[Flávio Bittencourt]

A coleção de soldadinhos de chumbo de Francisco Furtado

Quando se pensa em coleção de soldados fardados, em miniatura e de chumbo, vem logo à mente, como não poderia deixar de acontecer, divisões e corpos-de-exército napoleônicos, bandeirinhas e pequenos canhões - e depois eu conto quem passa a ser Bonaparte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

"Iniciei a minha colecção em 1980, após o serviço militar [NO EXÉRCITO DE PORTUGAL], tendo como base os soldadinhos com que brincava em criança. Actualmente fabrico os de uniformes militares Portugueses. [23.7.2007]"

(FRANCISCO FURTADO, EM SEU blog SOLDADINHOS DE FRANCISCO FURTADO,

http://soldadinhosdeportugal.blogspot.com/2007/07/os-soldadinhos-de-francisco-furtado.html)

  

 

 

 

  

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

"(...) O que levou às guerras napoleónicas foi o facto de a França e a Inglaterra quererem dominar o mundo. Na imagem, Napoleão e Beresford, sentados à mesa, cortam o planeta para comer."

(http://curteahistoria8.blogspot.com/2009/05/bloqueio-continental-e-invasoes.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FRANCISCO FURTADO [PORTUGAL] E AS MINIATURAS QUE FAZEM A SUA GRANDE ALEGRIA, EM desestressantes MOMENTOS DE LAZER 

(SÓ A FOTO ACIMA REPRODUZIDA, COM DEZENAS E DEZENAS DE SOLDADINHOS E UM GRANDE COMANDANTE SEM FARDA, HOJE EMPRESÁRIO BEM SUCEDIDO NO RAMO DA FABRICAÇÃO DE UNIFORMES MILITARES, sem a legenda acima apresentada, ESTÁ, NA WEB, EM:

http://soldadinhosdeportugal.blogspot.com/2007/07/os-soldadinhos-de-francisco-furtado.html)

                    

          

 

 

"Regimental Marches of The Queens Regiment"

 

(http://www.2ndqueens.com/mil_music.htm



 [ACIMA: SOLDADO DO REGIMENTO DA RAINHA

(desenho)]

 

 


 


"Quick March

The Regimental Quick March of The Queen's Regiment is Soldiers of the Queen, composed by Leslie Stuart in 1895. Although this has always been a popular tune it had never been adopted as a Regimental Quick March before the formation of The Queen's Regiment. Soldiers of the Queen is normally played last on all Regimental occasions, such as Officers', Warrant Officers' and Sergeants' Mess Guest Nights, Cocktail Parties, Beating Retreat etc.

Slow March

 

The Caledonian was inherited from The Middlesex Regiment. It was previously the march of the 57th and had been brought to them by an Argyll Highlander, General John Campbell of Strachur during his time as Colonel of the Regiment from 1780 to 1806."

(IDEM)

 

 

 

 

 

                   "Deseja acabar com um valente soldado de chumbo?

                    É muito simples: transforme-o em mercadoria."

 

                    (COLUNA "RECONTANDO ESTÓRIAS DO DOMÍNIO PÚBLICO")

 

 

 

 

 

 

                            HOMENAGEANDO O COLECIONADOR E EMPRESÁRIO FRANCISCO FURTADO,

                            QUE SABE COMO SER FELIZ, DIVERTINDO-SE, DE FORMA ADULTA,

                            COM VALENTES SOLDADINHOS DE CHUMBO

 

 

 

 

 

23.11.2010 - Os muitos ricos compram imensas coleções de brinquedos antigos de uma só vez e, às vezes, nem mostram as preciosidades adquiridas aos diletos amigos - Nesse caso, a tal compra perde completamente a graça, transformando-se os pedaços pintados de metal - NO CASO DOS VALENTES COMBATENTES DE CHUMBO - em tristes MERCADORIAS, aguardando o melhor preço para serem "defenestradas" (esse não é o caso, absolutamente, da belas pecinhas do colecionador português Francisco Furtado, aqui hoje homenageado, com distinção).  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

 

 

5 09 2008

 
Quem são os Dragões da Independência?
 
Esta é uma das mais bonitas tradições que mantivemos desde a independência.   Esse era o regimento que fazia a guarda da família real portuguesa.  Na época, como sabemos, eles haviam se refugiado no Brasil  para não se entregarem e o seu país às tropas napoleônicas que invadiam Portugal.   O regimento foi criado no dia 13 de maio de 1808.
 
 
Os Dragões da Independência, Foto Geraldo Magela.
Os Dragões da Independência, Foto Geraldo Magela.
 
 
 
Esses soldados de cavalaria faziam a guarda da família real. E em Sete de Setembro de 1822, quando D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil, esses soldados de cavalaria não só testemunharam o Grito do Ipiranga pelo jovem príncipe de 23 anos, como saudaram a independência do país. Com D. Pedro, foram os Dragões da Independência que participaram do gesto de independência chamado Laços Fora, quando, junto com o príncipe eles arrancaram os laços e os floretes vermelho, azul e branco que todos usavam marcando-os como soldados da coroa portuguesa.
 
Topes e laços com as cores da coroa portuguesa arrancados no que veio a ser conhecido como "Cerimônia Laços Fora".
Topes e laços com as cores da coroa portuguesa arrancados no que veio a ser conhecido como
 
Daí por diante todos os chefes de governo do Brasil, têm sua proteção garantida pelo 1° Regimento de Cavalaria de Guardas. Com um pequeno intervalo imediatamente depois da Proclamação da República. É uma tradição que veio do império e passou pela república do século XX e continua conosco, porque faz parte da nossa história, reflete quem somos, o nosso passado.  Só em 1927 este regimento ganhou o nome de Dragões da Independência, um nome que lhes serve muito bem.
 
Fonte: Presidência da República. http://www.presidenciadarepublica.gov.br/".
 

(http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/09/05/)