A big band cubana Los Van Van
Por Flávio Bittencourt Em: 09/03/2012, às 09H41
[Flávio Bittencourt]
A big band cubana Los Van Van
De acordo com vários especialistas, a qualidade musical das performances de Los Van Van equipara-se à das de Buena Vista Social Club, por exemplo.
The Rolling Stones,
no passado:
(http://www.timba.com/encyclopedia_pages/juan-formell-y-los-van-van)
Los Van Van, começo dos anos 70
(http://www.salsa.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=636&Itemid=53)
"LOS VAN VAN (célebre conjunto musical cubano,
criado em 4.12.1969) SÃO CONHECIDOS COMO
'OS ROLLING STONES DA SALSA' "
(COLUNA "Recontando estórias do domínio públic")
(http://www.fan-de-cinema.com/affiches/buena-vista-social-club.html)
(http://planettimba.com/tag/los-van-van/page/2/)
O JORNAL DE ANGOLA NOTICIOU,
EM NOV. / 2011:
"Los Van Van realiza concertos em Luanda
Director musical do grupo (à esquerda) manifestou a sua satisfação pela vinda a Angola
Fotografia: Mota Ambrósio
O grupo cubano Los Van Van actua na sexta-feira, sábado e domingo à noite no Centro de Eventos de Talatona, em Luanda.
Os três espectáculos do grupo, que vem ao continente africano pela primeira vez, enquadram-se nas festividades do 36º aniversário da Independência nacional.
A vinda de Los Van Van a Angola é promovida pela empresa Link Delirios e a Organização Não-Governamental Caimaneros, composta por antigos estudantes angolanos em Cuba.
Los Van Van vão apresentar em cada espectáculo de cerca de hora e meia temas do seu vasto repertório, que reúne mais de 200 composições. O director musical do grupo, Juan Fornel, manifestou, na segunda-feira, em conferência de imprensa, a sua satisfação por esta vinda a Angola.
“Estamos emocionados pelo facto de Angola ser o primeiro país africano onde actuamos, por haver uma enorme comunidade cubana cá e muitos angolanos que cresceram com a nossa música”, disse.
Fornel, que também é fundador de Los Van Van, frisou que o grupo possui um estilo próprio, que mantém ao longo dos mais de 40 anos de carreira.
“Não somos propriamente uma orquestra de salsa. Cantamos e tocamos para todo o mundo, mas para indivíduos que saibam dançar”, afirmou o músico cubano."
(http://jornaldeangola.sapo.ao/17/35/los_van_van_realiza_concertos_em_luanda)
Concierto de Los Van Van at Mama Rumba Loreto (México, DF) on 20 Jun 2008:
(http://www.lastfm.com.br/event/643529+Concierto+de+Los+Van+Van)
Juan Formell y los Van Van - Mi Songo,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=Xs4iO9MO6ps&feature=related
HOMENAGEANDO OS INTEGRANTES DOS CONJUNTOS MUSICAIS
BUENA VISTA SOCIAL CLUB,
THE RIVINGSTONS,
THE ROLLING STONES E
LOS VAN VAN E O
REALIZADOR CINEMATOGRÁFICO WIM WENDERS,
A QUEM SE DESEJA SAÚDE E VIDA LONGA
9.3.2012 - A qualidade musical das performances de Los Van Van equipara-se à das de Buena Vista Social Club? - Los Van Van, de Cuba. (OS INTEGRANTES DE LOS VAN VAN PERTENCEM À GERAÇÃO SEGUINTE À DOS LENDÁRIOS MÚSICOS DE BUENA VISTA SOCIAL CLUB.) F. A. L. Bittencourt ([email protected])
VERBETE 'LOS VAN VAN ',
WIKIPÉDIA:
"Los Van Van
La presse argentine les a surnommé les “Rolling Stones de la salsa”. Ils ont joué avec Rubén Blades à l'Olympia (Paris) en 1972, participé au Playboy Jazz Festival en 1997 et 1998.
La structure de base du groupe est celle de la charanga, mais modernisée avec l'ajout de trombones, guitare et basse électrique, synthétiseur et batterie.
Musiciens : Juan Formell (Directeur et basse), Cesar "Pupy" Pedroso (Piano), Jose Luis Quintana "Changuito" (Timbales), Samuel Formell (Batterie), Mario "Mayito" Rivera (Chant), Pedro "Pedrito" Calvo (Chant), Yenisel "Yenny" Valdes (Chant, ex NG La Banda), Mario Valdes (Chant), Abdal "Lele" Rasalps (Chant), Roberto Hernandez (Chant, ex Pachito Alonso y su Kini Kini), Boris Luna (Claviers), Roberto Carlo Rodriguez (Piano), Alvaro Collado (Trombone), Hugo Morejon (Trombone), Edmundo Piña (Trombone), Geraldo Miro (Violon), Irvin Frontela (Violon), Jesus Linares (Violon), Pedro Fajardo (Violon), Jorge Leliebre (Flûte), Manual Navarrera (Congas), Julio Norona (Güiro). Ángel Bonne a chanté pendant un temps avec le groupe.
Discographie
- 1969-1990 : Los Van Van, Vol I à XV (Egrem)
Caribe Productions Inc :
- 1993 : Disco Azúcar : inclus Disco Azúcar de Cesar Pedroso et Que le den candela
- 1994 : Lo último en Vivo (Trois disques de platine) (+ compilation "25 años de Juan Formell y Los Van Van", disque d'or)
- 1995 : De Cuba, inclus Por Encima del Nivel (Sandungera)
- 1995 : ¡Ay Dios Ampárame! : inclus Ya empezó la Fiesta et Soy Todo (Deux disques de platine)
- 1997 : Te Pone La Cabeza Mala inclus Esto te pone la cabeza mala et Ni bombones ni caramelos de Cesar Pedroso
- 1999 : Llegó Van Van - Van Van is Here, a remporté un Grammy (Havana Caliente LLC. Atlantic Recording Co). Les titres sont tous des tubes :
- Permiso que llegó Van Van (J.Formell)
- Temba, Tumba, Timba (C. Pedroso)
- Eso dámelo a mi (J. Formell)
- La Bomba soy yo (C. Pedroso)
- El negro está cocinando (C. Pedroso)
- Somos cubanos (S. Formell)
- El Cheque (R. Cárdenas)
- Quien no ha dicho una mentira (J. Formell)
- Mi Chocolate (J. Formell)
- Consuelate como yo (G. Ascencio)
- Appapas del Calabar (J. Formell)
- Havana City (J. Formell)
- 2002 : En el Malecón de la Habana (live), reprises et inédits tels que Tim-Pop con birdland (reprise de Weather Report), Mi Mimi et Que cosas tiene la vida (de Cesar Pedroso).
- 2005 : Chapeando (Latin Grammy Awards 2005)
- 2007 : Participation à la compilation Cuba le canta a Serrat Volume 2 en hommage au chanteur catalan Joan Manuel Serrat. Titre Si la muerte pisa mi huerto.
- 2009 : Arrasando :
- Arrasando 6´24
- Si no te quieres tú 5´54
- Tú a lo tuyo, yo a lo mío 4´55
- Me trajo dos 4´53
- Que no te de por eso 4´41
- La rumba no 6´05
- Este amor que se muere 4´21
- Me mantengo 4´56
- Dame la luz 5´15
- Mi Songo 4´54
Titres bonus :
- Un tumba´o pa´ los dos 5´50
- Olaya 4´53
- El travesti 5´36
- 2011 : La Maquinaria : invités : Alexander Abreu à la trompette et Ángel Bonne comme choriste.
- La Maquinaria
- Recibeme
- Que Tiene Ese Guajiro
- Mis Santos Son Ustedes
- La Boberia
- Eso Que Anda
- Control
- Un Ano Despues
- Yo No Le Temo a La Vida
- Final
Liens externes
(http://fr.wikipedia.org/wiki/Los_Van_Van)
===
BERNARDO VIEIRA S., JR.
GENEROSAMENTE PESQUISOU,
ESCREVEU E POSTOU NA WEB
O SEGUINTE ARTIGO - excelente -
SOBRE LOS VAN VAN, datado
de outubro de 2006:
"LOS VAN VAN: 37 ANOS DE SABOR Y SALSA
26 de October de 2006
por Bernardo Vieira S., Jr. – [email protected]
Damas y Caballeros,
Hoje, venho até vocês, a escrever-lhes um pouco sobre uma das mais tradicionais e a mais popular banda cubana de Salsa: Los Van Van.
E que se diga, um dos meus primeiros discos de Salsa foi justamente um LP de Los Van Van, chamado "Nosotros Del Caribe", que saiu aqui no Brasil dentro de uma coleção de música cubana, lançada pela gravadora WEA (atual Warner Music). Aliás, esta ótima coleção que ainda incluía discos de Arturo Sandoval e Pablo Milanés nunca saiu em CD, infelizmente.
A data oficial de criação de Los Van Van é 4 de dezembro de 1969. Seu fundador, o baixista Juan Formell era um jovem veterano, que antes de formar sua própria orquestra, havia passado por outras agrupações, tais como as de Elio Revé e a Orquesta del Instituto Cubano de Radio y Televisión. Tocou também como ‘free-lancer’ em grupos de Son e Jazz.
Estas experiências o levaram a pensar que seu grupo deveria ter uma sonoridade característica, um diferencial que o distinguisse das demais orquestras vigentes até então em Cuba. Para tanto, adota um formato de charanga (caracterizado por flautas e violinos), mas incorporando elementos do rock (guitarra e orgão), da Salsa de Nova York (trombones, a exemplo do que fizera Ray Barretto um pouco antes) e pop (quarteto vocal).
Los Van Van, começo dos anos 70
Esse caldeirão rítmico originou uma "variante cubana" na Salsa: o ritmo Songo. Pelas mãos de Juan Formell, e com a ajuda de Jose Luis Quintana "Changuito", Jose Luis Cortés, Orlando Canto e César "Pupi" Pedroso, Los Van Van conseguiram reacender a chama da música dançante cubana, levando multidões em todos os lugares onde se apresentava. Foi então quando começaram a se apresentar fora de Cuba, visitando a vários países da América Latina e da Europa, sempre com grande sucesso. Gravaram vários discos, sempre para a firma estatal cubana EGREM.
Com o crescimento da popularidade da Salsa em âmbito global, as viagens de Los Van Van ao exterior se tornam mais freqüentes. Atento ao que acontecia naquele momento, Juan Formell inova mais uma vez o formato da orquestra, desta vez adotando sintetizadores e saxofone, e eletrificando os violinos. Sua importância para a música caribenha se atesta em dois momentos: pela homenagem prestada por nada menos que a Fania All Stars no LP "Bravo ‘87" (que inclui o sucesso "Aquí El Que Baila Gana", na voz de Andy Montañez) e a regravação de "Muévete" por parte de Ruben Blades.
As letras dos temas de Los Van Van sempre foram um distintivo e selo próprio, e que é, em grande parte, o segredo do sucesso e da popularidade da orquestra. Ora com um discreto duplo sentido, ora com uma verve mais séria, pode-se dizer que Los Van Van traçaram um retrato do cotidiano cubano nas últimas décadas.
Juan Formell
Os anos 90 testemunham a consagração de Juan Formell y Los Van Van, através de numerosas e extensas tournées dentro e fora de Cuba. Sua presença sempre é requerida nos grandes teatros, salões de bailes, estádios e ginásios, bem como também nos grandes congressos de Salsa ao redor do mundo.
Prova maior de sua importância para a música dançante se deu em 2003. Neste ano, dentro de uma tournée pelos Estados Unidos, a banda se apresentou em Miami, enfrentando todo o aparato contrário à sua presença, engendrado pela ala mais conservadora dos exilados cubanos em Miami. Uma demonstração de coragem, frente à intransigência.
Seu maior triunfo na música se deu também em terras norte-americanas: em 2000, Los Van Van ganharam o Grammy com o CD "Llegó Van Van".
CD "Llegó Van Van", ganhador do Grammy 2000 – Melhor disco de Salsa.
Das fileiras de Los Van Van, saíram vários instrumentstas e cantores que seguem com sucesso suas carreiras-solo, tais como Mayito Rivera, Israel Kantor, Pedrito Calvo, César Pedroso, Jose Luis Cortés (fundador da NG La Banda) e tantos outros...
Los Van Van, em seu concerto comemorativo dos 35 anos.
A orquestra, que estará no Brasil esta semana é formada atualmente por Juan Formell (baixo e vocais), Edmundo Pina, Álvaro Collado (trombones), Hugo Morejon (trombone e sintetizador), Roberto Hernández "Guayacán", Mayito Rivera, Yenisel Valdés, Abdel Rasalps "Lelé" (vocais), Pedro Fajardo, Irving Frometa (violinos), Jorge Leliebre (flauta), Boris Luna (teclados), Roberto Rodríguez (piano), Manuel Labarrera (congas) e Samuel Formell (timbales). Além dos grandes sucessos, Los Van Van também mostrarão em seu repertório as músicas do seu mais recente CD, "Chapeando", de 2004.
Portanto, qué lo disfruten con la Salsa de Los Van Van!
Um abraço, e que os bons sons os acompanhem,
Bernardo Vieira S., Jr."
(http://www.salsa.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=636&Itemid=53)
===
(http://www.salsaindy.com/archive.php?post=14)