5º Círculo Literário Virtual de Entretextos: veja como foi
Em: 16/08/2020, às 19H32
Conversando sobre a individualidade de sua poética, assim se define o poeta Diego Mendes Sousa:
"A poesia é a máxima expressão do ridículo e o poeta é um ser excêntrico e risível.
O ridículo torna-se íntimo das palavras e o poema é a peça orgânica que viabiliza o estranhamento da linguagem.
É no poema que o poeta expõe as suas dores e as suas mazelas, a operar a desprezível história pessoal, revelando a sua exótica humanidade.
A poesia é assim, a insanidade a rir de si mesma.
Prefiro ser ridículo a ter que perder as paredes testemunhais dos meus sentimentos e sofrimentos.
Reencontro a minha infância, porque é na inocência que reside toda alma devota ao ridículo."
A poética de Diego Mendes Sousa, em particular o livro Velas Náufragas, de 2019, Editora Penalux, foi o tema do 5° Círculo Literário Virtual de Entretextos, em 08.08. Essa edição do projeto teve como interlocutores o professor, romancista e crítico literário João Carlos de Carvalho, o médico-poeta Luiz Ayrton Santos Júnior, o filósofo Francisco Carlos Pontes, o fotógrafo e bibliófilo Jairo Leocádio, o romancista e poeta João Pinto, o editor de Entretextos Dílson Lages, além do próprio poeta Diego, realizando a leitura de si mesmo, e a audiência de um número considerável de participantes no silêncio das reflexões. Assista ao arquivo do Círculo na íntegra.
A próxima edição do Círculo Literário Virtual de Entretextos tem como tema "Leituras compartilhadas de Teresina na literatura", a ocorrer em 22.08, às 16 horas, pelo Zoom. Link de acesso divulgado nas redes de Entretextos.