NO QUE ESTOU PENSDNO AGORA ? VEJA NO ARTIGO ABAIXO (TEXTO  MELHORAD E REVISTO)

CUNHA E SILVA FILHO

(DA ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOLOGIA - ABRAfil)

MAS É ÓBVIO. LEITORES, QUE VOU PENSAR SEMPRE NO BEM- ESTAR DE TODOS OS BRASILEIROS QUE TEMOS VERGONHA NA CARA. OS HOMENS DE BEM JAMAIS COOPTARIAM COM OS DESMANDOS DE GOVERNOS POPULISTAS OU DISCRICIONÁRIOS. VAMOS ACABAR DE VEZ COM ESSA COISA FÉTIDA E ESCROTA, QUE CONHECEMOS, NOS ÚLTIMOS ANOS, COMO "POLARIZAÇÃO" NA POLÍTICA BRASILEIRA. ACABEMOS COM ESSA LENGALNGA DE DREITA E ESQUERDA.VAMOS CUIDAR - ISSO SIM-, DE NOSSOS BENS MATERIAIS E ESPIRITUAIS.

VAMOS CUIDAR, GENTE, DE NOSSA SAÚDE, DE NOSSA SEGURANÇA PESSOAL E COLETIVA, DE NOSSOS FILHOS E NETOS.VAMOS LUTAR CONTRA A ESCALADA SEM PRECEDENATE E SEM TERMO DA VIOLÊNCIA TENTACULAR E ASSOMBROSA COM TANTAS VÍTIMAS FATAIS PROVOCADAS PELAS RIVALIDADES DE CELERADOS SAGRENTOS E COVARDES EM CONTÍNUAS RIXAS BELICOSAS DE FACÇÕES CRIMINOSAS DO NARCOTRÁFICO NACIONAL.

E NÃO ESTAMOS SEQUER AINDA FALANDO DAS BALAS PERDIDAS QUE JÁ SE TORNARAM FATOS NATURALIZADOS TRISTEMENTR CORRIQUEIROS, VINDAS DOS COMBATES ENTRE TRAFICANTES IMPUNES E SOLTOS, OU ENTRE TRAFICANTES E POLICIAIS, OU AINDA ENTRE MILICIANOS E TRAFICANTES NOS MORROS CARIOCAS E DE OUTRA PARAGENS DO TERRITÓRIO´BRASILEIRO. NOS MOROS , OS CRIMINOSOS CANTAM DE GALO E MANDAM E DESMANDAM NAS FAVELAS E, OQUE O CÚMULO, QUE A AUSÊNCIA DO ESTADO BRASILEIRO DEMOCRÁTCO, NÃO SOFREM RETALIAÇÃO ALGUMA DE MONTA PARTINDO DOS TRÊS PODERES.

ABÚLICOS ESTÃO OS GOVERANTES DAS TRÊS ESFERAS ,FEDERAL, ESTADUAIS E MUNCIPAIS PARA OS PROBLEMAS MAIS ANGUSTIANTES E MOMENTOSOS PELOS QUAIS ESTÁ PASSANDO A NAÇÃO BRASILERIA, ÓRFôDE PAI E MÃE SOBRE A QUAL RECAEM TODAS AS DORES E AFLIÇÕES DA POBREZA AINDA BEM VISÍVEL

NO PAÍS GOVERNADO ELO SENHOR LULA DA SILVA, O "INTOCAVEL," O QUAL NÃO ESTÁ PENSANDO NO BEM-ESTAR DOS BRASILEIRO . ESTÁ AFUNDADO NAS DELÍCIAS DE SER, PELA TERCERIA VEZ, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA PÁTRIA AMADA. SALVE SALVE QUEM PUDER. ELE É O "CARA," DENOMINAÇÃO UM TANTO IRÔNICA DA PARTE DO EX-PRESIDENTE BARACK OBAMA.

       OS BAJULADORES ( E SÃO MUITOS NO TERRITÓRIO NACIONAL) DO PRESIDENTE, ASSIM ME PARECE, NEM ESTÃO AÍ PARA OS PROBLEMAS DA ALTÍSSIMA VIOLÊNCIA NACIONAL SÓ PORQUE ELE É O MANDA-CHUVA DO PAÍS. O SR, LULA DA SILVA, UM EX-SINDICALISTA, À CUSTA DO POPULSISMO MAIS RASTEIRO E MAMBEMBE, COM POUCA INSTRUÇÃO, MAS COM UM TALENTO INATO PARA SER UM TÍPICO EXEMPLO DE UM “GIFT OF THE GAB," COM LÁBIA APRENDIDA NOS VELHOS TEMPOS DA DITADURA MILITA-CIVIL BIPARDIDÁRAIA E DE SINDICALISTA TALENTOSO E AMBICIOSO NOS SESU PLANOS POLÍTICOS. QUERIA CHEGAR AO TOPO DOS MANDATOS E POR VIA DEMOCRATICA (NNGUÉM LHE PODE SONEGAR ESSES TENTOS VITORIOSOS).. AMIGO DOS PODEROSOS E DOS OPERÁRIOS (SIC!); NASCEU PARA O SUCESSO EM ELEIÇÕES À CUSTA DA MIGALHAS DO BOLSA-FAMÍLIA E QUEJANDOS.

      OLHEM COMO O “INTOCÁVEL! SABER CONDUZIR SEUS MECANISMOS PRÓPROS E NATURAIS DE GESTUALIDADES E DE VOZ MEIO ROUCA, SABENDO BEM DOMINAR FAVORALVELMENTE PARA SI O POPULACHO COM AS SUAS "MIS-EN-SCENES," UMA NAÇÃO E CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DEVIDO A UMA CERTA FALTA DE CARÁTER, À SEMELHANÇA DO "HERÓI SEM CARÁTER " DO ROMANCE "MACUNAÍMA," DE MÁRIO DE ANDRADE (1893-1945), UMA NÃÇÃ AMOLDÁVEL COM FACILDADE, UM A NAÃ CUJAS CAMDAS MIS VBAIXAS , DA MESMA MANEIRA PRESA FACIL DE POPULISMO GROTESCO. SEGUNOD ESSES TRAÇOS INDIVIDUALIZADORES DO POVO BRASILEIRO, CONCLUÍMOS SERMOS, COMAAS DEVIDAS VARIANTE :

1) UM POVO SEMI-ANALFABETO.

2) UM POVO SEM VISAO POLÍTICA ;

3) UM POVO QUE AINDA VENDE O SEU VOTO DE CABREST,O COMO SE AINDA ESTIVÉSSEMOS NO TEMPO DO MANDONISMO DOS “CORONÉIS” DO INTEROR DO PÍAS;

4) UM POVO DADO A ESTREPOLIAS MEIO MALANDRAS, MEIO PÍCARAS, MEIO MLAZARTIANAS.

5)_ UM POVO SEM MEMÓRIA ;

6) UM POVO INDIVIDUALISTA;

7) UM POVO DE CLASSE MÉDIA (“!MERDEA,” SEGUNDO O ADJETIVAÇÃO CUNHADA PELO TALENTOSO CONTISTA JOÃO ANTÔNIO,(1937-1996)

😎 UM POVO "CORDIAL " E ALTRUÍSTA;

9) UM POVO COM CARACTERÍSTICAS MACUNAÍMICO- BRUZUNDANGUENSE -MALAZATIANAS;

10 ) UM POVO “CORDIAL E ORDEIRO;”

11) UM POVO NÃO POLITIZADO QUE AINDA ACEITA PROPINAS OU DINHEIRO VIVO PARA ELEGER CANDIDATOS ESCOLHIDOS A DEDO PELO CORONÉIS DO MANDONISMO CRUEL E EXPLORADOR NUM, COMPORTAMENTO ARCAICO E EXPLORADOR, ESPÉCIE DE RANÇOS E VELHOS VESTÍGIOS DA ESCRAVIDÃO.

      URGE, DA PARTE DO GOVERNO FEDERAL, UMA URGENTÍSSIMA TOMADA DE POSIÇÃO COM AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS E AMPARADO PELA CONSTITUIÇÃO, VALEND-SE DO INSTRUMENTO E MECANISMOS DA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL A FIM DE EVITAR QUE A BELICOSIDADE ENTRE FACÇÕES CRIMIMOSAS NÃO SE TRANSFORME EM GUERRA CIVL EM NOSS PAÍS. NA REALIDADE, ESTAMOS MUITO PERTO DISSO, SITUAÇÃO GRAVÍSSIMA QUE DEMANDA A ATIVAÇÃO DAQUE INSTRUMETO DE SEGURANÇA NACIONAL. CONTUDO, É MISTER ASSINALAR QUE OS POLITIQUEIROS, EM BRASÍLIA, COMO SE ESTIVESSEM NO MELHOR DOS MUNDOS POSSIVEIS, COM UMA POSTURA INDIFERENTE E IGUAL ÀQUELA DO CONTO "THE SELFISH GIANT," DO INFORTUNADO POETA, DRAMATURGO E FICCIONISTA IRLANDÊS OSCAR WILDE().

      O PERSONAGEM PRINCIPAL, UM GIGANTE, NA PRIMEIRA PARTE DA NARRATIVA, MANIFESTOU UMA ESPÉCIE DE HIPERTROFIA DA ALIENAÇÃO, QUE SÓ FOI FOI CURADA PELO DESPERTAR DO AMOR OBSERVADO PELAS ATITUDES DAS CRIANÇAS BRINCANDO ALEGREMENTE NO JARDIM DE SUA CASA. O "MURO," QUE FUNCIONA NO CONTO INFANTIL COMO UMA METÁFORA DA ALIENAÇÃO, FORA TRANSPOSTO, ÀS ESCONDIDAS, PELAS CRIANÇAS QUE IAM BRINCAR NO SEU JARDIM. " O MURO" É A LINHA DIVISÓRIA ENTRE A REALIDADE E ALIENAÇÃO ATRAVÉS DA IMAGEM DO OBSTÁCULO EXPRESSA PELO  LEXEMA " MURO".  ESSA CONSTRUÇÃO, O MURO, NÃO PODIA SER VIOLADA, SEGUND DIZIA UM AVISO DO GIGANTE: "NO TRESPASSING." O GIGANTE NÃO PERMITIA QUE CRIANÇAS NELE BRINCASSEM.A SAÍDA DA ALIENAÇÃO VEIO PELO SENTIMENTO DO AMOR INFUNDIDO NA ALMA DO GIANTE EGOISTA., PELA TRANSFORMAÇÃO DO SEU LADO MAU PARA COMPRENSÃO DO SENTIMETO DA BONDADE.DERUBADA A BARREIRA M DO MURO HÁ UM "TURNING POINT" DO CNTO: A PASSGEM DO EGOÍSMO PARA O AMOR. UM FINAL FELIZ AINDA QUE CONDUZIDO PELO MANIQUEÍSMO ENTRE O BEM E O MAL.

      ESQUEÇAM ESSE FURDUNÇO DE DIREITA E ESQUERDA. OU SEJA, , ESSAS ANTINOMIAS IDEOLÓGICAS FALACIOSAS E TEÓRICAS QUE SÓ E POSTERGAM O QUE DE BOM PRECISA SER SOCALMENTE REALIZADO POR UM GOVERNANTE DE FIBRA, COMPETENTE CORAJOSO, ÉTICO E ÍNTEGRO E QUE AME O NOSSO PÁIS. AJAM, ISTO SIM, DEMOCRATICAMENTE.O POVO NECESSITA É DE LIBERDADE DE IMPRENSA, LIBERDADE DE FALAR SOBRE OS MALEFÍCIOS DOS MAUS GOVERNANTES. VAMOS VIVER MAIS FELIZES SEM TANTO FANATISMO MÍOPE E INÓCUO QUE NÃO LEVA A NADA E LUTAR, SIM, E SEM TRÉGUA, POR UMA SOCIEDADE, ATÉ HOJE, TÃO INJUSTAMENTE DIVIDIDA SOCIAL E ECONOMICAMENTE DESDE OS TEMPOS COLONIAIS.

      SÓ À GUISA DE CONCLUSÃO, O ESTADO DEMOCRÁTICO BRASILERIRO DE DIREITO EXISTE ENTRE NÓS MAIS NO PAPEL E NA TEORIA DOS HOMENS, PORÉM AQUELES QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELA SUA MANUTENÇÃO SE TORNARAM INDIFERENTES E AUTORITÁRIOS, SEM DÓ NEM PIEDADE, SÃO IGUAIS, COM AS SANTAS E RARAS EXCEÇÕES, ÀQUILO QUE SENTIRA UM PERSONAGEM DE "MOBY DICK" EM RELAÇÃO AO COMPORTAMEMNTO DA “BALEIA BRANÇA, ” DO FAMOSO FICCIONISTA AMERICANO HERMAN MELVILLE (1819-1891).

    PARA MIM, A FRASE SEGUINTE, QUE QUASE SE TORNOU UM BORDÃO, SINTETIZARIA O PENSAMENTO CÉTICO DO PERSONAGEM-CHAVE. NO ROMANCE DE MELVILLE QUANTO O QUE PENSAVA SEREM OS ATOS DESUMANOS: " AH, HUMANIDADE! “AS AÇÕES DO TODO- PODEROSO ESTADO, VERDADEIRO ESPÍRITO SEM SENTIMENTOS HUMNITÁRIOS, COM O SEU ARCABOUÇO OBJETVISTA, AINDA SE ALINHA, EM MUITOS ÂNGULOS PERTINENTES, À ESTRUTURA ASSÉPTICA DA FORMULAÇÃO CONCEITUAL DO ESTADO COMO " LEVIATÃ" (1651) DE THOMAS HOBBES (1588-1679), O ESTADO COMO UM SENHOR DE TODOS OS PODERES PRONTOS A ESMAGAR A QUEM DELE DISCORDAR OU LUTAR NO QUE TANGE AOS SEUS PONTOS MAIS VULNERÁVEIS.

     ELE, O ESTADO, SEMPRE SE COMPORTARÁ COMO UM GÉLIDO, IMPESSOAL E CALCULISTA ENTE A SERVIÇO DOS QUE DETÊM O PODER DA VEZ. .POR ISSO, SUA APARÊNCIA INTERNA OU EXTERNA TAMBÉM DEVE SER FRIA E IMPESSOAL, A FAVOR SEMPRE DELE PRÓPRIO E CONTRA QUEM DESEJA DESTRUÍ-LO.

     OS HOMENS QUE O SEGUEM À RISCA DEVERÃO TER, DA MESMA FORMA, UM COMPORTAMENTO ROBÓTICO, ORWELLINO, HUXLEYANO, NUMA PALAVRA, DEVEM SER UMA MÁQUINA GÉLIDA, UMA MÁQUNA, QUIÇÁ, UM ROBÔ ÀS AVESSAS E DISPOSTO A SERVIR A OUTREM DE FORMA ARTIFICIAL E SEM SENTIMENTOS. SUAS VÍTIMAS: OS NÃO APADRINHADOS, O INDIVIDUO QUE, A QUALQUER MOMENTO, PODE RECEBER A VISITA DAQUELE “HOMEM ESTRANHO “ DE UM CONTO QUE ME AVENTUREI A ESCREVER, O QUAL LHE VEM PRENDER SEM ORDEM NEM MOTIVO EVIDENTE.

     UM PERSONAGEM DA LITERATURA DE CUNHO KAFKIANO, SE CONFUNDE COM UM SUJEITO REAL, UM HOMEM SIMPLES, O "UOMO CUALUMQUE,"  UM HUMILDE SERVIDOR PÚBLICO, DE NÍVEL MÉDIO PARA O MAIS HUMILDE, O BARNABÉ, O MAIS INFERIOR E DIRIA MAIS, ESTENDENDO O NOSSO RECORTE , OU SEJA, O “SOLDADO AMARELO, “ DE GRACILIANO RAMOS 1892-1953).

     ISSO É TUDO, EM LINHAS GERAIS, QUE DEVERIA PONDERAR SOBRE O QUE PENSO DO ATUAL GOVERNO DO SR. LUIS INÁCIO LULA DA SILVA. O FAMOSO “INTOCÁVEL, O POLÍTÍCO VENCEDOR DO TERCEIRO MANDAT E, QUEM SABE, DE UM QARTO MANDATO, JÁ OCTOGENÁRIO E CO O PESO DOS ANOS, O HOMEM COM SEUS HETERÔNIMOS, O HOMEM DISTÓPICO, PROTEICO, IMPREVISÍVEL.

     AI DOS TEMPOS “PÓS-PÓS MODERNOS” ! POBRE PAÍS!

r

Curtir

Comentar

Compartilhar