(Miguel Carqueija)

 

Os "moonies" do mundo inteiro comemoram o aniversário da Princesa da Lua

 

VINTE ANOS DE SAILOR MOON

 

     No dia 7 de março de 1992 estreou no Japão o anime "Bisousho Senshi Sailor Moon" ("A linda guerreira Sailor Moon"), inspirado no mangá genial de Naoko Takeushi. O lançamento original do universo "sailor" - das marinheiras-guerreiras - data de 1991, quando Naoko lançou o mangá de Sailor Vênus, a primeira guerreira. Ela depois se integrou na equipe de Tsukino Usagi (Serena, como é conhecida no Ocidente), a Sailor Moon. Nunca foi feito o anime da Vênus.

     Os mangás de Sailor Moon totalizaram 18 volumes, mais 3 de Sailor Vênus - numa reedição, condensados para 12 e 2, respectivamente, produzidos entre 1992 e 1997. O desenho teve 200 episódios normais, fora alguns especiais de longa e média metragem. Entre 2003 e 2005 foi realizado um seriado em ação viva, com 49 episódios mais dois especiais.

   Fora isso, foram feitas revistas e até óperas, estas entre 1993 e 2005, mais de vinte.

   Com o relançamento mundial ocorrido a partir de 2010, os fanfilmes da Princesa da Lua começaram a pipocar principalmente nos Estados Unidos, e se espera alguma novidade oficial. Aliás, a Disney tem engavetado um projeto de Sailor Moon em imagem real.

   Na minha opinião, Sailor Moon veio para ficar. Mas, qual o carisma dessa personagem tão apreciada pelo mundo? A meu ver, ela tem quatro níveis de leitura: infantil, adolescente, adulto e místico, já que a protagonista é uma espécie de Messias.

   Mais adiante, espero analisar as razões desse carisma.