[Rogel Samuel]

 

Sim, preparo-me para a Copa.

Contra toda a mídia, contra tudo e contra todos, o Brasil a espera e hospeda.

Sim, nunca se viu esse carnaval às avessas do que se pode esperar “fora do campo”.

O Brasil amadureceu, enriqueceu.

O brilho do evento se confunde com a apoteose governamental.

Um mundial, uma olimpíada, o melhor e mais barato meio de promover um país.

Os Jogos Olímpicos do verão de 1936, na Alemanha, de 1 e 16 de agosto, a participação de 3963 atletas, 328 mulheres,  49 países, 22 modalidades esportivas, foi um dos mais grandiosos e bem realizados, ricos e politicamente bem explorados meios de propaganda alemã até então.

Apoteose nazista, grande pompa, espetacular Estádio Olímpico de Berlim, com a presença de Adolf Hitler.

Infelizmente para o Führer, um grupo de atletas negros norte-americanos conquistou a maioria das medalhas do atletismo, a modalidade mais importante dos Jogos, liderados por Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro nos 100m, 200m, revezamento 4x100 (estafetas) e salto em distância (comprimento), no mais emblemático episódio da história dos Jogos Olímpicos.

Mas a Alemanha liderou o quadro, com 33 medalhas de ouro.

Os Jogos forneceram palco para a estética nazista utilizado como veículo de sua expansão.

Os alemães não economizaram.

O orçamento dos jogos foi ampliado 20 vezes, com a construção do mais moderno complexo esportivo até então: o Reichssportfeld (hoje conhecido como Olympiapark Berlin).

Ponto central o Estádio Olímpico, com capacidade para abrigar 100 mil pessoas.

Os organizadores criaram o cortejo da tocha olímpica, existente até hoje. E um sino gigante com a inscrição "Ich rufe die Jugend der Welt" (eu chamo os jovens do mundo) – badalou na chegada da tocha na cidade.

Dessa forma, o regime tentava apresentar-se como pacífico, universal, aberto para o mundo.

Julius Lippert disse em discurso três dias antes da abertura dos jogos para os representantes do Comitê Olímpico: "Berlim saúda os guerreiros olímpicos do todo o mundo. Saúda ainda, nos senhores e com os senhores, os representantes de mais de 50 nações, com as quais toda a Alemanha deseja conviver como num reduto de paz no espírito da compreensão mútua."

Hitler retirou dos arredores da cidade olímpica as referências antissemitas ou que pudessem manchar a imagem da Alemanha pacífica que ele pretendia apresentar.

O documentário “Olympia”, de Leni Riefenstahl, mostra tudo. Encontra-se no Youtube.

Uma Olimpíada, uma Copa, é o melhor meio de fazer a propaganda de um país. Principalmente hoje, era digital.

 

Mudando de assunto: morreu Marinho, um dos ídolos da minha juventude.

Hoje ele estaria milionário, garoto-propaganda, brinco na orelha, como Cristiano Ronaldo.

Sua figura era impressionante e diferente de todos os jogadores de sua época: Marinho era louro e belo, como um astro de Hollywood, tinha os cabelos compridos até os ombros, que  ondulavam enquanto ele corria em grande velocidade.

Na seleção brasileira, foi o craque da Copa de 1974.

O playboy Marinho usava uma pulseirinha preta no pulso e tinha um tremendo chute de direita.

Um grande atacante, um dos que melhor souberam avançar da defesa.

Na Copa figurou na seleção dos melhores. O Brasil foi eliminado, mas ele partiu em direção ao gol até o fim do jogo, e bancou uma briga com o goleiro Emerson Leão por conta disso.

Marinho jogou no Cosmos dos Estados Unidos, ao lado de Pelé.

Sim, Marinho teve problemas sérios com o álcool depois que parou de jogar.

Está morto, aos 62 anos.

Por isso diz João Cabral:

 

“A bola não é a inimiga

 como o touro, numa corrida;

 e embora seja um utensílio

 caseiro e que se usa sem risco,

 não é o utensílio impessoal,

 sempre manso, de gesto usual:

 é um utensílio semivivo,

 de reações próprias como bicho,

 e que, como bicho, é mister

 (mais que bicho, como mulher)

 usar com malícia e atenção

 dando aos pés astúcias de mão”.

 

A bola, a vida, a alma, as eleições. Não inimiga, mas amante. A bola de futebol, malícia, manha, reações perigosas, não se usa sem risco. Como a nudez da mulher, ou do touro.

Cabral, nordestino, machista. Jogador toureiro,  amansa a bola. Futebol machista. O time perdedor não corta o afiado. Não o jogador, o clube, o time, mas a bola. O orbe. O mundo. O calo da vitória. O calo do verbo calar. A bola algo que rola e rebola,  imprevista,  perigosa, nervosa, telegrama, aerograma, míssil, ogiva nuclear, torpedo:

 

“ Não é a bola alguma carta

 que se levar de casa em casa:

 

 é antes telegrama que vai

 de onde o atiram ao onde cai.

 

 Parado, o brasileiro a faz

 ir onde há-de, sem leva e traz;

 

 com aritméticas de circo

 ele a faz ir onde é preciso;

 

 em telegrama, que é sem tempo

 ele a faz ir ao mais extremo.

 

 Não corre: ele sabe que a bola,

 telegrama, mais que corre voa”.

 

Eis o que diz o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto: a bola não é carta, mas telegrama; tem aritmética de circo, que o estádio é redondo; a bola não corre, voa, como uma bala, como uma faca só lâmina; vai ao extremo de nós mesmos, no mundo adverso dos nossos pés.

 

Mas neste ano, o bola é o voto.

“Triste sina, estranha condição”, escreveu Camões.