50 anos do livro ‘O Peão Negro’, o primeiro dos 60 publicados pelo escritor Enéas Athanázio

Catarinense de Campos Novos, o autor desta carreira cinquentenária, reside em Balneário Camboriú há mais de três décadas. Nesta reportagem ele fala sobre o cinquentenário de sua obra e recebe duas importantes opiniões sobre este legado cultural

Marlise Schneider Cezar

Por

Marlise Schneider Cezar

25 de março de 2023

Arquivo Pessoal

Este mês de março é especialmente importante para a cultura brasileira e particularmente importante para o escritor Enéas Athanázio, por dois motivos: na próxima terça-feira (28) ele comemora 88 anos e foi em março de 1973 que ele lançou o primeiro livro de contos ‘O Peão Negro’, que o tornou conhecido em todo o país.

A crítica o considera um regionalista dos Campos Gerais. Mas ele foi muito além, escreveu contos, ensaios, crônicas, críticas, tornou-se um especialista em biografias e, em sua cinquentenária carreira literária, entregou aos leitores nada menos do que 60 livros. O número 61 está quase concluído…a obra é ainda mais extensa, incluindo artigos, colunas, opúsculos, são centenas de publicações que mereceram dezenas de prêmios. Segue. abaixo, a foto do produtivo e notável escritor, do qual analisei um de seus livros de contos "O campo no coração", no meu ensaio Paisagem, vida e linguagem em Enéas Athanázio: uma leitura de "O campo no coração",, publicado pela Editora Minarete . Santa Catarina, 2018. Balneário Camboriu, 36 p. .Esse ensaio foi publicado em francês, em duas partes. na revista romena ORIZONT LITERAR CONTEMPORAN, An XV - Nr. (93)/ Ianuarie - Fevbruarie 2023 - 72 pgini - Revista de literatura si arta,p. 38-42.

Todas as reações:

7Maira Beatriz Engers, Carla Assumpção e outras 5 pessoas