SALIPI: "Paradeiro", de Geovane Monteiro

O Salão do Livro do Piauí  chegou. De 10 a 19 de junho, no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, o livro piauiense ganha destaque. Entre os lançamentos da Nova Aliança Editora, capitaneada pelo livreiro e editor Leonardo Dias, está Paradeiro (contos), livro de estreia do escritor Geovane Fernandes Monteiro.

Nesta obra, segundo o prefaciador e escritor paulista Perce Polegatto, “ as personagens surgem de um enredo ordinário (um senhor vivendo sua família, uma velha recebendo constantes visitas de um garoto, uma diarista voltando de ônibus para casa, um rapaz esperando pelo amigo num bar, o presente curioso de uma amiga, uma pessoa se lançando à chuva, um cidadão indo e vindo do trabalho) e ganham formas na imaginação de quem as quer por razões indiferentes à obra.

 Resumindo o projeto literário de Paradeiro, diz Polegatto: “a pouca ação, o desinteresse por expressivo detalhamento dos fatos, os recortes da vida das personagens, o empenho em descrever, prioritariariamente, impactos existenciais. Assim, é permitido um efeito máximo no leitor disposto a percorrer a complexidade psicológica do indivíduo no mundo.”

 

A obra estará disponível no stande da Nova Aliança, a partir da quarta-feira, 15.