Seus olhos eslavos
Derretem campos gelados
Olhando enviesado
Por Flávio Bittencourt Em: 16/03/2011, às 06H41
[Flávio Bittencourt]
A Ferrovia Transiberiana
Lendária e mística, para os íntimos ela é a Trans-Sib.
"(...) Veja o alfabeto cirílico usado na língua russa (porque há os caracteres cirílicos usados na Ucrânia):
(...)".
(http://dricolopez.wordpress.com/2007/03/)
EM MOSCOU:
DETALHE DA CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO
A CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO:
VLADIVOSTOK [CIDADE DO EXTREMO LESTE DA RÚSSIA] INTERVENTION, Wikipédia
(http://en.wikipedia.org/wiki/File:Vladivostok_intervention.jpg)
"Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
(http://twcnomad.blogspot.com/2010/01/next-sgtravelcafe-date-revised.html)
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DA PROF. SASHA DA EPYKS! "
"(...) O trajeto mais importante desse percurso é a travessia transiberiana. Um trem, nos levando de Moscou, na parte européia da Russia, até Pequim, no Extremo-Oriente. O trajeto Moscou-Vladivostok, inteiramente em solo russo, é a mais longa linha de trem em funcionamento. Como bons turistas, optamos pela terceira maior, a transmongoliana, que segue o mesmo percurso da transiberiana e da transmanchuriana – segunda maior – até o lago Baikal e depois segue em direção Sul, cruzando a Mongolia até Pequim. Quase seis mil quilômetros, que se feitos sem paradas correspondem a seis dias de viagem. Nesses três trajetos não existem trens com nomes como « Transiberian Express » ou « Transmongolian », mas uma infinidade de trens – representados por numeros - que utilizam os mesmos trilhos. O transiberiano é um percurso e não um trem. Existem, é claro, os famosos trens que percorrem esses trilhos: o Rossyia, trem numero dois, responsavel pela rota Moscou-Vladivostok, ou o Baikal, trem numero dez, ligando Moscou à Irkutsk – capital da sibéria oriental; existem ainda o Vostok, trem numero 20, de Moscou à Pequim passando pela Manchuria. E o trem mais utilizado pelos turistas, o numero quatro, Moscou-Pequim, via Ulan Bator, na Mongolia, ou no percurso inverso, o numero três. Como decidimos fazer algumas paradas ao longo da rota, decidimos também utilizar diferentes trens – entre os famosos – para nossa viagem (...)".
(http://www.tripsandpeople.com/2backpacks/em-portugues/siberia-special/)
(http://www.tripsandpeople.com/2backpacks/em-portugues/siberia-special/)
16.3.2011 - PELOS CAMINHOS DE FERRO TRANSIBERIANOS: SE VOCÊ RESOLVER IR ATÉ O "fim da linha", DEVERÁ DECIDIR SE O "fim da linha" AO QUAL VOCÊ QUER CHEGAR É PEQUIM, NA CHINA, OU VLADIVOSTOK, NO EXTREMO LESTE DA GLORIOSA RÚSSIA (mas se você for para a China, não estará mais, evidentemente, percorrendo um trajeto TRANSIBERIANO, mas uma rota TRANSCHINESA [*]) - Pode-se ler, produzido pela pena do Profª. SASHA DA EPYKS, no artigo adiante transcrito, o seguinte trecho: "(...) todo ano a viagem pela ferrovia atrai milhares de turistas estrangeiros cativando-os como uma oportunidade única de conhecer as paisagens espetaculares das vastas terras do maior país do mundo. (...)". F. A. L. Bittencourt ([email protected])
[*] - PARA QUE SE SEJA MAIS PRECISO, COMO ACIMA SE LEU, TERMOS COMO transmongoliana E transmanchuriana DÃO RIGOR ÀS MENÇÕES AO TRECHO RUMO A PEQUIM OU BEIJING, NA virada à direita - E AO SUL -, EM CERTA BIFURCAÇÃO CUJA FOTO ATÉ AGORA AINDA NÃO FOI (por nós) ACHADA, PARA ILUSTRAR MELHOR A PRESENTE MATÉRIA.
A PROFESSORA SASHA, COM PACIÊNCIA PEDAGÓGICA
E GENEROSIDADE EXPLICATIVA, NO PORTAL
EPYKS PONTO COM PONTO BR, OFERECE-NOS A
SEGUINTE AULA SOBRE A LENDÁRIA FERROVIA TRANSIBERIANA:
Frequentemente meus alunos [OS ALUNOS DO PROFESSOR SASHA DA EPYKS] me fazem perguntas sobre a ferrovia Transiberiana. Às vezes só por curiosidade, e às vezes porque estão realmente planejando fazer uma viajem pela ferrovia. Pensando nisso, eu tentei organizar as principais informações sobre essa famosa ferrovia num artigo.
A ferrovia Transiberiana (Транссибирская магистраль em russo) foi construída entre 1890 e 1905 para conectar a parte européia da Rússia com as províncias do Extremo-Oriente, Mongólia, China e o Mar do Japão. Cobrindo mais de 1 / 3 da circunferência da Terra e abrangendo oito fusos horários, a ferrovia Transiberiana é uma das mais longas e mais famosas ferrovias do mundo.
No entanto, a Transiberiana nao é vista como um ponto turístico pelos russos, mas sim como um meio de transporte de longa distancia importantíssimo. Especialmente porque para muitos habitantes de grandes e pequenas cidades da parte européia e asiática da Rússia ela é a única opção para viagens, considerando que os preços das passagens aéreas são bastante elevados.
Mas mesmo assim, todo ano a viagem pela ferrovia atrai milhares de turistas estrangeiros cativando-os como uma oportunidade única de conhecer as paisagens espetaculares das vastas terras do maior país do mundo. Através da janela do trem podem ser avistados inúmeros campos abertos, pode ser vista a beleza da cadeia de montanhas que cercam o rio Ural e a natureza gélida da Sibéria e da região do lago Baikal, inúmeras florestas de taiga e os estepes. Paradas podem ser feitas em qualquer lugar no caminho revelando cada pedaço da Rússia. Quanto mais longe você vai da capital Moscou, mais você conhece a verdadeira Rússia.
Alguns fatos sobre a ferrovia Transiberiana
✴ O percurso principal (Moscow-Vladivostok) é de 9288,2 km, o que equivale a cerca de 1 / 3 da circunferência da Terra
✴ Uma jornada completa leva 6 dias
✴ A ferrovia atravessa 8 fusos horários
✴ A maior ponte está acima do rio Amur – 2.612 metros (feito em 1999)
✴ O maior túnel começa no km 8140 e tem 2 km de comprimento
✴ Há um edifício no km 5311 – estação Slyudyanka – cujo prédio é inteiro feito em mármore
✴ A Transiberiana passa pela Europa (19%) e pela Ásia (81%). A fronteira é marcada por um pequeno obelisco no km 1778, perto da cidade de Pervouralsk
✴ A ferrovia Transiberiana passa por 87 cidades e vilas
✴ A rota cruza 16 grandes rios: Volga, Ob, Enisey, Oka, Amur, entre outros
✴ A ferrovia passa pelo lago Baikal, o lago mais fundo do mundo, 207 km da ferrovia passam ao longo da margem do lago.
✴ A Transiberiana passa pelo mar do Japão, 39 km da ferrovia passam ao longo da margem do mar do Japão
Um pouco da historia
A ferrovia Transiberiana foi construída entre 1890 e 1905 sob o supervisão dos ministros do governo da Rússia, que foram pessoalmente nomeados pelo czar Alexandre III e pelo seu filho, o czar Nicolau II. O orçamento do estado imperial gastou na construção cerca de 1.455 bilhões de rublos entre 1891 e 1913, um recorde, só superado pelo orçamento militar da Primeira Guerra Mundial. A ferrovia adicional Oriental Chinesa foi construída como uma parte russo-chinesa da ferrovia Transiberiana, ligando a Rússia com a China e provendo uma rota mais curta.
Soldados russos e prisioneiros de Sakhalin e de outros lugares foram obrigados a trabalhar na construção da ferrovia. Um dos maiores desafios foi a construção do ramal de Circum-Baikal, cerca de 60 km a leste de Irkutsk. O lago Baikal tem mais do que 640 km de comprimento e aproximadamente 1.600 m de profundidade. O trilho terminava em cada lado do lago e os barcos quebra-gelo faziam o transporte entre os dois lados. No inverno trenós foram usados para transportar passageiros e carga, de um lado do lago para o outro até a conclusão da construção.
A viagem e a rota
A rota principal é a linha Transiberiana inicia-se em Moscou e passa por Nizhny Novgorod no Volga, Perm no rio Kama, Ekaterinenburgo nos Urais, Omsk no rio Irtysh, Novosibirsk no rio Ob, Krasnoyarsk no rio Ienissei, Irkutsk perto da extremidade sul do lago Baikal, Chita, Blagoveshchensk, Khabarovsk e finalmente Vladivostok. Depois de atravessar a Sibéria (logo após Irkutsk) a rota se divide em três vias diferentes:
✴ A rota Transiberiana: Moscow – Vladivostok – ferrovia original, que vai ao longo de toda a Sibéria e pelo Extremo Oriente (para o Oceano Pacífico).
✴ A Rota Trans-Mongoliana: Moscow – Ulan Bataar – Pequim – passa por planícies da Sibéria e florestas, estepes da Mongólia e uma parte do deserto de Gobi.
✴ A Rota Trans-Manchuriana: Moscow – Pequim – caminho direto da Rússia para a China, que contorna a fronteira oriental da Mongólia.
Turismo
Muitos turistas que já se aventuraram no passeio pela Transiberiana dizem que há algo especial sobre a observação de milhares de quilômetros passando e as constantes mudanças de paisagens vistas através da janela do trem. Na Rússia, a maior parte do cenário é de colinas, florestas de bétulas, pequenas aldeias com ruas de barro e casas de madeira. Aparecem ocasionalmente igrejas com cúpulas em forma de uma cebola. O passageiro cruza os 16 rios mais importantes da Eurásia: Vyatka, Volga, Kama, Tobol, Irtysh, Ob, Tom, Chyulym, Enisey, Oka, Selenga, Zeya, Bureya, Amur, Hor, Ussuri, além de incontáveis montanhas com os cumes cobertos de neve e povoados bucólicos, com casas encantadoras.
As inúmeras horas passadas em isolamento do mundo lá fora, longe da televisão e internet permitem que os passageiros passem o tempo lendo um livro ou simplesmente pensando na vida assistindo as paisagens passando através da janela – o que é algo tão diferente do cotidiano.
Entretanto uma das recomendações aos viajantes é não percorrer a Transiberiana em uma viajem só, mas fazer varias paradas ao longo do caminho para conhecer os pontos turísticos e estender a experiência da viagem.
Os principais pontos turísticos
Yekaterinburg
Ekaterinburg foi fundada em 1797, e agora é a capital da região dos Urais – a maior região industrial da Rússia. No entanto, os Urais são mais conhecidas como as montanhas que dividem a Europa e a Ásia. Ekaterinburg em si é uma cidade agradável e real industrial da Rússia moderna, com muitos edifícios interessantes e pontos turísticos.
Novosibirsk
A maior cidade da Sibéria, foi fundada em 1893. Novosibirsk é o terceiro principal centro cultural e científico na Rússia. A cidade está se desenvolvendo muito rapidamente, e é considerada a capital da Sibéria. A área em torno Novosibirsk é muito boa para camping e trekking. Além disso, Novosibirsk é um ótimo lugar para começar a descobrir as montanhas Altai, que não estão longe dali.
Irkutsk e Lago Baikal
Irkutsk é uma cidade agradável, com uma atmosfera diferente e arquitetura interessante. O lago Baikal está a apenas 60 km distância, e há também a cordilheira de Sayan que é bastante estreita. Baikal é um lago verdadeiramente surpreendente e belo. Há um monte de lugares para desfrutar da natureza intocada, e nadar no lago. O lago é tão bonito que vale a pena fazer a viagem somente para visitar ele.
Ulan-Ude
Negligenciado por muitos viajantes, este é um ótimo lugar para parar por alguns dias. Ulan-Ude traz uma sensação de calma, é uma cidade simpática da Ásia, e há um monte de coisas interessantes para descobrir como um museu da história local, um Datsan budista, o museu etnográfico ao ar livre, e a costa oriental do lago Baikal.
Khabarovsk
A cidade, que está localizada no rio Amur, fica muito perto da China, a qual fica do outrol lado do rio. É uma cidade agradável e amigável, e uma importante parada do trem também.
Vladivostok
Vladivostok é a maior cidade portuária da Rússia no oceano Pacífico, um dos mais importantes centros estratégicos da Rússia do Extremo Oriente. Como principal base naval da Frota Soviética do Pacífico, a cidade ficou fechada para estrangeiros durante os anos do período soviético. Para um viajante, é difícil continuar a viagem a partir de Vladivostok, pois o preço dos vôos e ferries é muito elevado.
Informações úteis
A alta estação turística da Transsiberiana vai de maio até o fim de setembro, quando começam as nevascas na Rússia. Entre os cuidados indispensáveis ao viajante é carregar um dicionário do idioma dos países por onde se planeja passar. Se o turista decidir viver a experiência de dormir em um hotel no meio do caminho, poderá contar com conforto, apesar das distâncias e temperaturas intimidadoras. Os hotéis agradam a todos os bolsos, e neles é possível relaxar na banya sandunovskiye, uma típica sauna russa, e degustar caviar nos restaurantes. Além desse precioso item da gastronomia, ao longo da Transiberiana, os estabelecimentos oferecem uma ampla variedade de peixes e frutos do mar trazidos direto dos rios siberianos e do Pacífico.
Conforto
Devido às temperaturas que podem chegar aos 35 graus abaixo de zero no inverno, o ambiente é climatizado e um vagão-restaurante oferece bebidas e pratos típicos. Nas paradas, é possível experimentar outras possibilidades gastronômicas, como as saborosas comidas típicas das vovós russas, as babushkas.
Todos os bilhetes para os trens de longo percurso tem lugares para dormir incluídos no valor. A maioria dos trens na Rússia tem três classes de camarotes para escolha:
‣ 1a Classe (СВ) é a mais confortável, mas também duplica o custo da viagem em comparação com um kupe. Cada cabine é composta por dois sofás, um em cada lado do compartimento, que se convertem em camas para dormir.
‣ 2 ª Classe (Купе) Estes carros são compartimentados, cada compartimento tem 4 bancos-camas.
‣ 3 ª Classe (Платцкарт) Estes carros estão em um plano aberto e possuem dois berços inferiores e dois berços superiores, e um corredor pequeno e estreito, e outros dois berços que estão localizados no lado oposto acima e abaixo da janela.
Não há chuveiro no trem. Há um banheiro compartilhado em cada carro, que fica fechado durante as paradas nas estações. O trem mais comportável e rapido se chama Rossiya (Россия) e tem o número 002. Existe também o trem turístico Golden Eagle Trans-Siberian Express que oferece a opção luxuosa de viajar pela ferrovia.
Alem de ter a opção de reservar uma passagem com refeições incluídas, na rota Moscow-Vladivostok, o trem pára por 20-30 minutos a cada 3-4 horas. Os passageiros podem sair do trem, e sempre há pessoas na plataforma que oferecem uma variedade de alimentos frescos (ovos, peixe defumado, queijo, pão, frutas, salgadinhos típicos russos, etc.) e também bebidas para os passageiros. Muitos trens têm carros-restaurante. Alimentos e bebidas também são vendidos em quiosques nas plataformas. Há também um distribuidor de água quente em cada carro que é ótimo para sopa de macarrão instantâneo.
Passagens
O sistema de trens da Rússia é diferente dos sistemas europeus. Os bilhetes de trem são comprados para datas fixas e todos as paradas devem ser planejadas com antecedência. Se alguém tem um bilhete de
Moscou a Vladivostok e sair do trem em Irkutsk, não pode usar o seu bilhete para um próximo trem indo para Vladivostok, pois o bilhete não terá mais validade. Por isso é preciso comprar passagens para todos os trechos da viagem. Para cada trecho é necessário comprar as passagens separadas.
É possível comprar as passagens ainda no Brasil, por exemplo no site www.realrussia.co.uk/trains e coleta-las na Russia na estação ou ainda solicitar o envio dos bilhetes para seu endereço no Brasil. A venda das passagens abre 45 dias antes da data. As passagens nesse sites custam um pouco mais caro do que as passagens compradas na Russia nos guichês, mas a grande vantagem é a possibilidade de fazer reserva em inglês e já planejar todas as paradas no caminho, além de reservar as passagens para todos os trechos numa vez só, e ainda, as reservas para as refeições durante a viagem. Ao mesmo tempo se você ja fala um pouco de russo e opta por uma viajem econômica e menos planejada, os guichês na Russia podem oferecer alguns descontos para as passagens. Por exemplo a passagem direta Moscow – Vladivostok comprada online (segunda classe) custa 20.220 rublos, enquanto a mesma passagem é vendida no guichê por 16.460 rublos e ainda tem 50% de desconto para os bancos superiores.
Falando russo durante a viagem pela Transiberiana
Na Russia, fora de Moscow e Sao Petersburgo poucas pessoas falam ingles, mesmo nos lugares turisticos onde é isso é teoricamente esperado – restaurantes, hotéis, guichês de venda de passagens, etc. Por isso fazer um curso basico de russo antes de viagem é sempre algo muito útil. Especialmente um curso intensivo voltado as necessidades do viajante. E claro que o entendimento sobre o alfabelo cirílico é imprescindível para que se possa ler os nomes de estações e ruas nas cidades.
Algumas frases úteis para uma viajem de trem:
я хочу купить билет - [ya hachu kupit bilyet] – Eu quero comprar uma passagem из - [iz] – de в – [v] – para один (два, три) билета – [adeen, dva, tree bilyeta] – uma (duas, tres) passagens сегодня – [sevodnya] – hoje завтра – [zaftra] – amanha отправление - [atpravleniye] -partida прибытие – [pribytiye] – chegada утром – [utram] - de manha |
плацкарт – [platskart] – 3ª classe купе – [kupe] – 2ª classe СВ – [es ve] – 1ª classe мне, пожалуйста… [mne pozhaluista...] – eu queria верхнюю полку – [vyerhnyuyu polku] – banco superior нижнюю полку - [nizhnyuyu polku] – banco inferior платформа – [platforma] – plataform вагон – [vagon] - carro место – [myesto] – assento |
Viagem virtual pela a ferrovia com Google Maps
Um projeto único, do Google com Ferrovia Russa Москва-Владивосток (Moscou – Vladivostok), permite ao internauta fazer uma viagem pela famosa rota e ver o Baikal, Khekhtsirsky gama, as montanhas Barguzin, o rio Yenisei e muitos outros lugares da Rússia sem sair de casa. Durante a viagem online, o “passageiro” pode apreciar a literatura clássica russa, as imagens do fotógrafo Anton Lange e as histórias sobre os locais mais atraentes da rota".
(http://www.epyks.com.br/planeta-blogs/russo1/a-ferrovia-transiberiana/)
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SOBRE A PROFESSORA SACHA:
"Professora Sasha
Eu nasci e cresci na Rússia onde me formei em Economia e também em Tradução. Eu gosto muito de viajar e vivi por alguns anos na Eslováquia e na Inglaterra, onde estudei e em paralelo ministrei aulas de russo para grupos de alunos de diversos países.
Alem de ministrar aulas em minha língua materna eu também gosto muito de cinema, literatura, arte, teatro e como já falei de viajar bastante.
Eu moro no Brasil desde 2004 onde atuo como professora e tradutora de russo. Possuo experiência em ministrar aulas particulares, em grupos e in-company.
Procuro sempre estar me aperfeiçoando, por isso já fiz vários treinamentos, para incrementar metodologia de ensino, técnicas e otimizar a experiência do aluno.
Visite o meu Blog!".