues Etílicos decifrando a matemática do blues, na qual menos é igual a mais. Desenvolve um fraseado sutil, melódico e com poucas notas exploradas ao máximo."
Folha de São Paulo
"Graduado na matéria blues made in Brasil, Flávio Guimarães puxa o nível para cima e mostra como se faz no seu novo CD."
O Globo
"Flávio é top de linha indiscutível no país. Titãs, Kid Abelha, Cássia Eller, Fernanda Abreu, O Pensador e Luiz Melodia atestam..."
Revista SHOWBIZZ
"Flávio Guimarães lança um disco solo de blues e jazz de uma competência atroz. Sua voz ganha uma maior cadência blues, ele segura bem na gaita."
Jornal do Brasil
"Guimarães faz show entre o blues e o jazz. Em duas apresentações no Centro Cultural, gaitista do Blues Etílicos mostra porque é o melhor do Brasil."
Folha de São Paulo
"Considerado com justiça o maior gaitista de blues do Brasil."
Jornal da Tarde , José Nêumane (editor).
(http://www.flavioguimaraes.com.br/)
EDU DA GAITA, ESPLENDIDAMENTE
GAITEANDO:
(http://www.edudagaita.com.br/PORTUGUES_introd.htm)
EM MEMÓRIA DE EDU DA GAITA E DE
CELSO BLUES BOY E HOMENAGEANDO
B. B. KING,
BOB DYLAN E
FLÁVIO GUIMARÃES, A TODOS ELES COM OS
SINCEROS VOTOS DE MUITA SAÚDE, PAZ E
VIDA LONGA!
10.8.2012 - O "nome oficial" dela é HARMÔNICA DIATÔNICA - No Brasil, um grande virtuose da harmônica diatônica ou gaita de blues é FLÁVIO GUIMARÃES. (Não é preciso ser especialista na matéria para perceber que as performances de Flávio Guimarães na gaita de blues são maravilhosas.) F. A. L. Bittencourt ([email protected])
"A harmônica diatônica, também conhecida como gaita de blues, era até meados dos anos 80 um instrumento praticamente inexistente no cenário da música no Brasil. A banda Blues Etílicos surge em 1985, tendo Flávio Guimarães como o primeiro solista brasileiro de destaque nesse instrumento. O ineditismo se junta à ascensão do rock nacional e Flávio passa a ser um músico requisitado para gravações com nomes como Cássia Eller, Titãs, Paulo Ricardo, Léo Jaime, Almir Sater, Ed Motta, Luiz Melodia, Zélia Duncan, Renato Russo, Rita Lee, Zeca Baleiro, Fernanda Abreu, Kid Abelha e Alceu Valença, entre outros.
O blues cresce em popularidade no Brasil a partir do final dos anos 80 e Flávio participa de todos os principais festivais no país, do Free Jazz ao Rock in Rio, realizando shows de abertura para B. B. King e Robert Cray e tocando com ícones como Buddy Guy, Taj Mahal, Sugar Blue e Charlie Musselwhite.
Ao longo de mais de duas décadas de carreira, lança a maior discografia de um artista de blues no país, com dez álbuns lançados pelo Blues Etílicos e oito álbuns solo. Suas performances, gravações e cursos atraem novas gerações de músicos que aderem ao instrumento.
Flávio trabalha popularizando a harmônica em várias frentes, sendo o idealizador e curador do Encontro Internacional da Harmônica, principal evento temático do gênero na América do Sul, que se realiza há dez anos na cidade de São Paulo, no Sesc Pompéia, e que vem promovendo o intercâmbio entre os mais expressivos gaitistas de todo o mundo. É também o primeiro representante e endorser das harmônicas Hohner no continente. A secular fábrica alemã conta com Toots Thielemans entre vários dos principais gaitistas internacionais nos seus quadros.
Flávio residiu nos EUA nos anos 70, onde aprendeu o idioma e teve seu primeiro contato direto com o blues. É um intérprete que canta em inglês com sentimento, timbre e sotaque correto. Como arregimentador, sempre soube se cercar dos melhores músicos e montar bandas que são verdadeiras especialistas nessa linguagem musical, garantindo shows e gravações sempre dentro do mais alto padrão.
Atualmente, divide sua agenda entre a carreira solo e a Blues Etílicos, realizando cerca de 60 shows por ano, no Brasil e no exterior, além de workshops e cursos. Seu mais recente álbum, Flávio Guimarães and Friends conta com alguns dos principais ícones do blues norte americano como Steve Guyger, Charlie Musselwhite, Rick Estrin, Joe Filisko, Peter Madcat e Gary Smith. Os recentes CDs que lançou são distribuídos na Europa e nos EUA pelo selo Chico Blues Records."
(http://www.flavioguimaraes.com.br/)
(http://blogdoferas.blogspot.com.br/2011/05/robert-johnson-um-mito-do-blues-em.html)
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"Flávio Guimarães is a harmonica player, singer and Brazilian Blues pioneer. During a career that has spanned two decades, he has released 18 CDs - eight solo albums and ten as part of Brazil's premier Blues-Rock band "Blues Etílicos".
He is THE harmonica reference in Brazil, not only due to his pioneering work with the blues diatonic harmonica, but also due to his consistently evolving playing and the passing on of harmonica information. He has teached a whole generation of harmonica players in Rio de Janeiro, where he lives, comencing the blues harp movement in Brazil.
He has opened for B.B. King and Robert Cray. He has performed on stage with Buddy Guy, Taj Mahal, Charlie Musselwhite, Sugar Blue, Mark Ford, Mark Hummell, Walter Wolfman Washington and others.Howard Levy, Charlie Musselwhite and Sugar Blue are also special guests in some of Flávio's albums. He and his harmonica make regular appearances on recordings of top Brazilian musicians, as well as on television commercials and film and television soundtracks.
Flávio's most recent release is the CD Flávio Guimarães and Friends, with Charlie Musselwhite, Rick Estrin and the Nightcats, Steve Guyger, Gary Smith, Peter Madcat and Joe Filisko as special guests."
(http://www.flavioguimaraes.com.br/)
Flávio [FLÁVIO GUIMARÃES] talks about the new CD:
This album is a selection of songs from various recording sessions made in Brazil from 2008 throughout 2011, with some of the most expressive and influential blues harmonica players in our present days. I was honored to have had the opportunity to work and build a friendship with them, sharing a good time while touring the country.
Steve Guyger is one of the finest blues singers I’ve ever heard. His harmonica is as powerful as his vocals, expressing the true felling of the blues. Gary Smith has been a long time influence for me. Joe Filisko is a serious historian of the blues harmonica and a truly rhythm master. With his contribution on the low tuning Hohner Thunderbird harmonicas, he points up to a new horizon of different sound possibilities for our instrument. Peter Madcat is a long time friend. For many people’s surprise, he’s not playing harmonica on this project, but the ukulele, one of the many instruments he is a master of. Rick Estrin and the Nightcats are one of my favorite bands ever and their live performances are always like a great party. Some of the finest Brazilian musicians are joining me in this real musical adventure. The bonus track is a spontaneous jam session recorded in a home studio with Charlie Musselwhite back in 1994, including the Blues Etilicos’ rhythm session. I hope you’ll enjoy listening to this CD as well as we’ve enjoyed making it.
(http://www.flavioguimaraes.com.br/)
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FLÁVIO GUIMARÃES:
(http://blogdoferas.blogspot.com.br/2011/05/robert-johnson-um-mito-do-blues-em.html)
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CELSO BLUES BOY (1956 - 2012):