[Gabriel Perissé]

Para a etimologia dos eventos, um congresso é diferente de um simpósio, e um seminário não se confunde com um encontro ou com uma jornada.


No congresso, do latim congredior, as pessoas se dirigem para o encontro (às vezes para o confronto...). Se progredir é ir em frente, se regredir é ir para trás, e se transgredir é ir além, congregar-se é "ir com".


No simpósio, temos o grego symposion, em que também se fala de uma reunião (syn-, "união") + pósis ("ação de beber"). Beber juntos a sabedoria. É este o objetivo dos simposiastas: embriagar-se de conhecimento.
 

No seminário, as sementes (semen, em latim) são plantadas. O sentido de "escola preparatória de sacerdotes" foi registrado pela primeira vez em fins do século XVI. Academicamente, o seminário é a ocasião para ideias e argumentos germinarem.


No encontro para pensar e aprender há, em princípio, boa vontade e espírito de colaboração, mas a palavra incontra, no latim tardio, possuía conotação de confronto, remetendo a uma luta entre adversários.


Na jornada, a ideia etimológica é que os participantes trabalhem durante um dia, entre o nascer e o pôr do sol, em busca do conhecimento. No antigo francês, journee (século XII), do latim vulgar *diurnum ("dia").